ArcGIS Pro 3.3 já está disponível! Desde simulação de inundação e apresentações até suporte direto a PDF e hiperlinks em layouts e relatórios, abordaremos tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo o ArcGIS Pro.
Antes de mergulhar no ArcGIS Pro 3.3, é crucial ter o Microsoft .NET Desktop Runtime 8.0.x (x64) instalado em suas máquinas antes de instalar o ArcGIS Pro 3.3. O ArcGIS Pro 3.3 permanece totalmente compatível com outras versões do ArcGIS Pro 3.x e suas extensões SDK 3.x existentes devem continuar funcionando. Para instalar clique aqui.
Além disso, o ArcGIS Pro 3.3 requer o Microsoft Edge WebView2 Runtime versão 117 ou posterior. Para instalar clique aqui.
Destaques do lançamento
Modelagem de fluxo de água realista
Um dos recursos de destaque do ArcGIS Pro é a capacidade de realizar simulações dinâmicas de inundação em cenas 3D. Com a simulação de inundação, crie cenários de geodesign de fluxo de água sobre superfícies elevadas e ao redor de objetos 3D, como edifícios e paredes. Esteja você estudando possíveis cenários de inundação ou planejando uma resposta de emergência, configure vários comportamentos, como precipitação, fontes de água e barreiras, e compare os resultados.
Você pode até exportar os resultados da análise como dados raster para gerar relatórios e mapas. Esteja você modelando taxas de precipitação ou a ventilação controlada de uma barragem, a simulação dinâmica de inundações pode ser um recurso adicional crítico para projetos relacionados à água.
Compartilhe sua história GIS no ArcGIS Pro
As apresentações são uma nova adição ao ArcGIS Pro, permitindo organizar mapas, cenas, textos, imagens e vídeos em uma narrativa visual cativante. Com Apresentações, crie uma série de páginas com conteúdo selecionado e explore mapas e cenas em modo de tela inteira.
Você pode definir propriedades da página, como transições, controlar a visibilidade da camada e até mesmo compartilhar sua apresentação com outras pessoas como PDFs, vídeos ou coleções de imagens. Por exemplo, use isto para fornecer uma proposta de design atualizada para um novo empreendimento ou destacar os resultados de uma investigação recente. Seja criativo ao compartilhar sua história GIS usando Apresentações no ArcGIS Pro.
Adicione PDFs sem converter para TIFF
O ArcGIS Pro agora oferece suporte direto para documentos PDF, permitindo incorporá-los em seus fluxos de trabalho de mapeamento sem precisar converter para TIFF e armazenar dados duplicados. Você pode adicionar páginas individuais de um PDF como camadas raster aos seus mapas ou cenas, aprimorando suas imagens e recursos de mapeamento. As camadas do PDF podem ser visualizadas, aprimoradas e georreferenciadas.
Melhor ainda é que eles podem ser analisados usando as mesmas funções raster e ferramentas de geoprocessamento disponíveis para outras camadas raster. Anotações, rotulagem, edições de atributos e atualizações de referência espacial podem ser salvas no arquivo de origem. Exporte camadas de PDF para outros formatos raster e compartilhe-as como camadas da web para colaboração entre equipes.
Hiperlink para seus elementos de texto
Hiperlinks agora são suportados em elementos de texto para Layouts e Relatórios, adicionando um novo nível de interatividade aos seus projetos. Quando um URL ou caminho de arquivo completo é adicionado a um elemento de texto de Layout, quadro de tabela de Layout ou texto de Relatório, ele é automaticamente reconhecido e vinculado.
Além disso, para complementar esta funcionalidade, a nova janela Hiperlink permite criar facilmente hiperlinks e atualizar os existentes. Você pode abrir a janela do hiperlink com o atalho de teclado Ctrl + K ou a guia Texto na faixa principal. O suporte para hiperlinks também é respeitado ao exportar layouts como PDFs.
Exporte anexos com facilidade
A ferramenta de geoprocessamento Exportar Anexos simplifica o processo de exportação de anexos de arquivos de classes ou tabelas de feições de geodatabase, bem como de serviços de feições aplicáveis. Os anexos são exportados para uma pasta especificada e podem ser organizados em subdiretórios com base nos valores dos campos.
A ferramenta Exportar anexos respeita feições selecionadas em um mapa ativo ou linhas selecionadas em uma tabela, portanto, verifique novamente sua seleção antes de executá-la. Esta nova ferramenta economiza tempo para gerenciar e compartilhar anexos.
Criar novo geodatabase a partir do relatório de esquema
A execução de tarefas de modelagem de dados ficou mais fácil. No ArcGIS Pro 3.2, introduzimos a capacidade de criar um relatório do esquema do seu geodatabase com a ferramenta Gerar Relatório de Esquema.
Em resposta aos seguintes comentários que recebemos na Comunidade Esri , a versão ArcGIS Pro 3.3 apresenta a nova ferramenta de geoprocessamento Converter Relatório de Esquema para converter a saída da ferramenta de geoprocessamento Gerar Relatório de Esquema para outro formato de arquivo (.xlsx, .pdf, .html, .json ou .xml).
Você pode reordenar campos, alinhar referências espaciais, atribuir valores de domínio e muito mais. Em seguida, pegue essas alterações de esquema e incorpore-as em um novo geodatabase.
Combine múltiplas técnicas de visualização
Com ArcGIS Pro 3.3, você pode classificar dados categóricos com simbologia de valores exclusivos especificando variáveis de tamanho ou cor. Por exemplo, você pode classificar feições pontuais que representam diferentes tipos de usinas de energia por tipo e usar o tamanho do símbolo para mostrar a capacidade de energia.
Este recurso fornece uma visão abrangente dos seus dados, destacando variações que de outra forma seriam perdidas.
Explore Desempenho e Produtividade
Além desses novos recursos interessantes, o ArcGIS Pro 3.3 também recebeu melhorias significativas de desempenho e produtividade. A estrutura de geoprocessamento agora usa cache do espaço de trabalho, resultando em execução de scripts mais rápida e processos repetidos.
Ferramentas como Enrich Layer, Distance Accumulation e Distance Allocation também foram otimizadas para melhor desempenho. Agora você pode converter elementos de texto em elementos de texto retangulares em layouts. Além disso, você pode optar por mostrar os símbolos selecionados ao exportar mapas ou layouts e visualizar relatórios antes de exportá-los.
Expandindo os recursos do ArcGIS Pro
Menções notáveis para extensões do ArcGIS Pro na versão 3.3
A versão ArcGIS Pro 3.3 apresenta uma versão redesenhada do modelo de informação IPS que representa nativamente os dados como feições de pontos e polígonos, bem como mapas com reconhecimento de IPS. Essas duas atualizações permitem insights sem precedentes sobre dados de posicionamento interno, ao mesmo tempo que simplificam a habilitação do posicionamento interno.
Esta versão de maio apresenta mais maneiras de aproveitar o vídeo no ArcGIS. Agora você pode aplicar camadas de vídeo a fluxos de trabalho de análise no ArcGIS Pro com ArcGIS Image Analyst e ArcGIS AllSource, os mais novos aplicativos dos clientes do ArcGIS Video Server.