A sessão “O Seu Projeto no EU Esri 2025″ celebra como organizações brasileiras estão utilizando a inteligência geográfica para transformar realidades em diferentes setores.
Ao todo, foram 45 projetos inscritos, mostrando a força e diversidade do uso do Sistema ArcGIS no país.
Entre os destaques, estão iniciativas que utilizam:
✅ Mapas interativos e dashboards para gestão pública
✅ Análises espaciais para conservação ambiental
✅ StoryMaps para inclusão social e diversidade
✅ Ferramentas como ArcGIS Field Maps, Experience Builder e Python API
✅ Integração entre sensores, inteligência geográfica e IoT
Principais setores representados:
- Agronegócio: 10 projetos
- Governo Municipal: 8 projetos
- Governo Estadual: 6 projetos
Entre os projetos finalistas, trazemos 10 exemplos inspiradores:
Carbonext (SP) – ArcGIS no Controle da Integridade Florestal (QuickCapture)
Monitoramento de ocorrências em projetos REDD+, como desmatamento e incêndios, com ArcGIS QuickCapture e Dashboards.
Multiplano Engenharia (SP) – Estudo Técnico Ambiental
Uso de ArcGIS Pro e Field Maps para mapeamento de campo, confirmação de córregos, APPs e áreas sensíveis.
Anglo American (MG) – MineroGIS: Integração e Gestão Geoespacial no Mineroduto Minas-Rio
Gestão integrada do mineroduto de 527 km com Survey123, Field Maps e QuickCapture, garantindo atualização contínua e governança.
Instituto Euvaldo Lodi (MG) – Mapeamento Socioeconômico e Ambiental de Antônio Pereira
Story Map para apresentar dados territoriais e diagnósticos locais de forma acessível e interativa.
Universidade Estadual Paulista – UNESP (SP) – Conselhos municipais de direitos das mulheres no Brasil
Plataforma interativa que cruza dados do IBGE/MUNIC com dashboards para evidenciar desigualdades territoriais de gênero.
Grupo Equatorial Energia (MA) – Projeto Atlas – Transformação Digital com ArcGIS Utility Network
Modernização da gestão de ativos do setor elétrico com ArcGIS Utility Network e múltiplas soluções integradas.
Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo (SP) – Plataforma da Produção de Mudas Florestais Nativas
Cadastro e divulgação de viveiros de espécies nativas com Survey123, Experience Builder e StoryMaps, integrando ao Refloresta-SP.
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (DF) – Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH)
Plataforma pública com mais de 70 bases de dados e dashboards interativos para monitorar políticas de direitos humanos.
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (DF) – ObservaDH (segunda submissão)
Outro recorte do mesmo projeto, reforçando a importância e amplitude da iniciativa como referência em dados e acessibilidade.
Observatório da Indústria Ceará / Sistema FIEC (CE) – Plataforma de Hidrogênio Verde do Ceará
StoryMap estratégico para atrair investimentos em hidrogênio verde, destacando o Porto do Pecém e o hub de inovação local.
As votações se encerraram no dia 06/10, e agora aguardamos com expectativa o anúncio dos vencedores no dia 07/10 que irão representar a força da inteligência geográfica na transformação digital do Brasil.
Confira todos os participantes e vote agora mesmo!
Para não perder nenhuma novidade, siga nossas redes sociais!

Migre os tipos de usuários atualizados para o ArGIS Pro
Solicite sua migração antes da descontinuação ArcGIS Desktop em 2026
Comece sua migração agora