O uso do GIS na logística de entregas inteligentes

O passo a passo do planejamento e logística de entregas de e-commerces utilizando o ArcGIS Network Analyst.

Aline Coimbra

Um grande desafio para quem atua na área de logística e e-commerce é realizar entregas que sejam eficientes. É importante cumprir os prazos, custos e, principalmente, atender o cliente de forma mais rápida, porém há várias barreiras que acabam esbarrando e prejudicando que isso ocorra.

Este tipo de atividade inicia desde que o pedido é solicitado, ou seja, o “picking” como é chamado, que consiste em separar o mix de produtos conforme a solicitação e enviar para área de expedição.

Percebe-se que a adoção de sistemas de picking e o uso de tecnologia e automações têm um papel fundamental no ganho de produtividade e redução do lead time nos processos e nas movimentações.

Neste artigo, focarei na integração do GIS voltada ao planejamento da entrega, porém é possível incluí-lo nas etapas anteriores também.

Quando pensamos em distribuição será que o percurso que seus entregadores fazem é o mais eficiente? Principalmente se levarmos em consideração trânsito, elementos climáticos como chuvas, critérios de rodagem de caminhões em determinados horários e distanciamento dos pontos de distribuição?

O passo a passo do planejamento das entregas utilizando o GIS

Para o primeiro passo, é importante saber onde estão os pontos de venda/estoque e, assim, relacionar com as ordens de serviços que foram recebidas. Segundo, para uma análise preditiva, olhar para o comportamento destes pedidos a médio/longo prazo nos permite entender um perfil, seja de concentração ou dispersão. É importante também segmentar por categorias de produtos, pois às vezes, o seu estoque não está neste local e depende de outros pontos de abastecimento, por isso ter esta visibilidade é importante para seu negócio.

No exemplo a seguir, pensando em uma concentração de clientes, percebemos um eixo maior nas proximidades da Rod. Presidente Dutra na região de São José dos Campos e um eixo a sul nas proximidades do Bosque dos Eucaliptos.

Para a atividade de roteirização, utilizaremos uma extensão do ArcGIS Pro chamada ArcGIS Network Analyst, a qual tem a funcionalidade de encontrar as melhores rotas para uma frota de veículos que irá atender a muitos pedidos. Além disso, o solucionador de VRP (Vehicle Routing Problem) pode combinar as capacidades dos veículos com as quantidades dos pedidos, dar pausas aos motoristas e emparelhar os pedidos para que sejam atendidos pela mesma rota.

A seguir podemos ver um vídeo de como pode ser realizado o uso da ferramenta com alguns critérios, com o tempo de serviço de 20 minutos e 4 tipos de rotas, com no máximo de 15 pontos de parada por cada rota, iniciando as atividades às 8 horas e finalizando até 10 horas.

É importante definirmos bem os parâmetros e onde será o ponto de saída e chegada. Como vemos nesta imagem, o ponto de saída é onde temos o quadrado e os círculos serão os locais a serem visitados. Outro elemento que contribui para uma boa inteligência de entregas é o local estar bem localizado e próximo de um sistema viário fluido, que facilite o rápido deslocamento e que integre rodovias, avenidas e, por fim, ruas.

O resultado pode ser observado na imagem a seguir, onde uma rota foi estabelecida.

Este procedimento também pode ser automatizado com outra ferramenta chamada ModelBuider que é uma linguagem de programação visual para a construção de fluxos de trabalho de geoprocessamento. Você cria e modifica modelos de geoprocessamento no ModelBuilder, onde um modelo é representado como um diagrama que encadeia sequências de processos e ferramentas de geoprocessamento, usando a saída de um processo como entrada para outro processo.

A rotina de um e-commerce inclui um amplo volume de informações, sendo inviável fazer todo o controle de forma manual. Entretanto, qualquer erro na comunicação ou registro de dados pode gerar problemas na entrega e, consequentemente, insatisfação dos clientes.

Utilize uma solução inteligente, que coleta os dados do negócio, analisa e trabalha de forma automática, reunindo todas as informações em uma única plataforma. Graças ao ArcGIS, você conseguirá ter uma visão ampla, transparente e real das operações logísticas da sua empresa.

Uma logística de entrega inteligente aumenta a taxa de fidelização dos seus consumidores e poderá fazer com que seu negócio se destaque perante os concorrentes de mercado. Mas é importante estar aberto para adotar tecnologias desenvolvidas especialmente para melhorar sua logística.

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