Perdeu algo em 2023? Confira um resumo das atualizações e novidades futuras do ArcGIS Field Maps

Maria Carolina Barbosa Jurema

Especialista De Marketing Produtos E Verticais

Neste artigo, abordaremos principalmente as novas melhorias do ArcGIS Field Maps no ArcGIS Online. Para aqueles que usam o ArcGIS Enterprise, consulte a Matriz do ArcGIS Field Maps para explorar as capacidades correspondentes em sua versão.

Visão Geral da Versão 2023 do Field Maps


Implantação e Autenticação

Field Maps no Windows 11

Desde o lançamento do Field Maps, uma das melhorias mais frequentemente solicitadas tem sido a disponibilidade em dispositivos Windows. Com o lançamento de junho/23, todos os recursos anteriormente exclusivos do Android e iOS agora estão acessíveis no Windows 11 por meio do Windows Subsystem for Android. Para mais informações sobre o uso do Field Maps no Windows 11, confira a FAQ na documentação da Esri.

O ArcGIS Field Maps agora está disponível em dispositivos com Windows 11
O ArcGIS Field Maps agora está disponível em dispositivos com Windows 11

Smart Cards

A autenticação por Smart Cards fornece um nível adicional de segurança ao Field Maps, exigindo que os usuários apresentem um smart card físico para autenticação. No lançamento de fevereiro/23, foi introduzido o suporte para Smart Cards no Field Maps, disponível em dispositivos iOS com iOS 16 ou superior.

Field Maps Designer

Em fevereiro/23 foi lançado o Field Maps Designer, um novo aplicativo Web do Field Maps que marcou a chegada de uma série de novos recursos destinados a aprimorar a experiência de campo para seus usuários. Essas adições foram cuidadosamente projetadas para agilizar o processo de criação de experiências de campo, tornando-o mais rápido e eficiente do que nunca.

Muitos dos recursos abordados neste artigo são apresentados por meio do Field Maps Designer, como a configuração do formulário, a definição da precisão para captura, a configuração de Geofences, bem como a verificação de uso offline.

Primeiros Passos

O lançamento de outubro/23 focou em tornar mais fácil do que nunca criar os mapas de que você precisa para o campo. Expandindo a capacidade de criar novas camadas para o campo (introduzida em novembro de 2022), agora você pode criar um novo mapa em branco ao qual pode adicionar novas ou existentes camadas na página de Formulários.

Captura
Formulários

Os formulários se tornaram rapidamente uma das capacidades mais populares e poderosas no ArcGIS Field Maps. Se os Formulários são novos para você, confira este vídeo de introdução rápida ao Smart Forms.

Em 2023, foram introduzidas duas novas capacidades. A primeira delas foi a capacidade de salvar o formulário na camada. Isso permite que os autores de formulários reutilizem os formulários, já que o formulário está presente ao adicionar a mesma camada a outros mapas.

A segunda capacidade de formulário lançada fornece aos autores de formulários uma maior flexibilidade na definição do comportamento no campo. Anteriormente, os autores podiam definir se um campo era visível ou não. Agora você pode gerenciar se o campo também é editável e obrigatório. Essas opções de formulário facilitam muito a garantia de que os dados sejam inseridos corretamente, sem a necessidade de definir comportamentos no nível de serviço. Esses comportamentos foram estendidos por meio de funções adicionais do Arcade, como conjunto de elementos, no lançamento de junho.

No último lançamento do ano de 2023, foram introduzidos aprimoramentos adicionais aos formulários. Desde outubro/23, é possível adicionar e editar intervalos, bem como editar listas de valores em formulários novos e existentes, independentemente de essas listas terem sido criadas no Field Maps Designer, Map Viewer ou publicadas no ArcGIS Pro.

Adicione e edite intervalos para elementos de formulário numérico.

Adicione e edite intervalos para elementos de formulário numérico.

Alta Precisão

O lançamento de junho/23 focou na alta precisão e na qualidade dos dados, fornecendo capacidades adicionais para garantir que os dados capturados atendam aos padrões organizacionais. As melhorias incluíram a capacidade de definir o limite de tipo de correção GPS necessário e decidir bloquear ou alertar os usuários quando locais manuais estão sendo usados para coletar recursos.

Para aqueles que utilizam o Field Maps no Windows, o lançamento de junho/23 também facilitou a conexão a um receptor GPS usando TCP/IP como provedor de localização.

Consciência operacional

A capacidade de consciência no Field Maps se trata de melhorar a conscientização situacional das equipes em campo, seja por meio do próprio mapa, elementos pop-up ou até mesmo o uso de notificações sensíveis à localização alimentadas por Geofences.

Em junho, foi adicionada a possibilidade de utilizar o Arcade com Geofences para facilitar a personalização avançada. Veja o exemplo aqui que mostra uma mensagem após o expediente para os usuários que entram em uma Geofence após o horário definido.

Uso de expressões Arcade para direcionar mensagens de Geofence
Uso de expressões Arcade para direcionar mensagens de Geofence

Offline

Embora a conectividade nos celulares tenha evoluído, ela ainda não é universal, e os fluxos de trabalho offline são importantes para garantir que o trabalho de campo não seja interrompido pela falta de serviço. A funcionalidade de trabalho offline é uma das áreas em foram adicionadas novas capacidades e que continuará a ser um foco de melhoria em 2024 para tornar o processo de ir offline mais fácil tanto para as equipes que preparam dados, quanto para aquelas que sincronizam dados em seus dispositivos.

No lançamento de fevereiro/23, foi introduzida aos usuários a capacidade de definir um pacote de mosaicos como o mapa-base offline ao preparar mapas para uso offline. Esta é uma ótima opção nova, pois permite o uso de um mapa-base maior e mais detalhado em vários mapas com apenas um download para o usuário no campo.

Além disso, o Field Maps agora verifica se o pacote de mosaicos já existe no dispositivo ao sincronizar dados, evitando downloads desnecessários.

Certificar-se de que seus dados estão prontos para o offline ficou mais fácil com o lançamento de outubro/23, que introduziu verificações aprimoradas na página Offline no Field Maps Designer.

Documentação

Temos melhorias significativas no site de documentação do Field Maps, garantindo que seja mais fácil para os usuários acessarem as informações de que precisam. Além de reorganizar o conteúdo em três guias – Começar, Preparar Mapas e Usar Mapas – também foram implementadas opções de filtragem para visualizar quais recursos estão disponíveis para você, seja você usuário do ArcGIS Online ou de uma versão específica do ArcGIS Enterprise.

Novo e melhorado site de documentação do ArcGIS Field  Maps
Novo e melhorado site de documentação do ArcGIS Field Maps

Perspectivas Futuras

Estamos muito empolgados com os planos para 2024. Em nosso primeiro lançamento, estão sendo adicionadas ainda mais capacidades ao Field Maps Designer, como a capacidade de reordenar camadas, desabilitar marcações e definir diferentes sistemas de referência espacial ao criar novas camadas.

Olhando um pouco mais adiante, será introduzida uma nova capacidade de tarefa que fornecerá a capacidade de criar listas de tarefas para os usuários em campo. Com essa nova capacidade, as organizações poderão configurar tipos de tarefas, adicionar campos necessários para as equipes de campo completarem e aproveitar recursos de formulário, como expressões calculadas e lógica condicional.

Artigo original escrito por Sarah Saint-Ruth da Esri UK. Traduzido e adaptado por Imagem Geosistemas.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!