Qual App Builder escolher?

Jéssica Dal Col

Especialista De Marketing Produtos E Verticais

Nos últimos anos, o mundo vem passando por uma crescente influência dos dados, à medida que especialistas em diversas áreas utilizam informações para compreender, solucionar questões, estabelecer comunicação e colaborar. Aprimorar a maneira como compartilhamos esses dados resulta em uma experiência mais enriquecedora para o público que pretendemos alcançar.

No atual ambiente de negócios, em constante evolução, as organizações visam analisar e compartilhar informações de forma mais eficiente. Uma estratégia eficaz para conseguir isso é apoiando-se no potencial dos App Builders. Com um App Builder, você pode criar facilmente aplicativos Web para mostrar seus dados ou mapas e atrair seu público de uma maneira mais interativa.

Explorando os App Builders da Esri

 

Se você pode criar um mapa, você pode criar um aplicativo! Simples assim.

Alguns dos recursos comuns suportados por todos os App Builders incluem:

Interfaces configuráveis: As interfaces são projetadas para serem amigáveis e acessíveis para todos os usuários. Eles fornecem uma variedade de ferramentas, como interfaces de arrastar e soltar, componentes pré-criados ou modelos que simplificam o processo de criação de aplicativos personalizados. Independentemente de sua experiência em codificação, você pode facilmente criar aplicativos na Web do zero sem escrever código.

Várias opções de design: Você pode criar aplicativos interessantes que atendem a todos os seus requisitos funcionais e de marca. Os app builders fornecem uma ampla variedade de opções de estilo, cor e layout, permitindo que você crie aplicativos que capacitam seu público a tomar decisões informadas.

– Integração de dados e mapas: Os app builders estão disponíveis no ArcGIS Online e ArcGIS Enterprise, facilitando o compartilhamento contínuo de mapas e dados, permitindo que você aproveite uma variedade de ferramentas, conteúdo e dados pré-existentes.

– Otimizado para dispositivos móveis: os aplicativos criados serão ajustáveis em dispositivos móveis em diferentes tamanhos de tela em que estão sendo visualizados. Alguns dos app builders também oferecem a opção de otimização para dispositivos móveis, o que significa que seus aplicativos também podem ser configurados para ter aparência e desempenho diferentes em diferentes tamanhos de tela.

– Compartilhamento seguro: Como parte do sistema ArcGIS, os apps builders oferecem uma estrutura de segurança robusta e eficaz para controlar o acesso e impor permissões. Compartilhe seus aplicativos com um grupo, publicamente ou particularmente.

Descubra os recursos de cada app builder e saiba como selecionar um ou mais com base em suas necessidades de criação de aplicativos:

Considerações para escolher um App Builder

Ao decidir com qual App Builder trabalhar, é útil considerar estes quatro fatores:1. Finalidade (Dados)

Antes de criar seu aplicativo, é sempre uma boa ideia definir claramente a finalidade do seu aplicativo. Determine as metas que seu aplicativo deve alcançar, como comunicar status, responder perguntas, simplificar fluxos de trabalho, contar uma história, dar contexto aos dados, envolver o público ou coletar dados.

A finalidade geralmente informa que tipo de dados você precisa coletar ou integrar. Alternativamente, você pode começar considerando quais dados você tem disponíveis e, em seguida, avaliar sua importância para as partes interessadas ou o público — por que os usuários precisariam interagir ou aprender com os dados?

Algumas perguntas que você pode querer fazer neste momento são:

• Existe um único propósito, ou há vários?

• Como um aplicativo interativo aprimorará meus dados?

• Será parte de uma tarefa dentro de um fluxo de trabalho?

• Como eu gostaria que o aplicativo final funcionasse ou parecesse?

Os Apps Builder podem ser usados para atingir uma variedade de objetivos, alguns incluem:

Mostrar seus mapas: O ArcGIS Instant Apps oferece modelos orientados que mostram mapas 2D e 3D com diferentes layouts e ferramentas, como ferramentas de edição e deslizamento, controles deslizantes de tempo, janela de inserções e muito mais. O ArcGIS Experience Builder também possui modelos centrados em mapas que garantem facilidade de uso e fornecem uma oportunidade para os usuários interagirem com mapas 2D e 3D.

Fornecer interação de dados: O ArcGIS Instant Apps tem vários modelos que permitem aos usuários interagir com dados em um mapa com simbologia, imagens, gráficos, recursos habilitados para tempo ou classificados. Além disso, os usuários podem selecionar um local no mapa e visualizar informações nas proximidades. Se você gostaria que seus usuários interagissem com dados em um painel, você também pode explorar ArcGIS Dashboards ou ArcGIS Experience Builder.

Comunicar status: Os Dashboards do ArcGIS fornecem um aplicativo focado de página única para comunicar informações e status em tempo real. Esses painéis também podem ser incorporados aos outros Apps Builders para usuários que não apenas desejam comunicar o status, mas também criar aplicativos com uma tela de rolagem e várias páginas. O ArcGIS Experience Builder também tem modelos de painel com os quais você pode iniciar e personalizar ainda mais.

Contar uma história: Se você deseja contar uma história ou fornecer contexto aos dados, o ArcGIS StoryMaps tem tudo o que você precisa para criar histórias digitais que inspiram e informam. Por meio de mapas, aplicativos incorporados, texto narrativo, imagens e outras mídias, você pode criar um aplicativo que forneça contexto significativo ao seu trabalho. Você pode criar histórias, artigos, apresentações, relatórios, recursos de crowdsourcing, briefings, estudos de caso e muito mais.

Unificar seus aplicativos e conteúdo em um só lugar: Os aplicativos criados com o ArcGIS Experience Builder podem ser versáteis. Se você precisar combinar vários fluxos de trabalho, integrações de aplicativos, incorporações ou páginas, o ArcGIS Experience Builder é sua melhor opção. Você também pode utilizar modelos do ArcGIS Instant Apps como Portfólio e Galeria de Categorias para mostrar diferentes tipos de conteúdo. Crie e reordene seções que os usuários podem navegar para visualizar mapas, cenas, aplicativos da Esri, PDFs, arquivos de vídeo e imagem, bem como páginas da Web incorporadas.

Coletar dados: Se você estiver procurando coletar dados, todos os App Builders podem incorporar formulários inteligentes do ArcGIS Survey123.

2. Audiência

Ao determinar o construtor de aplicativos apropriado para seu projeto, considere seu público-alvo. Eles são especialistas na área, executivos de negócios ou cidadãos? Seu tipo de público ajudará a determinar qual App Builder é adequado para seu projeto. Outros fatores importantes a serem considerados são as habilidades técnicas de seu público, sua familiaridade com SIG, ferramentas ou interfaces, sua abertura para adoção de tecnologia e capacidade de treinamento extensivo. Os usuários avançados podem estar mais dispostos a interagir com aplicativos que oferecem suporte a vários fluxos de trabalho ou permitem alta configuração.

É vital examinar as necessidades do seu público potencial. Por exemplo, a acessibilidade ou o suporte à tradução são relevantes para eles? Que região ou línguas falam? Eles exigirão acesso às informações por meio de um dispositivo móvel ou navegador da web? Eles precisarão usar outros aplicativos ou apenas compartilhar informações dentro do aplicativo que você cria?

3. Design e Personalização

Depois de ter uma compreensão mais clara da finalidade e do público do seu aplicativo, será fácil identificar o layout, o estilo e os recursos de que seu aplicativo precisa.

Alguns recursos dos App Builders incluem dados 3D, imagens, anexos, edição e coleta de dados. Outros recursos relacionados à marca, como cores e fontes personalizadas, simbologia ou URL/incorporação personalizada, permitem a personalização de layout para cada aplicativo que você decidir criar.

Para obter uma lista de recursos fornecidos pelos App Builders, consulte a matriz abaixo:

ArcGIS Instant AppArcGIS

Dashboard

ArcGIS StoryMapsArcGIS Experience Builder
Suporta várias páginasSimNãoSimSim
Suporta tela de rolagemSimNãoSimSim
Arrastar e soltarNãoSimSimSim
WidgetsSimSimSimSim
Modelos Pré-configuradosSimNãoSimSim
TemasSimSimSimSim
Edição para desenvolvedoresNãoNãoNãoSim
Responsivo para dispositivos móveisSimSimSimSim
Mobile otimizado (pode configurar para telas diferentes)NãoSimSimSim
Capacidades OfflineNãoNãoSimNão
Mapas 3DSimNãoSimSim
Coleta de dados com o Survey123SimSimSimSim
Edição de dadosSimNãoNãoSim
Parâmetros de URLSimSimSimSim
.CSSSimNãoNãoSim (Edição do desenvolvedor necessária)
Análise de usoSim (Adobe e Google Analytics)NãoSim (Adobe e Google Analytics)Não

4. App Creator (Você)

Sua capacidade e conhecimento da tecnologia GIS desempenharão um papel na tomada de decisões de aplicativos. Suas escolhas de habilidade e design guiarão sua decisão na seleção da ferramenta certa.

Você pode selecionar um App Builder com base em seus recursos de personalização e sua familiaridade com o produto. À medida que você se familiariza com as ferramentas dos produtos, o tempo e o esforço necessários para criar um aplicativo diminuirão.

Não há escolha correta ao decidir qual App Builder usar. Dependerá do propósito do seu aplicativo, quais dados você tem, os requisitos do seu público, o nível de design ou personalização que você precisa e seu próprio conjunto de habilidades e familiaridade com as ferramentas.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!