Os 6 estágios da indústria 3.0 até 4.0 (onde a sua empresa está hoje?)

Leandro Coutinho

Especialista de Marketing - Óleo & Gás

A indústria tem um papel de extrema relevância na economia do Brasil. É lá onde estão os melhores salários, além dos 10,3 milhões de empregos formais. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 71,8% das exportações e 34,4% da arrecadação de tributos federais também são representados pela indústria, para citar alguns exemplos.

Atualmente, em momento de retomada, a indústria vem acumulando indicadores positivos nos últimos meses de 2022. Inclui-se aí o indicador de “Intenção de Investimento” que, apesar da queda registrada nos meses de setembro a novembro do ano passado, mostra que existem investimentos significativos previstos para este ano¹.

Qual a visão de Investimentos para 2023?

Como referência, os principais objetivos de investimento² planejados em 2022 foram para:

  1. Melhoria do processo produtivo atual (32%);
  2. Manutenção da capacidade produtiva (27%);
  3. Aumento da capacidade da linha atual (25%) e;
  4. Introdução de novos processos, produtos e outras categorias (16%)

Se analisarmos a natureza desses investimentos, 24% das empresas respondentes planejaram investir em pesquisa e desenvolvimento, como vemos abaixo:

  1. Aquisição de máquina ou equipamento novo (61%)
  2. Construção/manutenção/modernização ou aquisição de instalação (58%)
  3. Manutenção/atualização de máquinas ou equipamento (51%)
  4. Capacitação de pessoal (27%)
  5. Pesquisa e Desenvolvimento – P&D (24%)
  6. Melhoria na gestão do negócio (22%)
  7. Aquisição de máquina ou equipamento usado (22%)

Sendo assim, se esta tendência for mantida em 2023, pode-se esperar melhorias no gerenciamento de ativos em função da modernização de equipamentos promovendo, inclusive, conectividade com processos de negócio.

Essa proposta de automação, monitoramento e digitalização de processos baseado no uso de sensores instalados em equipamentos se reverte em curto prazo na diminuição do número de ordens de serviço emitidas tanto para inspeção quanto para manutenção e troca de peças de equipamentos. Ou seja, esse processo de modernização tende a aumentar a eficiência e produtividade.

Pessoas conectadas também geram um efeito similar, a partir do momento que o resultado desse monitoramento proporciona oportunidades de alinhamento dos riscos calculados com a concentração de colaboradores relacionados a cada ativo.

Quais são os Benefícios?

Os benefícios estão claros, mas esta não é uma caminhada trivial. Estudos de viabilidade customizados são necessários, envolvendo processos, governança e tecnologia de ponta visando a integração vertical de equipamentos, produtos e insumos em direção a sistemas flexíveis, capazes de unir valores horizontais por toda a empresa e otimizando indicadores relacionados a custo, disponibilidade e consumo de recursos.

Empresas do mundo todo não estão trilhando este caminho inadvertidamente. Elas estão fazendo isso porque estão cientes das oportunidades econômicas³. Termos como “Transformação Digital”, “Indústria 4.0”, “4ª Revolução Industrial” ou “Smart Manufacturing” já fazem parte de projetos de investimentos em uma tendência global. Quer um exemplo?

Uma indústria de produtos de consumo foi capaz de aumentar a produção em mais de dez vezes nos últimos 15 anos sem um crescimento significativo no número de funcionários, passando de 200 produtos/dia (com cerca de 300 funcionários) para cerca de 2.700 produtos/dia com (600 funcionários).

Quais são os Estágios de Maturidade da Indústria 3.0 até a Indústria 4.0?

A Academia Nacional de Ciências e Engenharia (ACATECH) realiza estudos frequentes sobre o grau de maturidade da indústria em empresas do mundo todo. Nesse sentido, 6 estágios de maturidade são definidos partindo da versão 3.0 da indústria até a versão 4.0. Veja abaixo as definições e exemplos desses estágios:

 

Acredita-se que as indústrias no mundo todo aindaestão avançando nessa maturidade. Um estudo feito pela própria ACATECH detectou que 80% das 70 empresas estudadas em 2020 ainda se encontravam no estágio de “Conectividade”, mesmo que essas empresas já tivessem declarado que tomavam decisões orientadas a dados.

Qual a melhor visão de futuro?

A figura abaixo ilustra as características dos sistemas de informação que as indústrias devem possuir quando alcançam o 6º estágio de maturidade discutido anteriormente:

Capacidades necessárias na área estrutura dos “sistemas de informação”: Adaptado de “Industrie 4.0 Matrix Index”. Acatech, 2020

Nesse estágio, dados são qualificados, auditados e enviados a todo momento e, posteriormente, armazenados de forma centralizada e analisados automaticamente.

A análise e processamento são de autoaprendizagem, o que significa que os sistemas de informação estão continuamente se adaptando a novas circunstâncias. O conhecimento adquirido dessa forma é entregue contextualizado aos colaboradores dando suporte à tomada de decisão. Isso é possível graças ao monitoramento de ativos e integração de sistemas de informação.

Integração vertical e horizontal. Interfaces padronizadas, combinadas para criar um sistema integrador e flexível onde todas as áreas da companhia contribuem e são beneficiadas.

E a sua empresa? Em que estágio se encontra?

Quer saber como acelerar a maturidade da sua empresa? Fale conosco!

Referências:

¹ https://termometro.portaldaindustria.com.br/
² Investimento na indústria 2021-2022
³ Indústria 4.0 em um contexto global

 

ORIGINALMENTE POSTADO EM: CPG Click Petróleo e Gás

 

Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos:

INSCREVA-SE

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!