Transformação Digital na Mineração: Como as ferramentas ArcGIS otimizam a Amostragem Geoquímica do Solo

Jessyca Duarte

Analista de Sucesso do Cliente

A exploração mineral é um segmento relevante para a economia do Brasil, tendo um faturamento total de R$ 53,9 bilhões somente no 3° trimestre de 2023 segundo o IBRAM. Existem diferentes fases de planejamento e pesquisa antes mesmo de começar a extração mineral.

Dentre elas, a amostragem geoquímica do solo é uma etapa essencial na fase de pesquisa mineral e em outras fases para garantir o controle de qualidade e ter uma melhor compreensão do minério. Nessa etapa, o uso do GIS otimiza recursos e direciona de forma segura a exploração.

O sistema ArcGIS possui uma gama de ferramentas integradas que otimizam todo o fluxo de amostragem do solo, do planejamento ao gerenciamento da atividade nas minas. As tecnologias ArcGIS podem melhorar a eficiência e gestão dessa atividade com aplicativos móveis integrados a painéis atualizados em tempo real. Como isso beneficia o negócio da mineração?

Confira 7 benefícios do uso do ArcGIS para amostragem geoquímica do solo:

1. Agilidade na Coleta de Dados: A substituição de formulários em papel para versões digitais permite a coleta instantânea de dados no campo, eliminando a necessidade de transcrição manual. Isso reduz erros, economiza tempo e proporciona uma visão mais rápida e precisa das operações.

2. Tomada de Decisão em Tempo Real: Os dashboards em tempo real oferecem uma visão holística das operações de mineração. Os gestores podem monitorar o progresso, identificar tendências e tomar decisões estratégicas com base em dados atualizados, resultando em respostas mais ágeis a desafios operacionais.

3. Otimização de Recursos: Com a capacidade de monitorar e analisar dados em tempo real, as empresas de mineração podem otimizar a alocação de recursos. Isso inclui a gestão eficiente de equipamentos, mão de obra e materiais, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

4. Segurança Aprimorada: A digitalização dos processos reduz os riscos associados à perda ou deterioração de formulários em papel. Além disso, as informações de segurança podem ser integradas aos dashboards, promovendo práticas mais seguras no local de trabalho.

5. Mapas interativos: Os trabalhadores móveis usam os webmaps como “mapas vivos” e interagindo com seus recursos nos aplicativos móveis, guiando o deslocamento nas minas e permitindo a consulta de dados, seleção e visualização de atributos, criação e edição de feições.

6. Personalização: Os formulários digitais fornecem recursos diversos para personalizar as perguntas de forma mais adequada às necessidades específicas da atividade que vão além de textos, como: registro de fotos, cálculos trigonométricos, croquis e regras de lógica condicional entre perguntas.

7. Base de dados estruturada: Os dados coletados são armazenados de forma estruturada no banco de dados, reduzindo o esforço com limpeza e tratamento de dados.

Conheça as Apps disponíveis

A seguir conheça aplicações muito utilizadas em amostragens de solo e suas funcionalidades:

Survey123

O Survey123 é um formulário digital. Nele, você pode personalizar as perguntas, incluir recursos como listas suspensas, campo de data e hora, texto e inserção de fotos.

Com o Survey123, você pode criar seus formulários personalizados, adequando-os à sua necessidade de negócio. Tenha em mãos uma poderosa ferramenta interativa para coletar rapidamente os dados geoquímicos de solos usando tablet ou smartphone.
 Características do Survey123

ArcGIS Dashboards

O ArcGIS Dashboards é um painel interativo que permite a usuários carregar informações ao apresentar análises baseadas em localização utilizando visualizações de dados intuitivos e interativos em uma única tela.

É possível adicionar elementos gráficos para facilitar a leitura e entendimento dos dados a partir de uma tabela de atributos da sua base de dados.

O painel auxilia na tomada de decisão, obtenção de insights, análise de tendências e monitoramento de atividades. Conheça as características:

  • Pronto para uso, sem necessidade de código
  • Permite interações com gráficos e mapas
  • Flexível e configurável
  • Atualização em tempo real
  • Configurável de acordo com públicos, eventos e situações
  • Qualquer pessoa, incluindo usuário anônimo, pode visualizar as experiências

Integre os seus dados coletados com o Survey123 ao ArcGIS Dashboards e crie painéis para monitorar o avanço das atividades de amostragem do solo na sua área de interesse:

Ao adotar essas soluções digitais, as empresas de mineração não apenas modernizam seus processos, mas também se posicionam para enfrentar os desafios futuros com maior agilidade e eficiência.

A transformação digital com o ArcGIS reduz o esforço repetitivo de inserir dados manualmente em planilhas eletrônicas e espacialização dos dados a cada nova coleta. Isso melhora a produtividade da equipe que pode se dedicar em análises complexas que exigem maior poder de concentração e raciocínio lógico.

Essa transformação também representa um compromisso significativo com a sustentabilidade ambiental. Eliminando o uso de papel, reduzimos a pegada de carbono, promovendo práticas mais sustentáveis e preservando os recursos naturais.

Ficou interessado em conhecer as soluções ArcGIS e descobrir como otimizar a sua atividade de amostragem geoquímica de solo?

Acesse a Trilha de Conhecimento [Caderneta de Campo Digital: Amostragem Geoquímica do Solo] disponível no Portal Coordenadas Prime e promova a Transformação Digital na sua Organização.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 3 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!