Todos os profissionais que trabalham com dados querem descobrir o que eles podem nos dizer, não basta apenas tê-los armazenados, mas precisamos analisá-los transformando dados em informações relevantes.

Assim, os cubos de dados são imprescindíveis na área de Business Intelligence (BI), corriqueiramente utilizados na visualização e análise de grandes volumes de dados.

Este artigo demonstrará conceitos básicos sobre o Widget PivotTable OLAP, que implementa uma “tabela dinâmica” configurável pelo usuário possibilitando análises de maneira simples e rápidas.

O que é um OLAP?

OLAP, que significa “Online Analytical Processing”, é um conjunto de tecnologias, ferramentas e atividades que permitem a manipulação e análise de dados sob diversas perspectivas diferentes, de forma rápida, consistente e interativa.

Para facilitar, vamos dar exemplo de um gestor que precisa tomar decisões importantes com base em informações estratégicas.

Nesta situação, a OLAP pode ser a resposta, ou seja, ferramentas utilizadas para fazer o processamento em tempo real dos dados e oferecer a capacidade de fazer análises de forma rápida e interativa.

Que tal saber por exemplo, quantas vendas sua empresa fez no mês? Ou então, saber o total de vendas do mês, mas só de uma determinada região? Ou melhor ainda, saber as vendas do mês, mas que foram efetuadas aos finais de semana?

Resumidamente, estamos falando em analisar dados sobre um determinado assunto e através de perspectivas diferentes, fazendo cruzamentos de dados e com isso, extrair informações estratégicas.

PivotTable Widget

O PivotTable Widget para ArcGIS Web AppBuilder permite aos usuários criarem tabelas dinâmicas para análise multidimensional de dados. Usando PivotGrid, grandes quantidades de dados podem ser sumarizadas e representadas de maneira tabular, possibilitando a aplicação de filtros e ordenação dos resultados.

Os usuários finais, podem customizar o layout baseado nas necessidades de suas análises utilizando as operações de drag and drop da ferramenta.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Criando e Usando Camadas de Elevação no ArcGIS Online e ArcGIS Pro

Inteligência Artificial na Plataforma ArcGIS

eBook: Inteligência Artificial aplicada aos negócios – BAIXE GRÁTIS!


Utilizando o Widget

O widget PivotTable se apresentará no formato de um painel em sua aplicação WAB clicando no ícone ao lado: Transformando dados em informações com OLAP - imagem ícone

Desta forma, todas as layers disponíveis no webmap da aplicação serão listados na combo box para seleção.

Transformando dados em informações com OLAP - imagem 1

Quando uma layer é selecionada, todos atributos da feature serão adicionados na lista de colunas do widget PivotTable.

Transformando dados em informações com OLAP - imagem 2

Diante disso, o usuário pode utilizar drag and drop para criar suas linhas e colunas como desejar.

Existem várias operações disponíveis para serem aplicadas sobre os dados, como podemos ver na figura abaixo:

Transformando dados em informações com OLAP - imagem 3

Existem também, alguns tipos de formato de saída que irão refletir na renderização dos dados, de acordo com a opção escolhida pelo usuário.

Transformando dados em informações com OLAP - imagem 5

Encontre respostas transformando dados em informações relevantes!

Realizar pesquisas com OLAP é uma alternativa de melhoria do processo de tomada de decisão e auxílio na obtenção e transformação de dados em informações para a elaboração de estratégias nos diversos níveis das empresas.

O widget apresentado, possibilita a revelação de informações que se encontram ocultas em grandes massas de dados, favorecidas pela facilidade do Drag na Drop e a construção de relatórios ad hoc.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: