O ArcGIS Web Editor já está disponível. Ele está incluído na atualização de junho de 2024 do ArcGIS Online e em breve no ArcGIS Enterprise 11.3 (agosto de 2024).
O objetivo do Web Editor é tornar a edição de dados GIS fácil para você e os membros da sua equipe. Para usuários do ArcGIS Pro, o Web Editor pode complementar os fluxos de trabalho de edição.
Com ele, os profissionais de GIS podem capacitar outros a fazerem seu próprio trabalho de edição de dados, em vez de fazer o trabalho de edição para eles. O Web Editor aplica regras de dados quando os dados são capturados, então menos trabalho de QA é necessário.
Introdução ao layout do aplicativo
O layout do Web Editor pode parecer uma reminiscência do Map Viewer, e isso não é coincidência. O ArcGIS Web Editor oferece eficiência por meio da familiaridade e simplicidade.
Ele é 100% centrado na experiência de edição. O nome “Web Editor” diz tudo – a edição de dados é o foco, não é uma atividade secundária. Por exemplo: a ferramenta de panorâmica é habilitada por padrão para começar a trabalhar imediatamente.
A imagem abaixo descreve o layout geral do ArcGIS Web Editor.
- O painel de seleção fica no canto superior esquerdo.
- A barra de ferramentas de edição contém ferramentas para criar e modificar recursos.
- A barra de ferramentas geral tem opções para copiar e colar, ajustar e pesquisar.
- A barra de ferramentas de conteúdo (escura) é usada para gerenciar os principais componentes do mapa.
- O direcional ou D-pad pode ser usado para movimentar o mapa enquanto você edita sem interrupção.
- As ferramentas de zoom focalizam o mapa para dentro e para fora ou retornam à extensão inicial.
Conceitos do aplicativo Web Editor
Ao começar a trabalhar com o Web Editor, observe como as barras de ferramentas são contextuais. Quando uma seleção é feita, as ferramentas e opções são subconjuntos para revelar apenas aquelas que são apropriadas.
Este subconjunto de ferramentas pode ser conduzido pelo tipo de recurso (ponto, linha ou polígono) selecionado, ou pode ser conduzido pela ferramenta inicial selecionada. A ideia aqui é expor rapidamente apenas as coisas que são relevantes para a tarefa em questão.
Com o tempo, conforme o editor se acostuma com o aplicativo, ele provavelmente repetirá cliques e etapas, várias vezes. A repetição faz parte do trabalho de edição de dados. Para ajudar com esse trabalho monótono, o Web Editor tem um conjunto completo de mais de duas dúzias de atalhos de teclado.
Os atalhos de teclado podem aumentar a eficiência para especialistas em entrada de dados, e você também pode achá-los úteis.
Começar requer apenas uma coisa – um mapa da web contendo dados editáveis. Como de costume, o mapa da web é configurado e publicado no Map Viewer ou no ArcGIS Pro.
Capacidades e Funcionalidade
Em seu primeiro lançamento, o Web Editor oferece um conjunto de base sólida de ferramentas de edição de dados GIS. Este lançamento básico inicial define a linha de base para muito mais por vir. Aqui está uma lista resumida do que você encontrará incluído hoje:
- Gerenciamento de seleção (ferramentas de mapas interativos e consultas de atributos cumulativos)
- Guias de geometria e restrições de edição
- Visualização de tabela interativa
- Ferramentas de edição (mover, vértices, remodelar, dividir, mesclar, copiar e colar)
- Desfazer e refazer (ao esboçar uma geometria)
- Suporte para valores contingentes e regras de atributos (criados fora do Web Editor)
- Controle de encaixe (incluindo encaixe baseado em regras com redes de serviços públicos)
- Alguns recursos mais avançados são suportados apenas pelo ArcGIS Enterprise (e não pelo ArcGIS Online), como rastreamento de Utility Network, validação e trabalho com serviços versionados de ramificação.
- Suporte para grupos e modelos predefinidos (criados no ArcGIS Pro)
Além de adicionar novas funcionalidades ao ArcGIS, muitos conceitos importantes já estão em vigor no sistema ArcGIS (por exemplo, formulários e modelos).
O Web Editor reúne muitas ferramentas web pré-existentes do ArcGIS em um único pacote bem projetado e fornece o espaço dedicado para cumprir essas atividades de edição.
Como resultado, você notará consistência nessa abordagem de plataforma em todas as experiências de aplicativos do ArcGIS.
Seleção
As tarefas de edição frequentemente começam encontrando os recursos e registros que precisam ser atualizados.
Essa seleção também pode ser iterativa, construindo e gerenciando sua seleção com interação de mapa e consultas de atributos.
O painel de seleção do Web Editor permite que os usuários criem várias consultas de seleção para identificar os recursos exatos com os quais você precisa trabalhar.
Ferramentas de edição
A barra de ferramentas de edição contém as escolhas esperadas para criar e atualizar geometrias de feições.
Algumas opções incluem mover, remodelar, editar vértices, dividir, mesclar, copiar e colar, excluir e muito mais.
Ferramentas de desenho
A barra de ferramentas de edição também contém várias opções para recursos de desenho. As ferramentas de desenho funcionam em sincronia continuamente, então você não precisa trabalhar com apenas uma ferramenta – todas elas funcionam juntas.
Por exemplo, um polígono pode ser construído com a ferramenta de linha de recursos de criação, depois a ferramenta de ângulo reto e, então, a ferramenta de mão livre.
Como começar
Qualquer pessoa com um tipo de usuário Creator ou superior pode usar o ArcGIS Web Editor.
Abra-o a partir do inicializador de aplicativos, por meio da URL do aplicativo ou abrindo um mapa da web contendo dados editáveis.
Qual é o próximo
Os recursos descritos acima, e mais, estão disponíveis agora. Atualizações futuras adicionarão recursos altamente solicitados, como edição de atributos em massa, uma ferramenta de rastreamento e acompanhamento e capacidade de salvar e compartilhar configurações. Há muito mais por vir!
Por fim, a página de visão geral do produto ArcGIS Web Editor fornece uma descrição geral do que este aplicativo é capaz.
Teremos mais novidades em breve! Veja a demonstração do ArcGIS Web Editor e experimente a edição de dados!