Utilize o Instant Apps para criar coleções com conteúdo geoespacial

Aline Coimbra

Analista de Sucesso do Cliente

Organizações buscam aproveitar dados geoespaciais para melhorar operações e colaboração. No entanto, implementar soluções acessíveis rapidamente é desafiador. Para aqueles usuários ArcGIS que produzem materiais e hoje estão dispersos ou que gostariam de compartilhar sua produção geoespacial com uma abordagem rápida e flexível através de aplicativos web interativos, conheça o ArcGIS Instant Apps.

O ArcGIS Instant Apps é uma coleção de modelos de aplicativos que você pode configurar sem necessidade de programação. Este tipo de aplicativo é a maneira mais rápida e fácil de passar de um mapa para uma ferramenta compartilhável.

Os passos para sua utilização são bem simples. Primeiro você seleciona um modelo que se encaixe no seu objetivo e nos componentes que possui, a experiência de utilização facilita a você escolher a melhor opção conforme suas necessidades. A configuração e a visualização podem ser alteradas a qualquer momento, possibilitando acompanhar de forma visual os testes da sua construção. E por fim, o compartilhamento.

Os modelos disponíveis na ferramenta são: 3D Viewer, Atlas, Barra Lateral, Básico, Contagem, Controle deslizante, Exibição, Galeria de Categoria, Gerenciar, Inserções, Legenda Interativa, Mais Póximo, Mapa de Mídia, Notificação Pública, Observador, Pesquisa de Zona, Portifólio, Visualizador de Anexo, Visualizador de Gráfico e Visualizador de Imagem. Ao acessar a ferramenta pelo ArcGIS Online, em cada item há uma descrição e exemplos para ver qual formato se enquadra melhor em sua necessidade.

O Atlas é um modelo no ArcGIS Instant Apps que possibilita aos analistas GIS criar aplicativos web interativos em minutos, além de simplificar a criação de atlas digitais, oferecendo camadas de contexto para análises e facilitando o compartilhamento de informações.

Após localizar e carregar os dados no ArcGIS Online, organiza-se em grupos acessíveis a partes interessadas. Posteriormente utilizando o modelo Atlas no ArcGIS Instant Apps, podemos ter a automatização de extração de títulos, imagens e descrições, organizando o conteúdo em categorias úteis. Para proporcionar uma experiência positiva, os analistas consideram a relevância do conteúdo, garantem pop-ups claros nos mapas e organizam categorias e marcadores para facilitar a navegação.

Um critério importante a ser considerado na criação é que os usuários do aplicativo podem ter pouca experiência em GIS, por isso os analistas GIS precisam garantir uma exploração efetiva sem orientação. O Atlas facilita a criação eficiente de aplicativos simples, permitindo que os usuários interajam com mapas, pesquisem locais, explorem áreas, abram legendas e pop-ups, e realizem medições de distância e área.

Este formato oferece opções para escolher mapas base, adicionar/remover camadas e inclui uma barra de ferramentas personalizável. Os analistas GIS podem enriquecer a experiência adicionando ferramentas, como a visualização em 3D, permitindo aos usuários explorar terrenos, observar sombras e ventos, simular condições meteorológicas e calcular perfis de elevação.

O ArcGIS Instant Apps é projetado para ajudar os analistas de GIS e outros criadores de aplicativos a desenvolver rapidamente aplicativos web interativos. Utilizando as opções de configuração expressa padrão, os analistas podem publicar aplicativos de forma rápida, incluindo configurações essenciais no Atlas, como tema predefinido e ferramentas simples de mapa. Para aplicativos que demandam personalização adicional, a configuração completa do Atlas permite explorar e adicionar outras ferramentas de mapa, personalizar a aparência com elementos como página de rosto, título e logotipo personalizados

Temos vários modelos de aplicativos especializados, permitindo que analistas de GIS criem rapidamente soluções para exibir coleções de conteúdo (Atlas, Portfólio, Galeria de Categorias), representar dados 2D, 3D e temporais (barra lateral, inserções, exibição, visualizador 3D, controle deslizante) e fornecer informações locais com base na proximidade (próximo, pesquisa de zona, notificação pública). Esses aplicativos permitem interações diversas, como anexos, gráficos e marcadores, sendo compatíveis com computadores desktop e dispositivos móveis e garantindo acessibilidade. As ferramentas de temas facilitam a personalização da aparência conforme os requisitos de branding. Os Instant Apps estão inclusos no pacote essencial do ArcGIS Online e ArcGIS Enterprise, sem exigir licenciamento adicional.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!