Nova tecnologia passa a ser distribuída no país com 16 microssatélites espaciais que permitem o acesso a dados valiosos em qualquer local da terra, várias vezes por dia.

Por meio de uma parceria com a Imagem, a ICEYE, fabricante finlandesa de microssatélites, chega ao Brasil para distribuir sua tecnologia, junto ao uso do ArcGIS.

Trata-se da tecnologia mais avançada do mercado na construção de microsatélites SAR (Radar de abertura sintética). O que possibilita um monitoramento persistente dos alvos, a captura de imagens com alta resolução espacial e detecção mudanças no uso e na cobertura da terra.

Aumento da qualidade

Uma das diversas vantagens de se usar os dados SAR no Sistema ArcGIS é a alta qualidade desses sensores ativos, que devido a sua alta disponibilidade e confiabilidade, garantiu seu protagonismo no mercado New Space.

Os sensores ativos emitem e captaram a radiação de forma bastante precisa, sistemática e independente da luz solar ou das condições atmosféricas.

Benefícios aos usuários

Junto à Imagem, os clientes que já fazem uso do Sistema ArcGIS poderão se beneficiar ainda mais com os dados, serviços e soluções gerados a partir dessa parceira com a ICEYE.

Enquanto, por um lado, a ICEYE entrega as imagens com extrema precisão, por outro, a Esri oferece a ferramenta de sensoriamento remoto e processamento, conhecida como ArcGIS, que possibilita gerar análises de qualidade a partir dessas imagens”, explica Mauricio Meira, Gerente de Parcerias e Novos Negócios da Imagem Geosistemas.

Tecnologia e aplicações

São diversas as possibilidades de aplicações da tecnologia de monitoramento da ICEYE, desde a prevenção de acidentes naturais até a atuação na agropecuária. Nesse sentido, os usos desses dados agregam valor e são opções assertivas para empresas de segmentos distintos do mercado.

Além disso, como a ICEYE diminuiu o tamanho dos satélites, ela consegue operar um número maior de dispositivos SAR por um custo menor, oferecendo ótimo custo-benefício”, comenta Mauricio.

Confira alguns exemplos de aplicações:

  • Desmatamento: identificar e monitorar o desmatamento em lugares como a Amazônia e outras florestas tropicais, trazendo acesso a informações em lugares com alta nebulosida-de;
  • Colheita: O monitoramento da marcha da colheita é muito importante para o agricultor e pa-ra as empresas. A possibilidade de acompanhar a safra no Brasil através das nuvens é um grande diferencial do uso das tecnologias de RADAR.
  • Acidentes naturais: Em épocas de muita chuva, é possível identificar áreas de risco ou áreas afetadas por inundações ou deslizamentos e subsidiar esforços de prevenção, con-tenção e mitigação de danos;
  • Óleo e Gás: Identificação de manchas de óleo no mar e suporte às atividades de resposta a emergência, evitando gastos e reduzindo o tempo de coleta;
  • Mineração: O monitoramento sistemático de lavras e pilhas de rejeito em qualquer condição climática, permite acompanhar as atividades minerárias e realizar detecções de mudanças. As informações extraídas desses dados de RADAR contribuem sobremaneira como subsídio à tomada de decisão.

Mesmo que a atuação da ICEYE no Brasil seja uma novidade, a empresa já possui um portfólio relevante a nível mundial, atuando também na América Latina, principalmente nos setores de Defesa e Segurança, Mineração, O&G e de aplicações Marítimas. Aproveite o acesso à maior constelação de satélites SAR conhecida por meio dessa parceria possibilitada pela Imagem.

Quer saber ainda mais sobre a ICEYE?
Clique abaixo e veja todos os detalhes e benefícios!

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: