Não é de hoje que o GIS vem ganhando protagonismo no cenário mundial como uma poderosa ferramenta de análises, utilizando dados geográficos para criar representações visuais, identificar padrões, gerir dados e gerar insights para a tomada de decisões em diversas áreas de atuação.
Com o mercado aquecido e uma previsão de faturamento de US$ 23,37 bilhões até 2029, os profissionais da área podem comemorar a estimativa. Esse cenário promissor também pode impulsionar profissionais de outras áreas, como dados, programação e desenvolvimento de software, a migrarem para o ramo da Geotecnologia.
Crescimento do Quadro de Funcionários na Imagem Geosistemas
A Imagem, distribuidora oficial do software ArcGIS no Brasil, desenvolvido pela americana Esri, uma das maiores empresas de GIS do planeta, busca constantemente por diversos profissionais do ramo para compor seu quadro de colaboradores. Recentemente, a empresa experimentou um crescimento significativo no número de contratações.
A previsão é de um crescimento contínuo e estável, acompanhando a demanda do mercado.
Além da Imagem, empresas que utilizam Geotecnologia no seu dia a dia também buscam no mercado por profissionais capacitados no uso do ArcGIS para atuar em diversas áreas como Planejamento Urbano, Mapeamento Ambiental, Segurança Pública, Educação e Pesquisa. É nítido o potencial de crescimento de diversos segmentos com a aplicação de seus benefícios.
A Importância da Capacitação em GIS
Um dos melhores caminhos para um pontapé inicial e inserção no mercado GIS é a capacitação na área, que pode ser realizada em diversos níveis e graus de maturidade de carreira.
A Academia GIS da Imagem, Centro Oficial de Treinamentos Esri no Brasil, oferece um vasto portfólio de cursos que podem auxiliar na capacitação de profissionais.
Com cursos para novos usuários, profissionais e especialistas GIS, divididos por complexidades, e que oferecem Certificados Oficiais Esri, a Academia GIS oferece opções de ensino a distância (EAD), turmas remotas ou presenciais, conforme a necessidade dos usuários.
Academia GIS criou o Combo EAD Essentials
Movida pela ideia de como a capacitação pode impulsionar a carreira de profissionais que trabalham com GIS e pretendem migrar para a área, a Academia GIS criou o Combo EAD Essentials, composto por 3 treinamentos que compõe a Trilha de Formação do Analista GIS.
Este combo compreende os dois cursos introdutórios de toda a plataforma ArcGIS.
No curso ARC1, é apresentado os conceitos básicos do GIS: dados vetoriais e raster, camadas, feições, sistema de coordenadas, Datum, bem como a interface do ArcGIS Pro e suas funções de mapeamento, gerenciamento de dados geográficos e análise espacial.
No curso ARC2, esses conceitos são aprofundados durante o uso do ArcGIS Pro e ArcGIS Online, dentro de um fluxo de trabalho padrão do GIS, que se inicia com a construção de uma base de dados geográfica, passando pelo gerenciamento de camadas, simbologia, textos, edição, ligação e relacionamento, análise espacial e elaboração de layout.
Por fim, no curso AGON, é trabalhado o conceito e elaboração de mapas e aplicações da web, disponíveis no ArcGIS Online, mas que também se aplicam aos portais do ArcGIS Enterprise.
Esse trilha de capacitação vem em linha com o mercado de tecnologia no Brasil, que tem mostrado um crescimento robusto.
Segundo a IDC, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve crescer cerca de 5% em 2023 (IDC).
Além disso, a Brasscom estima que o setor de tecnologia no Brasil gerará 797 mil vagas de emprego até 2025, com uma média de 150 mil novos empregos por ano (Serviços e Informações do Brasil). Este crescimento é impulsionado por investimentos em transformação digital e pela alta demanda por profissionais qualificados.
E você, quer alavancar sua carreira em geotecnologias? Venha com a Academia GIS.

Quer alavancar sua carreira GIS com 18% OFF?
Conheça a Trilha de Formação do Analista GIS, da Academia GIS
SAIBA MAIS
[…] Segundo Laura Giffoni Leal, especialista em marketing da Imagem Geosistemas, o mercado de GIS está em ascensão, com previsão de faturamento global de US$ 23,37 bilhões até 2029. […]