*Dica do Editor: Clique aqui e acesse GRATUITAMENTE a apresentação da Taesa sobre: “Ferramentas GIS na Gestão de Faixas de Servidão das Linhas de Transmissão”!

*Dica do Editor: Vem aí o Gov Summit 2021. O maior evento sobre o uso de geotecnologias, seus processos, recursos, ferramentas e aplicações em órgãos de governo no Brasil. Inscreva-se GRATUITAMENTE!

A Neoenergia Pernambuco (antiga Celpe) é uma empresa privada, controlada pela Neoenergia​, que distribui energia elétrica para os 184 municípios pernambucanos e a Ilha de Fernando de Noronha, além da cidade de Pedra de Fogo, na Paraíba.

A distribuidora nasceu em 10 de fevereiro de 1965, a partir da fusão do Grupo Pernambuco Tramways e o Governo do Estado, com as funções desempenhadas pelo Departamento de Águas e Energia (DAE).

A companhia foi criada com o desafio de ampliar a distribuição de energia elétrica, investir na melhoria dos serviços e dotar Pernambuco de uma rede de abastecimento elétrico referência no Nordeste.

Atualmente, a Neoenergia Pernambuco possui uma área de concessão de 98,5 mil quilômetros quadrados e fornece energia para 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

O Desafio

Como muitas outras distribuidoras de Energia Elétrica, a Neoenergia Pernambuco enfrenta um grande desafio no que tange a redução do índice de Perdas, que se encontra acima do patamar regulatório definido pela ANEEL e causa grandes impactos operacionais e financeiros, além de impactos diretos na composição da tarifa de consumo para os clientes.

Um exemplo de desafio é a identificação de unidades consumidoras clandestinas, uma vez que, somente com dados comerciais, não é possível detectar a geolocalização destas irregularidades e realizar as regularizações.

Seguem abaixo os principais impactos das perdas comerciais:

  • Aumento da tarifa para compensar o montante desviado pelos infratores;

  • Segurança da população;

  • Perda no faturamento da Empresa;

  • Aumento da inadimplência.

Com isso, percebe-se a necessidade de aprimoramento de técnicas e metodologias para melhor identificação destes fraudadores.

A solução

A empresa decidiu investir em Soluções Inovadoras, com técnicas de GeoAI e apoio do parceiro Imagem Geosistemas para atuar em um grande desafio conhecido, estruturando um Projeto Piloto para uma área de amostra significativa de 25 km² na região escolhida de interesse.

A Imagem Geosistemas, através do time de Advanced Analytics e o sistema ArcGIS, integrando a inteligência artificial com a inteligência espacial, com técnicas de Deep Learning de identificação de telhados em imagens fornecidas pelo parceiro Maxar, cadastros comerciais, histórico de fraudes e a distribuição espacial da rede fornecidos pela Neoenergia Pernambuco, que identificou e direcionou as equipes de fiscalização para realizar a visita e regularização dos casos em campo, garantindo a proteção da receita.

Metodologia de trabalho utilizada:

Realizadas análises com técnicas Ciência de Dados (IA) que identificaram padrões e que associados com a ciência do ONDE por meio da Inteligência Geográfica geraram Insigths para melhorarem os resultados dos negócios.

Benefícios e resultados

No projeto piloto realizado, com a eliminação do tempo de prospecção em campo e considerando uma maior densidade dos casos a partir das indicações, estima-se um aumento de produtividade de 40% em oportunidades de regularização de clientes com tickets médios de 90 kwh. Esse resultado é fruto do melhor direcionamento, com aumento da assertividade da geolocalização gerada a partir dos algoritmos de GeoAI.

Além disso, nas várias amostras das áreas fiscalizadas nas localizações indicadas pelo algoritmo, foram encontrados, em média, 70% a mais de clandestinos, indicando a existência de mais casos do que o que foi fornecido pelos algoritmos GeoAI.

O resultado total deste projeto foi aproximadamente 530 unidades clandestinas identificadas a partir de 309 indicações para algumas áreas contidas na região dos 25 km² contratados. Isso equivaleria ao um potencial de energia para consumo em aproximadamente 3.500 residências em 1 mês. Além dessas indicações, ainda existem mais 2.000 casos a serem visitados em campo.

Neste momento está em estudo a expansão desta mesma metodologia e abordagem para outras áreas de interesse da Neoenergia Pernambuco.

Agradecemos ao time da Neoenergia Pernambuco e Imagem Geosistemas envolvidos neste projeto de Transformação Digital pelos resultados atingidos e por toda a colaboração e empenho de validação das hipóteses e construção deste caso de sucesso.

Gostou do resultado surpreendente em mais um caso de sucesso com o sistema ArcGIS?

Então você vai adorar participar do Gov Summit 2021. Inscreva-se grátis clicando na imagem abaixo!

Você também pode gostar:

EBook: Os 25 anos de Geoprocessamento da SEDU / PARANACIDADE

INDI Maps – Plataforma de Site Selection para Atração de Investimentos em Minas Gerais

ArcGIS Hub e a Transparência de Dados na Gestão Pública ​

Portal Geoguarapuava, sucesso no município de Guarapuava


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: