A Imagem decidiu transformar o artigo, escrito por Cristiano Zaclikevicz, Evemar Wernick e Fabiano Coelho, especialistas do Programa SEDU / PARANACIDADE Interativo, em uma homenagem em forma de eBook, onde você conhecerá toda a história do SIG, ou GIS, com a visão de quem faz o uso do sistema há décadas.
Veja um pequeno resumo abaixo:
Os primeiros passos
No ano de 1997, o PARANACIDADE, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), fez a primeira digitalização da divisão territorial dos municípios do Paraná e o passo seguinte foi a definição de um ambiente de software para SIG (Sistemas de Informações Geográficas), com o ArcGIS.
A implantação do Geoprocessamento
Em 1998 foram iniciados os primeiros passos concretos na implantação do geoprocessamento no PARANACIDADE com um ‘Fluxo de Interação’, que definia a base para a utilização das informações e dados existentes e sua atualização contínua.
Participação em Projeto Premiado
O Projeto ‘Gestão por Resultados’, fornecendo dados territoriais e análises geográficas, tinha como objetivo comparar resultados de todas as contas e despesas em equipamentos urbanos do município, de forma a estabelecer análises de performance administrativa e prover um melhor equilíbrio financeiro e foi selecionado e categorizado como uma boa prática, no Concurso de Boas Práticas 3, patrocinado por Dubai no ano 2000.
A digitalização
Em 2002, foi concluída toda a digitalização de eixos de vias urbanas com os atributos sobre o tipo de revestimento (pavimentação). Essa informação passou a ser atualizada junto aos municípios todos os anos seguintes e, a partir de 2003, incluída a informação sobre iluminação, rede de água, rede de coleta de esgoto e rede de águas pluviais.
Precisão na localização das obras
Em 2007, tornou-se obrigatória a coleta de coordenadas UTM das obras financiadas pelo PARANACIDADE, através de GPS, no Sistema de Acompanhamento e Monitoramento de Projetos – SAM.
Melhorias no transporte escolar
Em 2008 e 2009, o PARANACIDADE, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC), auxiliaram a Secretaria de Educação do Paraná (SEED), no desenvolvimento do Sistema de Gestão do Transporte Escolar – SIGET para utilização nos 399 municípios do Estado.
O início do SEDU / PARANACIDADE INTERATIVO
Em 2013, foi realizado o Diagnóstico Inicial / Análise de Requisitos para a especificação da arquitetura do Interativo pela equipe do Paranacidade da Imagem, definindo as ‘áreas de gestão’, que poderiam agregar camadas e análises específicas conforme a área e o tipo de usuário.
Reestruturação por meio dos dados
Em 2014, a forma de pesquisa foi reestruturada e complementada com mais dados. O que antes era apenas apresentado no mapa, passou a ser interativo, e com o cruzamento dos dados possibilitou ao usuário consultas mais complexas. Essa nova versão também disponibilizou a geração de relatórios e gráficos.
Premiação
Após a conclusão da reestruturação, o novo Interativo tornou-se mais robusto e, com uma enorme quantidade de dados adicionados em sua base, tornou-se uma aplicação exclusiva no Brasil11. Ainda em 2016, o Interativo ganhou o prêmio Prêmio MundoGEO#Connect12, na categoria Gestão Pública (estadual e federal), concorrendo com projetos do Brasil todo.
Desenvolvimento
Em 2019 teve início o desenvolvimento de um novo projeto para permitir edição remota. A manutenção e atualização dos dados municipais sempre foi uma preocupação da equipe do Interativo. Desta forma, foi planejada uma solução para que o técnico do município possa atualizar as informações do seu município.
Transparência
Os dados do Interativo estão disponíveis de forma aberta, sem restrições de acesso.
Além disso, em 2020, foi desenvolvido um sistema de geração de placas de obra com a inclusão de QrCode com acesso as informações e a geolocalização da obra.
Melhorias contínuas
Em 2021, continuamos fazendo melhorias em ferramentas existentes, criando ferramentas e remodelando a forma de acesso ao Interativo e às aplicações – conforme a estratégia pré-definida.
A Imagem agradece a parceria e parabeniza o SEDU / PARANACIDADE por seus 25 anos sucesso com o Geoprocessamento.
Se aprofunde na história de 25 anos de Geoprocessamento do SEDU / PARANACIDADE
Saiba como eles avançam em desenvolvimento urbano e regional
Confira neste ebook especial