A Imagem decidiu transformar o artigo, escrito por Cristiano Zaclikevicz, Evemar Wernick e Fabiano Coelho, especialistas do Programa SEDU / PARANACIDADE Interativo, em uma homenagem em forma de eBook, onde você conhecerá toda a história do SIG, ou GIS, com a visão de quem faz o uso do sistema há décadas.

Veja um pequeno resumo abaixo:

Os primeiros passos

No ano de 1997, o PARANACIDADE, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), fez a primeira digitalização da divisão territorial dos municípios do Paraná e o passo seguinte foi a definição de um ambiente de software para SIG (Sistemas de Informações Geográficas), com o ArcGIS.

A implantação do Geoprocessamento

Em 1998 foram iniciados os primeiros passos concretos na implantação do geoprocessamento no PARANACIDADE com um ‘Fluxo de Interação’, que definia a base para a utilização das informações e dados existentes e sua atualização contínua.

Participação em Projeto Premiado

O Projeto ‘Gestão por Resultados’, fornecendo dados territoriais e análises geográficas, tinha como objetivo comparar resultados de todas as contas e despesas em equipamentos urbanos do município, de forma a estabelecer análises de performance administrativa e prover um melhor equilíbrio financeiro e foi selecionado e categorizado como uma boa prática, no Concurso de Boas Práticas 3, patrocinado por Dubai no ano 2000.

A digitalização

Em 2002, foi concluída toda a digitalização de eixos de vias urbanas com os atributos sobre o tipo de revestimento (pavimentação). Essa informação passou a ser atualizada junto aos municípios todos os anos seguintes e, a partir de 2003, incluída a informação sobre iluminação, rede de água, rede de coleta de esgoto e rede de águas pluviais.

Precisão na localização das obras

Em 2007, tornou-se obrigatória a coleta de coordenadas UTM das obras financiadas pelo PARANACIDADE, através de GPS, no Sistema de Acompanhamento e Monitoramento de Projetos – SAM.

Melhorias no transporte escolar

Em 2008 e 2009, o PARANACIDADE, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC), auxiliaram a Secretaria de Educação do Paraná (SEED), no desenvolvimento do Sistema de Gestão do Transporte Escolar – SIGET para utilização nos 399 municípios do Estado.

O início do SEDU / PARANACIDADE INTERATIVO

Em 2013, foi realizado o Diagnóstico Inicial / Análise de Requisitos para a especificação da arquitetura do Interativo pela equipe do Paranacidade da Imagem, definindo as ‘áreas de gestão’, que poderiam agregar camadas e análises específicas conforme a área e o tipo de usuário.

Reestruturação por meio dos dados

Em 2014, a forma de pesquisa foi reestruturada e complementada com mais dados. O que antes era apenas apresentado no mapa, passou a ser interativo, e com o cruzamento dos dados possibilitou ao usuário consultas mais complexas. Essa nova versão também disponibilizou a geração de relatórios e gráficos.

Premiação

Após a conclusão da reestruturação, o novo Interativo tornou-se mais robusto e, com uma enorme quantidade de dados adicionados em sua base, tornou-se uma aplicação exclusiva no Brasil11. Ainda em 2016, o Interativo ganhou o prêmio Prêmio MundoGEO#Connect12, na categoria Gestão Pública (estadual e federal), concorrendo com projetos do Brasil todo.

Desenvolvimento

Em 2019 teve início o desenvolvimento de um novo projeto para permitir edição remota. A manutenção e atualização dos dados municipais sempre foi uma preocupação da equipe do Interativo. Desta forma, foi planejada uma solução para que o técnico do município possa atualizar as informações do seu município.

Transparência

Os dados do Interativo estão disponíveis de forma aberta, sem restrições de acesso. ​

Além disso, em 2020, foi desenvolvido um sistema de geração de placas de obra com a inclusão de QrCode com acesso as informações e a geolocalização da obra.

Melhorias contínuas

Em 2021, continuamos fazendo melhorias em ferramentas existentes, criando ferramentas e remodelando a forma de acesso ao Interativo e às aplicações – conforme a estratégia pré-definida.

A Imagem agradece a parceria e parabeniza o SEDU / PARANACIDADE por seus 25 anos sucesso com o Geoprocessamento.

Clique aqui e se aprofunde ainda mais na história do SEDU / PARANACIDADE baixando o eBook completo.

Clique na imagem abaixo e assista ao Replay do EU Esri 2021! (separado por sessão)

Você também pode gostar:

Seu trabalho apresentado no EU Esri 2021 ​

Sorteio Exclusivo para Inscritos no EU Esri 2021

EU Esri 2021: GIS & Location Intelligence criando um futuro sustentável


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: