*Dica do Editor: Clique aqui e acesse GRATUITAMENTE a apresentação da Taesa sobre: “Ferramentas GIS na Gestão de Faixas de Servidão das Linhas de Transmissão”!

*Dica do editor: Faça a sua inscrição no  EU Esri 2021, o maior encontro de geotecnologias e usuários do Sistema ArcGIS do Brasil​!

O INDI é a Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais e atua na atração e facilitação de novos investimentos no estado. Um dos trabalhos desenvolvidos é o auxílio aos investidores na escolha do melhor local para a instalação dos empreendimentos.

Até 2019 esse trabalho era desenvolvido de forma manual utilizando ferramentas geo para visualização dos dados em um processo demorado que, em muitos casos, gerava retrabalho. Nesse contexto, surgiu o INDI Maps, uma plataforma de inteligência territorial e site selection desenvolvida no Arcgis Online por meio do Web App Builder.

O INDI Maps é composto por diversas bases de dados georreferenciados de Minas Gerais e um Land Bank de imóveis públicos e privados composto por terrenos, galpões, condomínios logísticos e distritos industriais.

O usuário é capaz de cruzar as camadas de informações do estado, identificar a melhor localização e gerar um relatório comparativo com informações de imóveis disponíveis para instalação do empreendimento.

O relatório é composto por informações fornecidas pelos proprietários dos imóveis e por uma análise prévia da topografia, da infraestrutura no entorno e das características ambientais do local.

O grande diferencial da plataforma é a junção em um único sistema de dados que estavam dispersos em locais e formatos diferentes, o que dificultava o acesso à informação e não permitia uma análise comparativa. Nesse sentido, o INDI Maps é capaz de gerar valor às informações por meio do cruzamento das camadas georreferenciadas, que permitem que o investidor consiga visualizar os dados referentes a cada base de dados simultaneamente em uma sobreposição de camadas no mapa.

O processo de criação de novas camadas é constante, sendo alimentado pelas necessidades levantadas em cada novo projeto de investimento. O desenvolvimento foi feito totalmente por colaboradores do INDI, o que permite essa flexibilidade de criação, com constante atualização da plataforma de acordo com o feedback dos investidores e outros usuários.

Camadas disponíveis na plataforma:

  • Demografia dos municípios: população, Pib per capita, IDH, IDEB, Lei de Liberdade Econômica;

  • Infraestrutura: Linhas de Transmissão e Distribuição, subestações, gasodutos, rodovias, ferrovias e terminais ferroviários, aeroportos e portos secos;

  • Economia: salário médio por atividade econômica, empresas instaladas por CNAE e produção agropecuária;;

  • Educação: matrículas por curso técnico, curso superior e curso de pós graduação.

Informações relativas aos imóveis:

  • Disponibilidade: venda/locação, cessão/doação, zoneamento econômico, valor informado por m²;

  • Infraestrutura: distâncias relativas às rodovias, subestações, gasodutos e ferrovias mais próximas de cada imóvel;

  • Topografia: curvas de nível de 20 metros e declividade média com base no Modelo Digital de Elevação do projeto Topo Data;

  • Meio Ambiente: análise da vegetação com identificação de restrições dentro do Bioma Mata Atlântica.

O INDI Maps está disponível para acesso público e cadastro de novos imóveis pode ser feito por qualquer prefeitura, proprietário ou corretor em um Formulário Online de Cadastro. O Formulário foi construído utilizando o aplicativo Crowdsource Reporter e envia os dados diretamente para o Land Bank do INDI.

Acesse o INDI Maps clicando aqui.

Clique aqui e acesse o formulário de cadastro.

Veja abaixo o vídeo de Divulgação:

Se você gostou do artigo acima, vai se identificar com #EUESRI2021.
Clique na imagem abaixo e faça sua inscrição agora mesmo!

Você também pode gostar:

EU Esri 2021: GIS & Location Intelligence criando um futuro sustentável

eBook GRÁTIS sobre ArcGIS para inscritos no EU Esri 2021

Seu trabalho apresentado no EU Esri 2021 ​

Sorteio Exclusivo para Inscritos no EU Esri 2021


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: