O&G Summit 2022: confira as empresas e cases premiados do maior evento de geotecnologias para o segmento de Óleo & Gás do Brasil

O principal evento de Óleo e Gás do Brasil com foco em geotecnologias reuniu grandes marcas e cases premiados que você confere aqui.

Leandro Coutinho

Especialista de Marketing - Óleo & Gás

Aconteceu na cidade do Rio de Janeiro o primeiro O&G Summit promovido pela Imagem Geosistemas. Com foco no uso das geotecnologias aplicadas no segmento de Óleo & Gás, o evento contou com a presença e a premiação de empresas como Petrobras, TBG, TAG – Transportadora Associada de GásTranspetro – Petrobras Transporte S. A., NTS, IBP, ENEVA, 3R PETROLEUM, Origem Energia, WITT O’BRIEN’S e muitas outras. Também foi apresentado um conteúdo exclusivo pelo time de especialistas da Imagem e da Esri.

Com o tema “Inteligência Geográfica a serviço da Integração, Eficiência e Sustentabilidade”, essa primeira edição do O&G Summit se consagra como o maior evento sobre o uso de geotecnologias para esse segmento que busca tecnologia para transformar processos, modernizar serviços e engajar stakeholders com eficiência e responsabilidade social.

 

Sobre o evento

No último dia 23 de novembro, aconteceu o O&G Summit, maior evento de Inteligência Geográfica aplicada ao mercado de Óleo & Gás do Brasil organizado pela Imagem Geosistemas.

Em formato 100% presencial e com sede no centro da cidade do Rio de Janeiro, o evento contou com a participação das maiores empresas do mercado que se inspiraram mutuamente em novas formas de utilizar a inteligência geográfica a favor das suas estratégias de negócio.

Um destaque todo especial do evento foi o espaço de tempo reservado para a troca livre de experiências, o networking e confraternização para os participantes do evento. Novas ideias e muitos alinhamentos de demanda surgiram nesse momento.

Esse mesmo espaço um foi motivador importante para o agendamento de novos fóruns contínuos de debate, de forma que cada participante possa atuar de forma colaborativa, agregando valor de forma sinérgica ao grupo de convidados.

Ainda assim, nada superou a qualidade das apresentações dos casos de sucesso das empresas convidadas e premiadas. Cada palestrante mostrou como o uso da geotecnologia melhorou o tempo de resposta na gestão dos seus ativos, reduziu custos e otimizou o acesso à informação de forma corporativa.

Veja abaixo como foram as apresentações e premiações:

 

Case Premiado – Nova transportadora do Sudeste (NTS): ArcGIS em Inspeções de Campo e Integração de Dados na Gestão de Riscos em Faixas de Dutos

A NTS é uma das maiores empresas de transporte de gás natural do Brasil conectando, através de mais de 2.000 km de gasodutos, distribuidoras dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais às plantas de processamento de gás, aos terminais de GNL e ao gasoduto Bolívia-Brasil.

Em uma apresentação direta e didática, a NTS demonstrou como utilizou os apps de campo e painéis inteligentes no seu processo de transformação digital, conectadas à missão, visão e valores da empresa.

Sua plataforma geotécnica para integração e visualização de dados, bem como o uso dos aplicativos móveis para inspeção de campo ajudaram a reduzir o tempo de recebimento e análise de dados, além de padronizar a informação, disponibilizando diversos projetos em um ambiente consolidado.

Case Premiado – Petrobras: SIG como Instrumento de Gestão de Dados Ambientais

O processo de transformação digital na Petrobras está caminhando em passos firmes e o compromisso da empresa com as questões de responsabilidade ambiental, social e de governança abriram oportunidades para a criação de projetos inovadores apoiados em tecnologia de ponta.

Dessa forma, a Petrobras mostrou como é possível utilizar inteligência geográfica para integrar uma quantidade imensa de informação, provenientes de diversas fontes, por toda a companhia. A combinação dessas informações inclui dados sobre seus ativos e informações socioambientais para realizar e difundir corporativamente as atividades de processos como: gestão ambiental, estudos de impacto ambiental, operação de resposta a emergências, além de medidas de mitigação e monitoramento de impactos ambientais.

Case Premiado – Witt O’Brien’s: Mapeamento Ambiental para Resposta à Emergência no Mar – MAREM

A parceria da Witt O’Brien’s com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP permite manter um banco de dados georreferenciado que representa um enorme volume de informação ambiental proveniente de levantamentos multidisciplinares. Conta, por exemplo, com dados de ecossistemas e recursos faunísticos vulneráveis ao óleo mapeados ao longo de todos os 7.000 km de costa do país.

Dessa forma, toda a base de dados fica disponível em um site público do projeto disponibilizado através do Sistema ArcGIS. Nesse site, é possível para qualquer usuário do mercado de Óleo e Gás consultar uma enorme quantidade de dados ambientais e montar os seus próprios mapas, fundamentais para o planejamento e operação de ações emergenciais ou para a priorização de ambientes de atuação.

Case Premiado – TAG: TAG Viewer – implantação e utilização do PODS data Model e ArcGIS Pipeline Referencing na gestão de ativos.

A história da TAG se mescla com a tecnologia ArcGIS. Desde a aquisição da TAG pelas novas acionistas, o processo de migração de milhões de registros estruturados e desestruturados precisavam ser padronizados.

Pensando nisso, a TAG utilizou o Pipeline Open Data Standard (PODS) como modelo de dados para incorporar toda informação pertinente às suas operações e ações de manutenção da sua infraestrutura.

Como resultado, em apenas em 1 ano e meio a empresa criou uma base de dados relacional, integrada e geográfica que atende a centenas de pessoas no campo, áreas de negócio e gestores.

Totalmente integrada com as soluções ArcGIS, os sistemas criados a partir dessa base de dados permitem, dentre outras coisas, reduzir o número de viagens a campo, acessar e registrar o km exato de um evento inspecionado em modo offline e integrar a realidade do campo às análises em escritório.

A colaboração técnica da Imagem/Esri

Por fim, as apresentações dos nossos convidados da Esri Americas e dos colaboradores da Imagem permitiram visualizar todo o potencial da nossa tecnologia, através da integração das soluções ArcGIS com a plataforma Autodesk, o uso de imagens de satélite, drones, radar (dentre outros) para otimizar análises preditivas e de consciência da situação dos ativos e o fluxo de trabalho de campo utilizando todos os aplicativos móveis disponíveis como solução.

 

Foi um encontro marcante e muito produtivo, precursor de muitos outros que ainda estão por vir. Que venha 2023!

 

SE INTERESSOU PELO TEMA? ACESSE NOSSA SOLUÇÃO ARCGIS PARA ÓLEO E GÁS!

VER CONTEÚDO

Gostou desse artigo?

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO.

Faça grátis sua inscrição!

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca
EU Esri 2024

Antes de sair...

O EU Esri Brasil está chegando!