TAG – Gestão da maior malha de gasodutos do Brasil

Saiba como a Transportadora Associada de Gás S.A. utiliza o Sistema ArcGIS para a gestão de sua malha de gasodutos de transporte de gás natural…

São cerca de 4.500 km de gasodutos atravessando 10 estados brasileiros e quase 200 municípios.

A malha da TAG abrange, também, 11 estações de compressão de gás (6 próprias e 5 subcontratadas), 14 pontos de recebimento e 90 pontos de entrega de gás natural, abastecendo, com elevados níveis de confiabilidade e segurança de suprimento, dez distribuidoras de gás, três refinarias, oito termelétricas e duas unidades de fertilizantes.
No início de 2021, foi contratado o projeto de Implantação do GIS, com o uso da Plataforma ArcGIS. Desde então, o uso do ArcGIS vem acompanhando todo processo de gestão dos ativos da TAG. Todo trabalho de campo para contabilização, avaliação dos ativos e debranding vem sendo feito com o suporte da tecnologia ArcGIS.

Em paralelo a estas atividades, foi implementada uma base de dados corporativa para acomodar a visão espacial do ativo adquirido, bem como a integração com sistemas de atendimento a processos específicos como gestão da integridade de faixas e dutos, gestão ambiental, fundiária e de documentação técnica.

Estas implementações foram seguidas por desenvolvimentos de aplicações que suportam processos operacionais críticos para os ativos da TAG, tais como: Manutenção e Integridade, Meio Ambiente, Segurança e Gestão Fundiária.

Atualmente o projeto TAG Viewer avança em processo de integração com outros sistemas críticos da empresa, como Gestão de Ativos e Gestão de Interferências e se prepara para futuras integrações com sistemas de controle da operação, gerando mais valor a cada etapa.

O Sistema ArcGIS é muito relevante para as operações da empresa e se destaca como uma importante ferramenta de gestão e tomada de decisão.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!