Um único país, com duas cores predominantes durante este ano de eleições.

Em 2018, duas cores predominaram no país após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais: a acirrada disputa, que levou ao povo às urnas no dia 07 de outubro, ocorreu entre treze candidatos e terminou com dois deles barganhando o segundo turno. Os candidatos do PSL e do PT, juntos, somaram mais de 75% do total de votos válidos.

O resultado aponta uma divisão entre os brasileiros que está marcando estas eleições como uma das mais importantes para o futuro do país desde a retomada do regime democrático na década de 80.

Depois da redemocratização do país, quando houveram eleições presidenciais em segundo turno, venceu o candidato que liderou no primeiro. Estas eleições, no entanto, trazem um cenário atípico – por um lado, temos a inserção de uma nova ferramenta de campanha, as redes sociais; por outro, a baixa expectativa dos eleitores com as figuras que se projetam ao cargo presidencial.

Com base nas informações do repositório de dados eleitorais do TSE, a Imagem, configurou uma aplicação que nos apresenta quais localidades os candidatos à presidência possuem o maior número de eleitores. As marcações de vermelho são Haddad, verde Jair Bolsonaro e roxa Ciro Gomes.

Com toda essa divisão, ficamos todos com a dúvida de quem será o novo Presidente.

Quer conhecer como nosso país se divide?

Através do mapa informativo e interativo, é possível visualizar os resultados do 1º turno das eleições presidenciais de 2018. A graduação de cores está relacionada com o quantitativo de votos do vencedor por município (quanto mais escura é a tonalidade da cor, maior é o percentual de votos do vencedor – foram considerados apenas os votos válidos).

A aplicação propõe ao usuário uma visualização fácil e intuitiva de como nosso país esteve posicionado neste primeiro turno eleitoral, em quais lugares cada candidato conseguiu maior destaque e onde devem conquistar mais votos para o segundo turno.

eleições

Neste próximo domingo, dia 28, sairá o novo Governante de nosso país!

E para comandá-lo, qual cor você vai eleger?


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Transformação Digital: uma introdução ao termo e seu impacto no setor de telecom

Saiba como os dados estão impulsionando o varejo

Inteligência Artificial para transformar seus negócios


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: