No dia 1 de outubro de 2019, no município de Nossa Senhora do Livramento, no estado do Mato Grosso, houve um rompimento de barragem de rejeitos de mineração.

A complexidade das atividades envolvendo a indústria de mineração exige a adoção de soluções que objetivem melhorias dos processos em todas as etapas da cadeia produtiva deste setor.

Considerando o grande volume de material mobilizado, é imprescindível que as empresas deste setor utilizem a tecnologia GIS como apoio para o acompanhamento de suas atividades.

Aplicação de técnicas de Change Detection para avaliação do rompimento de barragem

Como exemplo, vamos falar um pouco mais sobre o rompimento da barragem de rejeitos no município de Nossa Senhora do Livramento, estado do Mato Grosso.

Uma barragem de 15 metros de altura construída para armazenar rejeitos de mineração de ouro se rompeu, ferindo duas pessoas e deixando uma comunidade totalmente isolada devido à destruição de uma estrada. A rede de alta tensão que atende a região também foi atingida, afetando significativo número de pessoas.

A equipe especializada da Imagem executou um estudo baseado na aplicação de tecnologia GIS para avaliação desta ocorrência. Foram obtidas imagens da constelação Planet Scope do local afetado, em momentos imediatamente anteriores e posteriores ao rompimento.

O resultado pode ser visualizado nas imagens apresentas a seguir:

Estudo sobre o rompimento de barragem em Mato Grosso

Imagens da constelação Planet Scope coletadas anteriormente e posteriormente ao rompimento da barragem.

As imagens sintéticas deixam as áreas afetadas bastante evidentes, a qual aparece em coloração alaranjada, próxima a seta indicativa.

Estudo sobre o rompimento de barragem em Mato Grosso

Aplicação de técnica de change detection evidenciando a extensão da área atingida pela lama.

Com base nestas imagens foi possível rodar um algoritmo de detecção de mudanças no ArcGIS, tornando nítida a área afetada pelo material movimentado após o rompimento da barragem.

A adoção de tecnologia GIS apresenta enorme valor em ações preventivas e na avaliação de impactos pós-ocorrências em situações como a demonstrada neste artigo.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

10 ações essenciais para ser um líder de GIS

Arte em StoryMap: Conheça o CoisAzul – Inventando Mundos

Geocodificação e roteamento mais precisos com o StreetMap Premium

Descomplicando o GIS


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: