Não foi sem surpresa e consternação que vimos a chegada do coronavírus no território brasileiro. Você vai ver aqui neste post o que estamos fazendo para monitorar o coronavírus no RN.

Em meio ao início das notificações dos primeiros casos no país, um grande volume de informações acerca do vírus foi produzido e entre os mais diversos fatos apontados, o indicativo de que o correto rastreamento dos casos seria uma forte ferramenta para evidenciar o avanço da doença, bem como orientar as autoridades acerca das medidas a serem tomadas para a contenção do alastramento do novo vírus.

Neste momento, me senti compelido a contribuir com meu conhecimento de Sistema de Informação Geográfica (SIG) para o monitoramento do coronavírus no estado do Rio Grande do Norte.

Me inspirei no mapa interativo criado pela Universidade Johns Hopkins para, através do ArcGIS Online, para criar um dashboard adaptado para a realidade potiguar.

Construindo o mapa de monitoramento do coronavírus no RN na prática

Partindo para a prática com o ArcGIS Online, foi possível realizar o georreferenciamento dos casos de coronavírus nos municípios do estado a partir dos boletins epidemiológicos da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP).

Dessa forma, utilizei os dados concedidos pela secretaria a respeito dos casos confirmados, suspeitos, descartados, bem como o número de óbitos.

A próxima etapa foi a criação efetiva do mapa, como categorizar os dados de maneira de que a informação fosse fornecida a população didaticamente. Deste ponto, foi criado um shapefile das regiões de saúde do estado.

A partir da integração de todos esses dados, nasceu o dashboard de casos de coronavírus no RN, mostrando o número total de casos confirmados, casos confirmados por município e casos confirmados por residentes de outros estados.

De outro modo, a mesma lógica é utilizada para os casos suspeitos, mas que ainda carecem de confirmação ou descarte da hipótese de contaminação do coronavírus. Além destas informações, o dashboard explicita também o número de óbitos.

Todas essas informações estão disponíveis a partir da exposição do mapa do Rio Grande do Norte divido por regiões de saúde, bem como de seus municípios.

Foi ainda criado uma versão mobile com as mesmas funcionalidades e informações.

Acesse o mapa da Cabo Telecom e veja a situação do coronavírus no RN!

Mapa interativo do coronavírus no RN feito pela Cabo Telecom e SESAP

Todo o trabalho foi feito em apenas um dia e não teria sido possível sem a autorização, livre de qualquer ônus à Administração Pública, do desenvolvimento do dashboard pela Cabo Telecom, através de seu Diretor-Presidente Sr. Claudio Jorge Alvarez, que não mediu esforços para contribuir com o estado a atravessar este momento turbulento.

Não posso deixar de mencionar, em especial, a colaboração da Imagem, empresa que forneceu o apoio necessário para a concretização do dashboard.

Evidentemente que todo o projeto não poderia ter chegado até a população sem a aprovação da Secretaria de Saúde do Estado, sempre solícita e atenciosa, que através de seu corpo técnico ofereceu os dados e apoio necessários para tornar a ideia em realidade.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Painel da pandemia Coronavírus

Crise do Coronavírus e o fornecimento inteligente de produtos

Coronavírus em tempo real: mapa com casos no Brasil


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: