Conheça o painel de controle, que apresenta de forma intuitiva, as informações oficiais mais relevantes sobre o COVID-19 em Porto Alegre – RS.

A cidade de Porto Alegre possui aproximadamente 1,5 milhão de habitantes e está localizada na região sul do Brasil. Conhecida por ser uma região de elevada umidade nos meses de inverno e, por isto, ter muitos casos de problemas respiratórios na população, principalmente na chegada da estação, a cidade enfrenta mais um desafio, tentar frear a disseminação do novo coronavírus, conhecido como SARS-CoV-2, causador da temida COVID-19.

Desde meados de março, a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde emite boletins diários, que trazem dados estatísticos do avanço deste vírus.

Entendendo que o papel do geógrafo neste momento de pandemia seja o de possibilitar à população, através de seus conhecimentos técnicos e utilização das mais modernas ferramentas de geoprocessamento em tempo real, o acesso aos dados oficiais sobre os casos ocorridos de forma mais intuitiva e de fácil leitura, desenvolvi um Painel de Controle, utilizando a ferramenta Operations Dashboard, do ArcGIS Online, a partir de uma tabela elaborada com os dados mais relevantes apresentados nos boletins.

Neste painel sobre o COVID-19 em Porto Alegre é possível perceber:

  • A quantidade de casos confirmados;

  • Óbitos;

  • Pacientes recuperados;

  • Relação de quantidade de testes realizados, conforme parâmetros da OMS;

  • Gráficos de evolução diária e por semana epidemiológica dos casos;

  • Monitoramento em tempo real da situação dos leitos das Unidades de Tratamento Intensivo do Município.

Painel com versões responsivas

Foram elaboradas duas opções de visualização. A primeira, para Desktop ou dispositivos móveis de grande formato, onde se pode visualizar todos os dados simultaneamente.

CLIQUE AQUI para acessar a versão Desktop e veja uma amostra abaixo:

Já na versão para dispositivos móveis menores, como smartphones, os dados são apresentados individualmente, trazendo maior facilidade de leitura.

CLIQUE AQUI para acessar a versão mobile e veja uma amostra abaixo:


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

SAÚDE PÚBLICA EM ALERTA: veja especialistas falando de medidas eficazes contra o coronavírus

A importância da gestão territorial para a geração de energia elétrica

As geotecnologias na Nova Gestão Pública

Acompanhamento dos dados de COVID-19 em Niterói

Empresas de Saneamento usam o GIS em resposta à crise do COVID-19


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: