Os efeitos das queimadas no Brasil, nas regiões do Pantanal e em parte da Amazônia, têm sido amplamente discutidos no Brasil e no Mundo, a trajetória da fumaça já é vista em imagens de satélite e está sendo disponibilizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Para poder auxiliar os órgãos competentes e a população, a equipe da Imagem configurou um aplicativo, utilizando a ferramenta Experience Builder, para possibilitar o monitoramento e rastreio dos focos de calor no território brasileiro.

Essa ferramenta foi configurada para ser acessada com interface amigável tanto pelo computador quanto pelo celular.

CLIQUE AQUI e acesse a aplicação

Você também pode interagir aqui e ver a aplicação de monitoramento de queimadas

As informações utilizadas são provenientes do serviço de Focos de Calor e Atividades de Fogo do Satélite MODIS, disponível como camada web no Living Atlas do ArcGIS Online.

Essa camada apresenta atividade térmica detectável dos satélites MODIS nas últimas 48 horas. MODIS Global Fires é um produto do Sistema de Dados e Informações da NASA (EOSDIS). O EOSDIS integra tecnologias de sensoriamento remoto e GIS para fornecer hotspots, que são locais de incêndio globais para gestores de recursos naturais e outras partes interessadas em todo o mundo.

A camada de atividade térmica MODIS pode ser utilizada para visualizar e avaliar incêndios florestais em todo o mundo.

No entanto, deve-se notar que este conjunto de dados contém muitos “falsos positivos”. Por exemplo, poços de petróleo e gás natural ou vulcões, uma vez que o satélite detectará qualquer grande sinal térmico.

Para minimizar os falsos positivos, estamos demonstrando apenas os registros com mais de 65% de confiança.

O Experience Builder é um novo modo de construir aplicativos da web, ele vem para integrar e combinar as aplicações, serviços e camadas em um único app focando na experiência do usuário.

Acesse a aplicação de monitoramento e veja o avanço das queimadas no Brasil.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Visão corporativa de operação florestal

Novidades do ArcGIS Insights

Tutorial de ArcGIS: mapa de calor a partir de pontos de uma tabela

Vantagens da integração GIS e BIM para governos e empresas


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: