Após assistir ao vídeo ou escutar no Spotify, que tal se aprofundar um pouco mais?
Confira o artigo completo da Professora Elaiz Buffon e descubra como o ArcGIS está revolucionando a gestão do Campus WebGIS Unioeste.
WebGIS Unioeste e ArcGIS: Inteligência Geográfica Aplicada à Gestão Integrada da Universidade
A Imagem Geosistemas e a Unioeste firmaram uma parceria estratégica, integrando a inteligência geográfica no WebGIS Unioeste para apoiar decisões mais eficazes e sustentáveis da Universidade. Essa colaboração permite o monitoramento em tempo real de dados geoespaciais e utiliza tecnologias de geoprocessamento para fornecer informações precisas e atualizadas.
A Unioeste é uma instituição pública de ensino superior, com conceito 5, reconhecida por sua excelência acadêmica. No mês de junho de 2024, a professora Dra. Elaiz Buffon criou um projeto de extensão, financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI-PR) e pela Unioeste, com apoio da Itaipu Parquetec, denominado WebGIS Unioeste, com o objetivo de atender às demandas de análise de dados geoespaciais nos cinco campi da universidade e no Hospital Universitário. O WebGIS Unioeste integra dados e sintetiza informações em quatro níveis de painéis: operacional, tático, estratégico e informativo, auxiliando na tomada de decisões e promovendo a gestão eficiente de recursos, com foco em soluções sustentáveis e inovadoras para a comunidade acadêmica e a sociedade.
Em menos de um ano de atividades, o WebGIS Unioeste tem se destacado por seu impacto significativo na gestão e análise de dados geoespaciais. Entre suas realizações, estão o mapeamento interativo da Reitoria, do campus de Cascavel e do Hospital Universitário (HUOP), a criação de uma aplicação de gestão de ativos para o Departamento de Planejamento Físico (DPF) e o monitoramento geoespacial em tempo real de eventos como a Feira de Profissões, eventos internos de extensão e a participação em feiras, incluindo o Paraná Faz Ciência, que contou com mais de 38 mil participantes.
O WebGIS Unioeste também tem facilitado a integração e comunicação entre diferentes setores da universidade, especialmente na Pró-Reitoria de Extensão. O gerenciamento de dados, a análise espacial e a visualização de informações geográficas já permitiram a conclusão de estudos sobre padrões geoespaciais dos estudantes, proporcionando insights valiosos para a gestão acadêmica e institucional.
Primeiro Resultado: Mapeamento da Extensão na Unioeste
Na análise geoespacial dos dados de extensão e dos inscritos no último vestibular, conclui-se que 94,62% dos municípios do estado do Paraná, impactados por projetos de extensão da Unioeste, tiveram inscritos no último vestibular da instituição. Esse dado reforça a importância do monitoramento geoespacial contínuo do público atingido pelos projetos de extensão, destacando como a expertise em geoprocessamento pode ser fundamental para compreender o alcance dessas ações. Além disso, essa abordagem permite o uso de geomarketing nas campanhas de vestibular, aprimorando as estratégias de divulgação e atração de candidatos, especialmente nas regiões que não foram diretamente alcançadas pelos projetos de extensão do último ano.
Monitoramento em Tempo Real do Paraná Faz Ciência 2024
No monitoramento em tempo real do Paraná Faz Ciência 2024, foram utilizadas ferramentas do ArcGIS Online e do ArcGIS Pro para a integração de dados por meio da geolocalização dos participantes da feira. Essa abordagem resultou na coleta de mais de 1,5 milhão de informações, que geraram um painel estratégico com mais de 20 indicadores sobre o público atingido e os resultados alcançados. O monitoramento geoespacial em tempo real foi apresentado em um estande do WebGIS Unioeste, localizado na entrada do pavilhão Espaço Ciência.
Os resultados do maior evento científico do Paraná impactaram positivamente o número de inscritos no vestibular da Unioeste. Do total de novos municípios com inscritos, 43,47% são provenientes do Norte do estado, sendo esses municípios participantes do evento. Esse dado demonstra o sucesso da utilização de geotecnologias para aprimorar a comunicação e a atração de novos candidatos, ampliando o alcance das universidades paranaenses.
Gerenciamento de Dados das Obras na Universidade
O ArcGIS for Power BI, Dashboards, ArcGIS Pro e Survey123 têm sido fundamentais na coleta, mapeamento e análise de dados relacionados ao fluxo de obras nas universidades. Na Unioeste, em colaboração com o Departamento de Planejamento Físico da instituição, foi desenvolvida uma aplicação que coleta dados em tempo real de todas as etapas das obras, alimentando painéis de gestão e proporcionando informações mais precisas e atualizadas.
A ferramenta foi testada, aprovada e será 100% implementada junto ao Departamento em 2025, utilizando comandos de programação para a coleta de dados e integração de mais de 300 campos de informações dos diferentes setores que alimentam o banco de dados.
Dessa forma, o WebGIS Unioeste aprimora continuamente a gestão universitária, trazendo inovação para a fiscalização de obras por meio da inteligência geográfica e apoia as decisões do Departamento e da Gestão da Universidade, otimizando processos e garantindo uma administração mais eficiente e precisa.

Sobre a autora:

Elaiz Aparecida Mensch Buffon
Pesquisadora e especialista em GIS, Análise Ambiental e Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Geógrafa pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, mestre e doutra em Geografia (Geotecnologias/Análise Espacial) pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, pós-doutora em Gestão Urbana pela Pontifíca Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Tem uma vasta experiência (14 anos) em Sistema de Informações Geográficas, com foco nas áreas de Gestão, Meio Ambiente, Ciência de Dados, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Consultoria. Na Unioeste, atua como Professora Colaboradora, na coordenação do projeto WebGIS Unioeste.