Nos últimos anos, o uso de drone para coleta de imagens aéreas têm aumentado de forma rápida, pensando nisso a Esri liberou o Site Scan for ArcGIS, seu novo software de mapeamento de drones.

Podemos citar o uso de drone em desde atividades para coleta de imagens para filmes e televisão, até para inspeção de áreas de acesso limitado, como linhas de transmissão e dutos.

Muitas empresas têm usado da tecnologia para o setor de agronegócio, no monitoramento de gado e plantios, em empresas de engenharia e construção civil, para monitorar o progresso de execução das obras, entre outros setores.

O Site Scan for ArcGIS é um novo produto da Esri que oferece um fluxo de trabalho completo, de ponta a ponta, para coleta, processamento, gestão e compartilhamento de imagens de drones.

Fornece recursos para planejamento de voo de drones, gerenciamento de frota, coleta, processamento e análise de imagens na modalidade Software as a Service (SaaS).

Veja a seguir quais são as capacidades do Site Scan for ArcGIS:

  • Planeje e execute voos autônomos de drones:
    O Site Scan oferece suporte ao trabalho com drones em todas as etapas, desde a coleta de imagens com o planejamento e execução dos voos de drones, até o gerenciamento dos dados e metadados de voos para atender aos requisitos dos projetos.
    Aumente a eficiência criando e compartilhando planos de voos 3D avançados entre seus pilotos.
    Sobreponha dados 2D e 3D do ArcGIS Online e do ArcGIS Enterprise para maior segurança dos voos e qualidade da captura de dados, monitorando o voo do início ao fim, em 3D.

  • Processe e realize análises na nuvem:
    Você pode gerenciar seus dados em campo e carregá-los na nuvem, pois o Site Scan for ArcGIS inclui processamento e armazenamento de dados de drones ilimitados com saídas 2D e 3D.
    A alta precisão é garantida por meio da detecção automática dos pontos de controle de solo.
    Os créditos do ArcGIS são consumidos apenas quando os dados são publicados no ArcGIS Online.

  • Compartilhe os dados rapidamente:
    Publique produtos de mapeamento de drones para ArcGIS Online, ArcGIS Enterprise e Autodesk BIM 360.
    Visualize e analise facilmente os resultados diretamente em um navegador web.

  • Gerencie a frota de drones:
    O gerenciamento da frota mantém o controle dos voos, do hardware do drone e do histórico de voo do piloto, tudo em um só lugar.
    Os gerentes de projetos podem criar listas de verificação pré-voo personalizadas para suas equipes e armazenar as respostas na nuvem.

O Site Scan for ArcGIS é um app, uma extensão do ArcGIS ou o que?

O Site Scan for ArcGIS consiste em dois apps:

  • Site Scan Flight Planning: um aplicativo de planejamento e controle de voo para operadores de drones que funciona no iOS (iPad). O aplicativo é integrado à plataforma ArcGIS e permite que os usuários planejem voos automatizados em 2D ou 3D, além de controlar o drone em voo;

  • Site Scan Manager: um aplicativo web para processar, gerenciar e realizar análises em imagens de drones. O app também inclui um painel administrativo para gerenciar usuários e permissões de projeto, disponível para usuários com privilégios de administrador.

Agora que você já sabe um pouco sobre o assunto, que tal aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o Site Scan? Clique abaixo e conheça todas as vantagens e a importância da utilização de Drones integrado a plataforma ArcGIS!

Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: