*Dica do Editor: Clique aqui e acesse GRATUITAMENTE a apresentação da Taesa sobre: “Ferramentas GIS na Gestão de Faixas de Servidão das Linhas de Transmissão”!

*Dica do leitor: Faça sua inscrição grátis na “Semana da Inovação no setor de Energia Elétrica – Como aumentar a produtividade das operações de campo com o ArcGIS” clicando aqui!

Segundo o INPE, o Brasil é o País que apresenta a maior incidência de raios. Anualmente, cerca de 77,8 milhões de descargas atmosféricas são registradas e a razão deste índice é geográfica: Sendo o maior país da zona tropical do Planeta – área central onde o clima é mais quente, há uma maior tendência para formação de tempestades e raios.

Segundo divulgado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2020 foram registradas cerca de 3.950 ocorrências de desligamento em linhas de transmissão em todo território nacional. No gráfico abaixo podemos observar que grande parte dos eventos foram decorrentes de Queimadas e também Descargas Atmosféricas.

A Equatorial Energia vem utilizando o ArcGIS Enterprise e seu conjunto de Soluções prontas para uso para fornecer uma visão geográfica dos ativos em conjunto com informações em tempo real de eventos ao entorno, contribuindo para uma rápida tomada de decisão e redução do tempo resposta para restabelecimento do sistema mediante ocorrências adversas.

A Suíte de Aplicativos disponível no ArcGIS Enterprise, se tornou peça fundamental para a eficácia do projeto. Dentre as soluções ready to use destaca-se o ArcGIS Dashboard, o qual permite a criação de paineis gerenciais interativos em uma única tela para análises baseadas em localização e monitoramento em tempo real.

O painel abaixo monitora Linhas de Transmissão por tensão, Subestações e Torres com seus devidos atributos. Neste ambiente é possível visualizar eventos como focos de calor registrados pelo Satélite MODIS.

Os registros de focos de calor são atualizados a cada 30 minutos, e são fornecidos como um serviço de feição disponível no ArcGIS Living Atlas. Esta informação é produto do Sistema de Observação da Terra da NASA (EOSDIS), o qual utiliza GIS e sensoriamento remoto.

O painel também monitora a incidência de raios na área concessão da Equatorial. Disponível como um serviço de feição e atualizado a cada 15 minutos, é fornecido pela Agência Americana NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) e auxilia na análise preliminar de possíveis causas de incidentes em Linhas de Transmissão decorrentes de descargas atmosféricas apoiando assim a tomadas de decisão.

Descargas elétricas se aproximando das linhas de transmissão na ilha de São Luis – MA
Data 15/07/2021 as 14:48

O painel informou com precisão o motivo da falta de energia da LT-CAP-BRA, no dia 10/06/2021 às 16h33, religada na 1ª tentativa.

Centro de Operações – Equatorial

Equatorial também adotou a Solução Web AppBuilder for ArcGIS a qual oferece um conjunto de funcionalidades prontas para uso e baseadas em localização para diversas análises do negócio. Usando ferramentas para analisar e visualizar dados, possibilita o compartilhamento de informações geográficas entre as áreas por meio de aplicativos, mapas e relatórios.

O painel abaixo possibilita ao usuário encontrar a localização do ativo, planejando uma tomada de decisão mais inteligente e o empoderando para responder de maneira mais rápida a situações cruciais. Os recursos como desenhar, medir, imprimir foram adotados.

O monitoramento de ativos com o ArcGIS vem fazendo a diferença com grande relevância, disponibilizando espacialmente com poucos cliques, criar aplicação WebGIS, a partir de componentes pré-configurados na plataforma, nos auxilia na identificação e prevenção de incidentes causados por focos de incêndio e descargas atmosférica próximo as Linha de Transmissão.” Evandro Meireles – Analista de Geoprocessamento – Gerência Corporativa de Cadastro e Geoprocessamento.

Gostou do artigo acima? Então você vai adorar participar do #EUESRI2021.
Clique na imagem abaixo, faça sua inscrição e não fique de fora!

Você também pode gostar:

“Semana da Inovação no setor de Energia Elétrica”

EU Esri 2021: GIS & Location Intelligence criando um futuro sustentável

eBook GRÁTIS sobre ArcGIS para inscritos no EU Esri 2021

Seu trabalho apresentado no EU Esri 2021 ​

Sorteio Exclusivo para Inscritos no EU Esri 2021


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: