Prospecção de fornecedores agrícolas: como garantir a qualificação e rastreabilidade.

Thiago de Almeida Prado

Especialista de Marketing do Agronegócio

O desafio

Controlar a origem de commodities agrícolas é um desafio crescente em especial no mercado de grãos.

As crescentes exigências de mercados consumidores, contribuem para o aumento da necessidade de se ter uma rastreabilidade e controle da origem dos produtos agrícolas.

Entre as comodities agrícolas os grãos apresentam os maiores desafios, uma vez que estão dentro de um silo ou armazém, é impossível distinguir a origem de cada grão, por isso, a melhor forma de garantir a origem é destinar aos silos somente grãos provenientes de áreas verificadas ou certificadas.

Essa verificação deve ser feita, preferencialmente, antes do início das atividades de prospecção de campo, evitando-se visitas a fazendas que não cumprem as exigências dos mercados consumidores e direcionando o esforço de prospecção para áreas aptas sem restrições.

Como fazer a verificação remotamente?

Atualmente existem diversas bases de dados públicas que podemos consultar se determinada propriedade tem algum tipo de restrição. Com essas bases, é possível verificar se determinada área foi aberta dentro de algum período com restrições, como embargo da soja por exemplo, se existe algum embargo com o IBAMA ou se está dentro de uma área de proteção ambiental entre outras informações relevantes.

Mapas com áreas com restrições ambientais na microrregião de Sinop-MT.

Além da análise deste tipo de dados, pode-se analisar imagens de satélite, tanto públicas quanto comerciais, para fazer uma dupla checagem das áreas a serem prospectadas. Com as imagens de satélite, é possível identificar:

  1. Onde estão as lavouras;
  2. Qualidade das lavouras em safras passadas;
  3. Data de desmatamentos;
  4. Qual a situação atual;
  5. Checagem dos dados do CAR.
Imagem de satélite mostrando áreas desmatadas entre 2021 e 2022 destacadas em vermelho.

Benefícios do uso do ArcGIS na prospecção.

A utilização da plataforma ArcGIS, tem um papel crucial na garantia de origem de produtos agrícolas, com eles podendo unir diversas bases de dados e processar esses dados transformando-os em informações, e essas informações serão a base para a tomada de decisões.

Essas decisões podem ser desde a escolha do local para a construção de um armazém ou silo, até quais são as propriedades em que eu não devo prospectar por causa de alguma restrição.

Esse processo de análise prévia das propriedades é muito mais eficiente e confiável do que uma simples visita a campo.

Fazer uma prospecção sem esse direcionamento pode acarretar custos e riscos desnecessários uma vez que em uma negociação pode levar tempo e, no final, se descobre que a área prospectada tem algum tipo de restrição, desperdiçando tempo e recursos.

Confira 7 informações que podem ser geradas em dentro do sistema ArcGIS estão:

  1. Análise do potencial de mercado.
  2. Escolha da área de atuação.
  3. Análise ambiental de cada propriedade a ser prospectada.
  4. Planejamento das prospecções.
  5. Avaliação de questões sociais ligadas a propriedade prospectada.
  6. Acompanhamento de status de contratos.
  7. Monitoramento das áreas com contratos.

A utilização da plataforma ArcGIS na prospecção de fornecedores agrícolas garante agilidade na troca de informações entre escritório e campo. Com os apps de campo, é possível coletar as informações desejadas com confiança e rapidez, de forma padronizada fornecendo informações quase em tempo real as equipes de planejamento, que podem ajustar as suas estratégias de acordo com a realidade observada no campo.

Outra vantagem da plataforma é que ela permite a integração com diversas fontes de dados, sejam de um sistema legado, dados públicos, imagens de satélites, informações coletadas em campo entre outras fontes.

Conheça as vantes do ArcGIS na sua prospecção de fornecedores agrícolas!

Nos dias atuais, é praticamente impossível garantir a origem de produtos agrícolas sem o uso de um sistema de informação geográfica e uma base de dados unificada. Somente a plataforma ArcGIS é capaz de oferecer uma solução completa, robusta, personalizável e segura para atender aos mais exigentes requisitos técnicos.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!