No dia 26 de maio aconteceu a quinta edição do AgriSummit 2022, principal encontro de inovação e geotecnologia do agronegócio brasileiro.

Durante o evento, o time de profissionais da Imagem e da Esri, juntamente com os maiores players dessa indústria ofereceram conteúdos e demonstrações sobre soluções para sustentabilidade e inovações no agronegócio, o evento também trouxe temas como ESG, Segurança Climática, Logística, Agricultura de Precisão, Monitoramento Agrícola, Inteligência Analítica e Inteligência Artificial.

Confira abaixo quais foram os projetos e empresas premiadas pela maior comunidade de GIS aplicado ao Agronegócio:

Uso do ArcGIS Network Analyst para Otimização do Transporte de Mudas de Eucalipto com Tainã Curralo Scarano – Bracell SP

A Bracell é uma das líderes na produção de celulose solúvel, incluindo celulose especial solúvel e vem utilizando o geoprocessamento para criar oportunidades de fomentar o melhor uso das informações e agregar análises baseadas em dados espaciais para tomada de decisão.

Com a utilização do sistema ArcGIS e os recursos do Network Analyst, a Bracell desenvolveu um projeto para a melhoria da gestão e operação de entregas de mudas do viveiro, o qual foi muito satisfatório nos resultados.

Participar em nome da Bracell SP e apresentar esta solução presencialmente no Agrisummit 2022 foi de grande satisfação, principalmente por poder compartilhar e difundir o conhecimento e experiência adquirida no desenvolvimento desse projeto, proporcionando aos presentes uma visão de novas possibilidades em seus negócios dentro do ambiente do ArcGIS.

O evento Agrisummit 2022 promoveu uma troca incrível de experiências entre os participantes, vindos de diversas empresas do setor e também desenvolvedores de produtos ESRI, que com certeza agregou muito aprendizado e network a todos. Tainã Scarano, Planejamento e Controle Florestal. Bracell.

ArcGIS Pro na delimitação de zonas de manejo em agricultura de precisão com Gerardo Felipe Espinoza Pérez – Duas Marias

A apresentação da empresa Duas Marias se baseou no artigo publicado no Portal GEO em janeiro de 2022 sobre as definições de Zonas de Manejo utilizando o ArcGIS Pro.

No evento, foi possível ver como as ferramentas de análise espacial e estatística, podem ser integradas por meio de scripting em python, para definir subdivisões de áreas de produção agrícola, garantindo que a variabilidade dentro das areas subdivididas seja menor que entre elas.

O AgriSummit foi uma oportunidade ímpar de compartilhamento de conhecimento, difusão de informação e exposição do grande potencial de aplicabilidade do ArcGIS na solução de diferentes problemas em diferentes complexidades.’’Gerardo Felipe Espinoza Pérez. Duas Marias.

O artigo foi baseado em trabalho apresentado em disciplina do PPG da FEAGRI/UNICAMP.

BP Bunge e ArcGIS: Trabalhos Centralizados com Miguel Prieto – BP Bunge

A BP Bunge está presente em cinco estados brasileiros e conta com onze unidade agroindustriais. Fazer a gestão desses ativos é um grande desafio que vem sendo superado com o uso do Sistema ArcGIS.

A apresentação da BP BUNGE trouxe uma visão de forma integrada dos trabalhos que hoje são executados pela área de inteligência geográfica. A integração do GIS com ERP da empresa foi demostrada através da apresentação de mosaicos temáticos e fluxos. Um overview em projetos como o de sistematização de plantios, identificação de falhas e direcionamento de plantio também foram feitos. Por fim, a BP Bunge apresentou um trabalho de análise espacial operacional que trouxe maior assertividade para pagamentos de prestadores de serviços de campo.

Aplicação de Inteligência Artificial para processamento de imagens na área Florestal com Rodrigo Marques Ferreira – Eldorado

A apresentação da Eldorado, uma das mais modernas e competitivas empresas de celulose do mundo, mostrou como o sistema ArcGIS se tornou uma ferramenta funcional que permitiu facilitar as análises de dados da empresa utilizando o ArcGIS Notebook.

Participar do Agrisummit 2022 em 26/05/2022 e poder apresentar o tema “Desafio da aplicação de inteligência artificial para processamento de imagens na área florestal”, para uma plateia empolgada que reunia representantes de diversos segmentos do agro no Brasil foi uma experiência inigualável, desde o início graças a organização que se dedicou a cuidar de tudo nos mínimos detalhes o que garantiu o sucesso do evento.’’Florestal com Rodrigo Marques Ferreira. Eldorado.

O evento também apresentou, em primeira mão, o mais novo case de sucesso do seguimento de Agronegócio.

Case de sucesso da usina Alta Mogiana

A usina Alta Mogiana é uma agroindústria sucroenergética que vem se destacando no uso do ArcGIS em seus processos.

O sistema ArcGIS promoveu a união de diversas áreas, desde a produção agrícola até os gestores que tomam decisões baseadas em dados que foram transformados em informações.’’José Renato de Melo – Coordenador de Projetos e Sistemas. Alta Mogiana. 

O principal benefício das interfaces dos aplicativos Survey123 e FieldMaps é a facilidade de uso que permite com que os usuários de campo realizarem apontamentos com segurança e agilidade, garantido a confiabilidade das informações. As aplicações permitiram a substituição dos formulários manuais que exigiam pós lançamento e processamento, reduzindo os custos e otimizando os processos.’’ Hernani Mazier – Engenheiro de Produção Sênior. Alta Mogiana.

Temo que buscar cada vez mais eficiência e rapidez na coleta de dados que vem do campo para a gestão. Hoje informação é o bem mais precioso que uma empresa pode ter. E contar com a parceria do ArcGIS nos deixa mais tranquilos na nossa estratégia de crescimento da empresa.’’ Paulo Sérgio dos Santos – IT Manager. Alta Mogiana.

Time da Imagem no AgriSummit 2022

 

Saiba mais mais sobre o uso do GIS e Location Intelligence nas indústrias de Agronegócios clicando aqui!

 

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Agenda de Sustentabilidade: Compliance Socioambiental

3 aspectos em que os eventos presenciais se mostram importantes para os negócios.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: