*Dica do Editor: Clique aqui e acesse GRATUITAMENTE a apresentação da Taesa sobre: “Ferramentas GIS na Gestão de Faixas de Servidão das Linhas de Transmissão”!

*Dica do editor: Inscreva-se no  EU Esri 2021 e faça parte do maior encontro de geotecnologias e usuários do Sistema ArcGIS do Brasil​!

Mesmo já sendo a aplicação GIS desktop mais poderosa do mercado desde o seu lançamento, em 2015, a Esri vem investindo cada vez mais em trazer novas melhorias e funcionalidades ao ArcGIS Pro.

Suas atualizações recentes trouxeram diversos aperfeiçoamentos de visualização, produtividade e performance, além de contar com novas ferramentas e funcionalidades que facilitam e simplificam o seu fluxo de trabalho.

O Encontro de Usuários Esri no Brasil 2021 contará com explicações e demonstrações detalhadas desses e muitos outros recursos.

Acompanhe abaixo algumas novidades do ArcGIS Pro que serão demonstradas no Eu Esri 2021.

Visualização

Um dos principais usos do ArcGIS Pro é na criação de mapas e visualizações convincentes e engajantes. Agora, para melhorar ainda mais essas visualizações, você pode aplicar diferentes modos de blend nas camadas. Por exemplo, você pode clarear ou escurecer uma camada para chamar a atenção para os altos ou baixos do relevo de um mapa.

Outra novidade de visualização são as novas opções de seleção que permitem que você use uma cor de preenchimento sólida ou padrões em hachura para as feições de polígonos selecionadas em seu mapa. O símbolo de contorno padrão presente nas versões anteriores do ArcGIS Pro pode dificultar a interpretação do conjunto de seleção em algumas situações. Utilizando padrão de preenchimento sólido ou em hachura, isso não acontece e o conjunto de seleção torna-se mais fácil de se visualizar, como ilustrado na imagem abaixo.

Produtividade

É crescente a busca dos usuários por fluxos de trabalho cada vez mais rápidos e eficientes. Pensando nisso, a Esri trouxe diversas novidades de produtividade ao ArcGIS Pro. Um dos destaques é a pesquisa de comando, que ajuda você a encontrar comandos e ferramentas por nome ou palavra-chave. Quando você encontrar o comando que deseja, você pode executá-lo diretamente a partir do resultado da pesquisa.

Outra novidade que pode facilitar muito a sua vida, é o fato de que agora todos os menus de execução de ferramentas de geoprocessamento têm um botão que permite copiar comandos Python. Isso copia para a área de transferência o script de Python necessário para executar a ferramenta usando os parâmetros e ambientes especificados. E o mais legal disso tudo é que a ferramenta não precisa ser executada para que seja possível copiar o comando!

Novas funcionalidades

O processo de Engenharia de Dados é uma etapa crítica em muitos fluxos de trabalho de mapeamento e análise espacial. Pensando nisso, a Esri trouxe a nova ferramenta “Engenharia de Dados” ao ArcGIS Pro. Essa funcionalidade te ajuda a explorar, visualizar, limpar e preparar seus dados.

Outra novidade é que agora podemos manipular feições 3D. As camadas de feições de objetos 3D são um novo tipo de dado introduzido recentemente no ArcGIS Pro, e essas camadas podem exibir características como reflexo, sombreamento e aspereza. Esses dados podem ser abertos e editados diretamente em vários aplicativos de modelagem de terceiros, incluindo Maya e Blender.

Além disso, também temos novos recursos de análise espacial, como por exemplo o novo assistente de detecção de mudanças. A detecção de mudanças é o processo de comparar vários rasters ou imagens capturadas de um mesmo local, em vários momentos diferentes, para identificar as mudanças que ocorreram de um período para o outro. Agora, através do novo assistente de detecção de mudanças, o ArcGIS Pro permite que você compare rasters e identifique a magnitude e o tipo de mudança, como ilustrado na imagem abaixo.

Para saber ainda mais sobre as funcionalidades do ArcGIS Pro e conhecer todos os benefícios do sistema, faça a sua INSCRIÇÃO GRÁTIS no EU Esri 2021 e garanta sua vaga!

Você também pode gostar:

Seu trabalho apresentado no EU Esri 2021 ​

Sorteio Exclusivo para Inscritos no EU Esri 2021

EU Esri 2021: GIS & Location Intelligence criando um futuro sustentável


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: