Luiz Arueira, diretor de informações da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, apresentou o projeto DATA.RIO no EU Esri 2018.

O EU Esri 2018, vem sendo nos últimos anos, o maior evento online de Transformação Digital do país, foram mais de 4.000 inscritos para assistir apresentações e projetos dos mais variados setores, mostrando à comunidade de usuários da Plataforma ArcGIS, como o GIS pode garantir o melhor futuro na sua instituição.

DATA.Rio foi um dos destaques do evento!

No âmbito de Governo Municipal, Luiz Arueira apresentou o DATa.Rio, o maior portal de dados abertos do Brasil, construído através da Plataforma ArcGIS.

O DATA.Rio é composto por um vasto acervo de informações do Armazém de Dados, como mapas, tabelas e aplicações SIG Web melhorando e facilitando a administração da cidade, além de garantir maior visibilidade e interação com a população.

O DATA.Rio é parte modelo de planejamento e gestão da informação pública da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, iniciado em 2014 pela normatização do Sistema de Informações Urbanas (SIURB).

Assista o caso de sucesso apresentado pelo Diretor de Informações do IPP, Luiz Arueira no EU Esri 2018:

DATA.Rio

O SIURB

O SIURB tem como finalidade reunir, gerir, integrar e atualizar todo o banco de dados sobre a cidade do Rio de Janeiro. Com a expertise do Instituto Pereira Passos (IPP), o SIURB é fundamental no planejamento e gestão da informação da Prefeitura, estabelecendo eficiente integração entre as secretarias, auxiliando política públicas da Administração Municipal.

Vale lembrar que entre nos dias 11, 12 e 13 de setembro, o IPP promove o “II Seminário SIURB: Informação, Planejamento Territorial e Políticas Públicas na cidade do Rio de Janeiro”. O evento irá compartilhar conhecimento entre os usuários e administradores do SIURB de 55 órgãos internos e externos da administração municipal.

O evento acontece no auditório do Ministério Público do estado do Rio de Janeiro, das 9h às 17h, e você pode assistir online no site do Ministério Público. Você também acessar diretamente a transmissão aqui.

O Seminário contará com a presença de pessoas nomeadas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), da Esri Americas, da NASA, dentre outras. Além de premiar trabalhos enviados para o I concurso de Ideias do SIURBLab.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: