Anualmente, a Esri organiza na cidade de Houston, no estado norte-americano do Texas, um encontro de especialistas na utilização de geotecnologias para o setor do petróleo.

Denominado “Esri Petroleum GIS Conference”, este evento tem como objetivo primário demonstrar ao mercado as mais recentes novidades criadas pela Esri para a indústria petrolífera.

Os destaques da Esri Petroleum and GIS Conference

Equipe Imagem na Esri Petroleum GIS Conference

Equipe da Imagem em Houston. Da esquerda para a direita: Daniel Candido (Marketing); Marco Medeiros (T.A.); Leonardo Fernandes (Gerente de Contas).

A Imagem enviou uma equipe até o evento com o objetivo de conferir as principais inovações envolvendo a utilização de ferramentas baseadas neste tipo de tecnologia no setor de petróleo.

As novidades envolvem aperfeiçoamento na adoção de técnicas baseadas em GIS em distintas etapas dos processos da indústria do petróleo, abrangendo desde a prospecção e extração, até o transporte e refino desta preciosa substância.

Substância essa que é essencial para a manutenção da sociedade humana moderna, uma vez que é matéria prima de ampla gama de produtos que utilizamos, como medicamentos, tecidos, plásticos, borrachas, pavimentos, revestimentos, lubrificantes, combustíveis, entre diversos outros produtos industriais essenciais ao nosso dia a dia.

Um dos grandes destaques do evento foram discussões envolvendo a implementação do ArcGIS Pipeline Referencing (APR) e os ganhos de produtividade proporcionados por sua utilização.

Em síntese, o APR consiste em uma extensão para a plataforma ArcGIS que permite que o usuário desenvolva mapeamentos eficientes e acurados dos sistemas de pipelines (dutos de transporte de petróleo e seus derivados).

Além do mapeamento, o sistema permite a adição de eventos associados as feições mapeadas.

Todos os dados são integrados de forma georreferenciada, tornando possível o gerenciamento de vastas quantidades de informações sobre esses pipelines.

Após atuação na conferência, o time da Imagem participou de reunião na unidade da Esri em Houston, com o intuito de trocar informações sobre novas tecnologias que em breve serão disponibilizadas para solucionar problemas de negócios relacionados ao setor de óleo e gás.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Geospatial Cloud: rompendo barreiras com transformação digital

Localização em foco: é assim que o Spotify está expandindo

Survey123 ajudando a manter a água potável em segurança

Usando mapas 3D para otimizar o desenvolvimento urbano


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: