*Dica do Editor: Clique aqui e acesse GRATUITAMENTE a apresentação da Taesa sobre: “Ferramentas GIS na Gestão de Faixas de Servidão das Linhas de Transmissão”!

*Dica do leitor: Inscreva-se gratuitamente no EU Esri 2021 e saiba muito mais sobre o sistema ArcGIS no maior encontro de geotecnologias do Brasil​!

Para que se tenha domínio do ArcGIS é preciso ir muito além do conceito, e o EU Esri 2021 é uma ótima oportunidade para aprimorar seus conhecimentos.

Em 2021, você verá na prática todas as novidades e funcionalidades do sistema com as melhores práticas como solução para lidar com os novos padrões de consumo, economia volátil, compliance ambiental e gestão pública em evidência.

O EU Esri 2021 acontecerá no dia 29 de setembro, totalmente ONLINE e GRATUITO, com o tema “GIS & Location Intelligence criando um futuro sustentável”.

Você escolheu, nós adoramos as escolhas

Os temas das palestras do EU Esri 2021 foram escolhidos por você. Isso mesmo, em uma votação feita em nossas redes sociais, o público escolheu diversas temáticas extremamente interessantes e fundamentais para que seja possível um evento completo, falando das principais tecnologias que facilitarão o uso do ArcGIS no seu dia a dia.

Veja abaixo todas as temáticas do Encontro de Usuários Esri 2021 e, em breve, a agenda completa!

Spatial Analysis & Data Science

São diversas as metodologias e tecnologias quando se trata de Spatial Analysis & Data Science em relação ao ArcGIS. O que torna possível o desenvolvimento de habilidades analíticas e de ciência de dados, que não se limitam em apenas uma análise de mapeamento, mas visa solucionar diversos problemas complexos durante sua jornada de trabalho.

GeoAI, Machine Learning & Deep Learning

Um conjunto de recursos oferece novos níveis de automação, reconhecimento de padrões e modelagem preditiva diretamente no Sistema ArcGIS. Aplique a análise espacial, com base em ferramentas de Machine Learning e Inteligência Artificial, dentro do Sistema ArcGIS para que as análises de previsão multivariada, classificação de imagens, agrupamento e detecção de padrões espaciais sejam mais práticos e ofereçam resultados mais precisos.

Big Data

O Sistema ArcGIS permite que você transforme dados espaciais massivos, grandes e complexos, em informações gerenciáveis. É possível analisar e exibir grandes volumes de dados (Big-Data) conforme eles fluem para seus ambientes de modelagem ArcGIS, criar mecanismos de alerta que podem ser acionados conforme os ativos se movem ou mudam, além de dimensionar automaticamente suas análises e o armazenamento de seus dados.

Real Time

Para acompanhar a localização dos seus operadores de campo, otimizar os seus ativos, ou proteger sua infraestrutura com localização e isolamento de áreas de risco, é indicado o uso do Monitoramento em tempo real. Com o Sistema ArcGIS, você terá em mãos recursos para trabalhar com esses dados, em tempo real, por meio de análises, ingestão de dados de sensores, feeds de mídia social e sistemas IoT, por exemplo. Tanto em servidores locais, quanto na nuvem, seja privada ou Geospacial da Esri, possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva e imediata, diante de missões críticas e eventos de grande impacto.

Reality Capture

O Reality Capture é a representação do mundo real dentro do ambiente virtual, que permite que organizações avaliem suas infraestruturas, detectem mudanças, monitorem o ambiente, e construam gêmeos-digitais. As ferramentas ArcGIS disponibilizam recursos para capturar e processar conjuntos de dados de pontos volumosos, além de transformá-los, automaticamente, em informações prontas para serem incorporadas ao GIS, incluindo malhas 3D, ortofotos, ortomosaicos, e modelos digitais de terreno ou superfície.

Digital Twin

Um gêmeo digital, ou Digital Twin, é uma representação virtual do mundo real, incluindo objetos físicos, processos, relacionamentos e comportamentos. As ferramentas do Sistema ArcGIS suportam a criação desses gêmeos digitais, tanto de ambientes naturais quanto de ambientes construídos, além de integrar, com exclusividade, diversos tipos de modelos digitais. A tecnologia geoespacial conecta diferentes tipos de dados e sistemas para criar uma visualização única, que pode ser acessada durante todo o ciclo de vida do projeto.

Soluções 3D

As soluções 3D da Esri permitem adicionar dimensão aos dados GIS de vetores e estão presentes em diversos produtos do Sistema ArcGIS, seja no software desktop, com o ArcGIS Pro, ou mesmo no ArcGIS Online ou Enterprise, assim como em apps mais específicos, como o ArcGIS Indoors. Essas soluções são bastante usadas para o planejamento de cidades, gerenciamento de operações e infraestruturas, projetos de novos desenvolvimentos e avaliação de impactos, e estão diretamente relacionadas aos conceitos de Digital Twin, ajudando na tomada de decisões eficazes e informadas.

GIS & BIM

Mais um dos recursos do ArcGis, que permitem que as equipes integrem e visualizem dados de projetos em soluções fáceis de usar e fundamentais para a tomada de decisões. Equipes de diversos setores que trabalham com dados BIM (Building Information Modeling) podem utilizar facilmente os dados vinculados de vários sistemas usando um contexto geoespacial com a integração ao GIS. Essa integração GIS e BIM agrega valor em projetos de engenharia, gerenciamento de ativos e para operações de gestão de infraestrutura construída.

Field Apps

Uma nova geração de aplicativos de campo fornece uma experiência completamente integrada para usuários que precisam capturar dados em campo. Com o Field Apps é possível fornecer a capacidade de trabalhar com todas as etapas do trabalho de campo: planejamento; navegação; entendimento; captura de dados; rastreio e monitoramento. Essa abordagem melhora significativamente a coordenação e a eficiência operacional das atividades, reduzindo e até substituindo a dependência do papel, e permitindo o trabalho offline.

Drones & Imagery

Os dados de imagens e rasters são fundamentais para a maioria dos fluxos de trabalho geoespaciais em todos os setores. Com o gerenciamento e a análise de imagens como componentes principais, o ArcGIS fornece um sistema único que permite o trabalho com dados vetoriais e de imagem para obter percepções de negócios mais avançadas. Além disso, o Sistema ArcGIS suporta todas as formas de Imagens e dados de Sensoriamento Remoto. Os recursos voltados ao uso de drones oferecem um fluxo de trabalho completo, de ponta-a-ponta, desde o planejamento e execução automatizada de voo, gerenciamento de frota, até a parte de coleta das imagens, processamento, gestão e compartilhamento desses produtos gerados.

Muito obrigado por nos ajudar a escolher os temas do EU Esri 2021. Em breve divulgaremos a agenda completa e diversas novidades que, para receber, é só se inscrever clicando na imagem abaixo!

Você também pode gostar:

Seu trabalho apresentado no EU Esri 2021 ​

Sorteio Exclusivo para Inscritos no EU Esri 2021

EU Esri 2021: GIS & Location Intelligence criando um futuro sustentável


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: