No dia 27 de abril aconteceu a volta do Utilities Summit no modo presencial. O evento contou com líderes da transformação digital que atuam com GIS e Location Intelligence nos segmentos de Energia Elétrica, Gás e Saneamento.

Durante o evento, o time de profissionais da Imagem e da Esri, juntamente com os maiores players dessa indústria, demonstraram como o Sistema ArcGIS pode ser uma das formas mais eficazes de enfrentar os desafios diários dessas empresas, que vivenciam constantes mudanças nos padrões de consumo, questões de sustentabilidade e mudanças tecnológicas.

Tudo para que otimizem resultados e ampliem a satisfação dos milhões de clientes atendidos por esses serviços básicos em nosso país.

Durante o evento, os casos de sucesso apresentados receberem o Prêmio de Excelência no uso do Location Intelligence na Indústria de Utilities. Confira abaixo quais foram os projetos e empresas premiadas pela maior comunidade de GIS aplicado nas Utilities de nosso país:

Case CAESB: Monitoramento Ambiental (Advanced Analytics)

Visando otimizar os processos de monitoramento dos mananciais do Distrito Federal, a CAESB implementou uma solução de detecção de mudanças automatizada, utilizando imagens de satélite e modelos de Deep Learning integrados ao ArcGIS.

Esta solução permite identificar eventos que possam estar causando impactos ambientais negativos nos mananciais, como ocupação irregular ou ocorrência de queimadas.

O projeto trouxe como resultado maior assertividade nas fiscalizações em campo e uma estimativa de redução de mais de 90% nos custos relacionados ao processo de fiscalização.

Nós tínhamos o desafio de reduzir os custos do processo e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência. Com apoio do pessoal da Imagem, com as tecnologias Esri, conseguimos realizar.Carlos Eduardo Machado Pires (CAESB)

Case ANEEL: Acompanhamento da implantação de usinas fotovoltaicas com uso de inteligência artificial

O Brasil é um país tropical com recursos solares abundantes, mas ainda subutilizados. No entanto, a energia solar é uma das fontes renováveis mais promissoras do país.

Por esse motivo, a inspeção adequada de usinas solares é um problema de grande interesse para os órgãos gestores de energia de todo o território brasileiro, e os avanços em Deep Learning, por exemplo, permitem um monitoramento automático, periódico e de baixo custo.

Utilizando o ArcGIS, a ANEEL, empresa de Energia Elétrica vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com sede no Distrito Federal, conseguiu reduzir significantemente os custos da operação com maior precisão dos dados, conforme comentado abaixo por um dos responsáveis pela instituição.

O resultado mais óbvio que conquistamos com o sistema ArcGIS foi o da redução de custos. Hoje a gente consegue focar a fiscalização onde realmente importa, não só com menor tempo, mas com maior precisão.Pedro Machado (ANEEL)

Case CORSAN: Projeto Smart Water – O GIS como ferramenta para integração de ações

Para enfrentar os desafios do fornecimento de água e coleta de esgoto no estado do Rio Grande do Sul, a CORSAN desenvolveu o projeto Smart Water, que visa implementar as melhores tecnologias nos diferentes processos da operação dos sistemas de água e esgoto, a fim de obter um melhor resultado operacional nas redes.

Neste contexto, o ArcGIS é utilizado como solução de integração entre as diversas tecnologias aplicadas no projeto (medidores inteligentes, telemetria, atendimento digital, etc) e, também, como a principal interface de análise e monitoramento dos dados de toda a operação.

A parceria de longos anos, de quase uma década, com a Imagem, começou com pequenas inserções e hoje sustenta, talvez, a principal plataforma da companhia em relação a informação confiável.Jean Bordin (Corsan)

Case CPFL – Recuperação de Energia

A CPFL, em busca de aprimorar as análises de detecção de fraudes e identificar clandestinos com técnicas Deep Learning, GeoAI e o ArcGIS, validou a metodologia junto com o time da Imagem de Advanced Analytics testando hipóteses e identificando padrões de correlações com os dados de consumo elétrico, localização geográfica, identificação de telhados e piscinas em imagens de alta resolução e dados de telefonia.

Esta solução permitiu ao time CPFL, identificar potenciais fraudadores na região escolhida com elevada assertividade, 50% superior à média encontrada normalmente na região de Ribeirão Preto em regiões que nunca tinham sido inspecionadas. O ticket médio de recuperação também com um potencial ganho superior a 60%.

Além dos benefícios de elevar a produtividade na identificação de irregularidades, contagem de potenciais clandestinos de forma remota sem risco para a equipe, correção de cadastro com irregularidade na classe da fase, recuperação de receita acelerada e possibilidade de reduzir os riscos que afetam a segurança da rede através da identificação das irregularidades.

A nossa aplicação com a Imagem veio de um projeto de recuperação de energia, que já resultou em um Caso de Sucesso, em um período de apenas 3 meses.Juliano Andrade Silva (CPFL)

Case BRK RMR: Análise de Viabilidade Comercial

Visando promover a expansão dos serviços de esgotamento sanitário, a BRK Ambiental tem utilizado o ArcGIS para analisar a viabilidade comercial de novos empreendimentos e garantir o incremento de receita para a companhia.

A análise da disponibilidade da rede através de recursos de geoprocessamento traz maior agilidade e assertividade para os processos internos da organização e um melhor atendimento aos clientes que solicitam os serviços de interligação a rede.

Os trabalhos de campo eram todos feitos no papel. Com a utilização do ArcGIS foi possível concentrar os dados, o que viria a facilitar a análise de ligação.Dannyelle Lima (BRK)

Case BAHIAGÁS

Com o intuito de manter seu cadastro atualizado e responder com agilidade as diversas áreas de negócios, a Bahiagás vem trabalhando na atualização da plataforma e refinamento do seu cadastro de ativos.

A versão mais recente do Sistema Arcgis foi instalada e configurada e em pouquíssimo tempo, a Bahiagás já passou a usufruir das ferramentas nativas, construindo Dashboards, realizando integrações e atendendo a problemas de negócio específicos, possibilitando a Diretoria uma tomada de decisão mais assertiva utilizando a inteligência geográfica.

Além disso, junto com a atualização cadastral, iniciou-se o processo da modelagem/implantação do framework Utility Network que, quando finalizado, permitirá a Bahiagás a gestão inteligente de seus dutos, realizando a simulação de problemas e acelerando o processo de manutenção / intervenção na rede, melhorando o atendimento ao cliente e minimizando impactos referentes a desabastecimento de gás.

Nós temos a solução da Esri há bastante tempo, há mais ou menos uns 15 anos. Hoje utilizamos o software como um centralizador de dados e georreferenciamento, fazendo com que o ArcGIS seja a ferramenta principal de GEORicardo Menezes (BahiaGás)

Itaipu Binacional – Estratégias de transformação digital através da geotecnologia para governança ambiental

A Itaipu Binacional apresentou os detalhes da sua estratégia de Transformação Digital com a utilização do ArcGIS.

Trata-se de uma Usina Hidrelétrica, com serviços voltados para a Governança Ambiental, que atua tanto no Brasil quanto no Paraguai. Com mais de 14000MW de potência instalada e mais de 100.000HA, a empresa focou na Geotecnologia para obter resultado desde o Planejamento, passando pelo Acompanhamento em Campo, até a Tomada de Decisão, que por conta da tecnologia oferecida pela Imagem, alcançou objetivos como: centralização de informações, estruturação de para coletas em campo, excelência no pós-processamento, entre outros.

A gente era um departamento de criação de mapas, que se limitava em ficar fazendo mapas no ArcGIS Desktop e passamos a ser um Departamento de Gestão da Informação Territorial.” Raquel Freitas Duarte e Lucas Henrique Garcia (Itaipu)

Deixo, em nome da Imagem, o agradecimento a cada um dos profissionais convidados que nos apresentaram seus Cases de Sucesso e nos mostraram o motivo de serem referências no mercado nacional, com resultados surpreendentes utilizando os benefícios do ArcGIS no mercado de Utilities.

Saiba mais mais sobre o uso do GIS e Location Intelligence nas indústrias de:
1- Óleo e Gás;
2- Energia Elétrica;
3- Saneamento.

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Eficiência Logística: Que tal tirarmos o planejamento do papel?

Óleo e Gás – Inteligência de Mercado:​ Como lidar com o Varejo de Combustível após a Pandemia!​


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: