Toda empresa da Fortune 500 opera com tecnologia—um conjunto complexo de servidores, serviços, integrações, aplicativos e usuários dentro e fora da organização.
A maioria dos CIOs tem apenas uma visão rudimentar de como essas peças de TI se relacionam, ou quais departamentos e pessoas são afetados quando ocorre uma falha.
Agora, uma técnica revolucionária de mapeamento de TI (mapeamento de servidores, por exemplo) está mudando isso e chamando a atenção dos principais CIOs.
Mapeamento de TI revela conexões entre pessoas, software e infraestrutura
Empresas da Fortune 500 já estão habituadas a utilizar a tecnologia de sistemas de informações geográficas (GIS) para mapear e gerenciar lojas, frotas de veículos e commodities.
Agora, algumas organizações pioneiras estão explorando uma nova aplicação revolucionária da inteligência de localização, que profissionais de tecnologia estão chamando de “santo graal” da TI.
Essa forma avançada de mapeamento de TI oferece aos CIOs o que eles buscavam há anos: uma consciência operacional de sua infraestrutura de TI, permitindo visualizar fluxos de trabalho e partes interessadas impactadas por interrupções tecnológicas.
É um gêmeo digital que mostra pessoas, processos e tecnologia em uma única visualização, atraindo o interesse de empresas de destaque, como grandes companhias de tecnologia e bancos de investimento.
Em nossa era volátil de eventos climáticos extremos, ameaças à cibersegurança e agitação política, os CIOs que não têm visibilidade sobre as relações entre a infraestrutura física e os sistemas digitais—incluindo data centers, servidores, switches e computadores pessoais—correm o risco de comprometer a continuidade dos negócios.
Não saber quais funcionários ou clientes são afetados por um ataque cibernético ou uma falha de hardware ou software pode agravar os efeitos de uma crise.
Por exemplo, após as enchentes causadas pelo furacão Ida, em setembro, os moradores de Wilmington, Delaware, ficaram impossibilitados de comprar medicamentos na maioria das lojas Walgreens durante o fim de semana do Dia do Trabalho.
A razão, conforme anunciado pela Divisão de Saúde Pública de Delaware, foi que as chuvas pesadas derrubaram o fornecedor que gerenciava servidores, internet e telefones para a rede de farmácias, interrompendo o acesso dos clientes aos medicamentos essenciais.
Mapeamento de TI coloca os CIOs no Controle
Essa nova técnica de mapeamento de TI pode capacitar os líderes empresariais a tomar decisões mais inteligentes e reagir mais rapidamente quando ocorrem interrupções.
Um gêmeo digital dos ativos tecnológicos e da rede de pessoas e processos que dependem deles permite que os líderes priorizem áreas de necessidade e elaborem respostas direcionadas.
Benefícios do mapeamento de TI:
Consciência: Visibilidade operacional em tempo real de toda a organização, até os clientes.
Segurança: Os CIOs podem visualizar rapidamente o status dos patches de software dos servidores, o acesso dos funcionários a áreas sensíveis e outros riscos potenciais.
Continuidade dos negócios: Com uma visão de todos os sistemas de TI e dos processos de trabalho que eles suportam, os executivos podem priorizar atividades de resposta rapidamente em caso de interrupções.
Por exemplo, em caso de desligamento de um servidor devido a enchentes, um CIO pode visualizar um mapa de TI mostrando a localização física do hardware envolvido—até o andar, sala e rack de servidores.
Com um clique, o CIO pode acessar um mapa de TI mostrando que o sistema de e-commerce é o de maior prioridade rodando no servidor interrompido.
A partir do gêmeo digital, o CIO pode criar um ticket para resolver o problema, alertar as unidades de vendas e atendimento ao cliente que os colegas de e-commerce estão offline, e organizar e-mails e atualizações nas redes sociais para informar os clientes de que a loja online está temporariamente indisponível.
O gêmeo digital de pessoas, processos e tecnologia ajuda os CIOs a agirem sobre vulnerabilidades de segurança antes que elas ameacem a continuidade dos negócios. Com um mapa de TI da organização, um CIO pode ver quais softwares e hardwares estão desatualizados em termos de patches e como cada componente afeta vários departamentos e funções na empresa e em suas interações com os clientes.
Com um mapa claro de ativos e departamentos afetados, os executivos sabem mais e podem agir mais rapidamente para minimizar danos antes que os problemas surjam, evitando interrupções custosas.
O Segredo do Mapeamento de TI
O mapeamento de TI utiliza software GIS para ampliar até uma localização específica, como um data center em Las Vegas e mostrar a localização exata e o status dos racks de servidores ou outros ativos, como laptops. Um CIO pode usar o mapa para tomar medidas clicando em um servidor e iniciando uma solicitação para conserto ou substituição.
Um líder empresarial pode usar o mapa de TI para rastrear o caminho de um sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) até todos os funcionários e processos que ele serve—desde RH até finanças e vendas.
O gêmeo digital baseado em mapa rastreia os fluxos de trabalho do ERP até os servidores web e hardware que o suportam. Se for necessária manutenção em um servidor web, o CIO saberá exatamente quais serviços serão impactados.
Um Mapa da Organização, até os Canos
Essa combinação de inteligência de localização baseada em GIS e mapeamento de relacionamentos tem implicações de longo alcance.
Líderes de segurança podem ver quais servidores, computadores, plataformas de software ou serviços estão sendo afetados e entender quais ativos estão offline, vulneráveis ou ainda operacionais.
Esse formato visual ajuda líderes a responder rapidamente e diminuir o tempo de inatividade. Investigadores de cibersegurança também podem rastrear um ataque interno até a sala ou laptop de onde foi iniciado.
Um mapa de TI ciente de localização oferece aos CIOs, COOs e outros executivos uma visualização simples da organização—seus processos, pessoas e tecnologia—revelando como sistemas e fluxos de trabalho impactam funcionários e clientes.
Isso, por sua vez, impulsiona as empresas em direção à continuidade sustentável que os clientes esperam de líderes do setor.