Uma gestão pública eficiente, economicamente responsável e engajada também deve se preocupar com a disponibilidade de dados para a comunidade. Fazer com que a população faça parte, tenha acesso as informações de seu estado e município e conheça as ações tomadas pelos seus governantes é fundamental para um governo justo e transparente.

O acesso à informação é um direito. A Lei número 12.527 de 18 de novembro de 2011, além de elevar a participação social, aumenta o rendimento do poder público e diminui a corrupção. A Lei também garante que qualquer pessoa pode solicitar informação pública, independentemente da idade e de nacionalidade. União, Estados, Distrito Federal e Municípios têm como dever o compartilhamento das informações públicas. Transparência deve ser tratada como prioridade na gestão pública.

Num mundo onde as pessoas têm fácil acesso a quaisquer tipos de dados, o termo transparência surge para colocar em panos limpos toda desinformação e dá ao coletivo o poder do conhecimento. Iniciativas guiadas pela informação aproximam pessoas à gestão, dá confiança, senso de colaboração e engajam a comunidade. Um ambiente seguro e íntegro onde é possível compartilhar dados oficiais com credibilidade é a meta latente dos gestores atuais.

E é exatamente a função do ArcGIS Hub, um portal onde se pode compartilhar os mais diversos tipos de dados com segurança e formalidade, dando ao público a oportunidade de descobrir e analisar as ações realizadas em seu estado ou município.

ArcGIS Hub transforma a maneira como você engaja e colabora com sua comunidade

Um dos muitos benefícios do ArcGIS Hub é reunir em um único local uma série de informações que podem ser compartilhadas com a população. Dados abertos compartilhados agilizam a consulta pública, sendo positivo tanto para os servidores públicos que podem focar em outras atividades, quanto para as pessoas que irão ganhar tempo realizando suas pesquisas online.

Departamentos de saúde, por exemplo, podem reunir dados da COVID-19 e outras epidemiologias bem como ações nos cuidados contra doenças.

Departamentos de Meio Ambiente podem compartilhar dados sobre suas reservas biológicas além de mostrar quais ações estão sendo tomadas para a preservação do meio ambiente de seu estado. O ArcGIS Hub é essencial para fornecer informações que apoiam a comunidade tornando seus dias mais fáceis e dando oportunidades para tomada de decisões.

Com o ArcGIS Hub é possível criar inúmeros sites e páginas, permitindo a integração de conteúdo entre departamentos, por exemplo, ou até mesmo adição de novas ações, missões ou projetos propostos pelo governo. Esses projetos podem impulsionar o engajamento, dando a população um propósito e a oportunidade de serem ativos e se sentirem, de fato, parte da comunidade.

Integração, gerenciamento, compartilhamento. ArcGIS Hub é um sistema completo

Além de ser uma aplicação fundamental para instituições públicas, com o ArcGIS Hub você constrói tudo o que precisa sem nenhuma linha de código. Dê vida ao seu portal simplesmente arrastando e soltando os componentes. Dashboards, mapas, storymaps, gráficos, pesquisas, textos e muito mais. Seu portal a alguns cliques de distância. Personalize-o com o logotipo e cores da identidade visual da sua instituição bem como configurações de domínio personalizável.

Transparência da informação e compartilhamento seguro estimulando o engajamento da comunidade. Criar esse ambiente nunca foi tão fácil com o ArcGIS Hub, aplicação disponível no ArcGIS Online.

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Geotecnologias na transformação da Gestão da Estrutura Educacional

O SEDU / PARANACIDADE – INTERATIVO beneficia a sociedade paranaense.

Transparência de Dados na Pandemia, com o ArcGIS.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: