Aplicações para Funcionários e Secretarias Municipais, Profissionais e Usuários Externos

O portal Geoguarapuava, no Município de Guarapuava – Paraná, foi lançado pela Prefeitura Municipal, em novembro de 2020 e possui atualmente 5.000 acessos mensais.

Isto porque permite, de uma maneira muito interativa e intuitiva, a busca e a resposta para as mais diversas questões, que levavam cidadãos e profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e outros, de forma presencial até o paço municipal, aguardando em filas e balcões para retirada de informações.

Da mesma forma, secretarias municipais, demandavam memorandos, solicitação de serviços e informações, que agora podem ser acessadas de forma mais prática e eficiente.

Os aplicativos públicos vêm preencher uma necessidade de corretores de imóveis, engenheiros, arquitetos e geógrafos, contadores e, também, de cidadãos em geral.

O primeiro aplicativo “BaseGuarapuava” permite a localização de imóveis pela indicação fiscal, endereço, setor/quadra/lote.

O “localização” vem associada a dados cadastrais e de zoneamento de uso e ocupação, fornecendo informações de consulta prévia para edificação e parcelamento do solo.

O “Mapa Atividades” permite a localização de um imóvel e a verificação, por vias, dos comércios, serviços, fábricas, indústrias, facilitando o encaminhamento de alvarás de funcionamento de atividades e a escolha por aquisição de imóveis, frente à permissão de uso.

O “Loteamentos” permite a localização do imóvel e a verificação do loteamento e bairro a que pertence e ainda o casso à planta digitalizada do loteamento.

O “Localizador de Ruas” permite a localização de uma rua, digitando apenas parte do nome, mostrando ao usuário, toda a sua extensão, bem como a sequência de sua numeração predial.

O “Circunscrição de cartórios” permite a localização de um imóvel e seu correspondente cartório de registro de imóveis, onde pode vir a ser registrado e consultada sua matrícula de registro.

O “Painel de Expedição de NPs” permite a verificação da expedição de numeração predial no Município, a avaliação de possíveis edificações clandestinas x alvará de licença para construir, manchas de calor, que indicam expansão urbana e loteamentos onde tem se dado com maior intensidade o crescimento e adensamento urbano.

O “Painel de Distribuição de Imóveis” permite um estudo de vazios urbanos, áreas mais adensadas, estudos da expansão urbana, localização de novos loteamentos e condomínios, comparação com dados cadastrais de áreas edificadas, etc.

Blogpost-RedeSocial-A-Democratizacao-SIG-Prefeituras-Menores-CTA

O aplicativo “Marcos de Localização e Altimetria” permite o acesso às informações da Rede de Referência Cadastral do Município para as amarrações de levantamentos topográficos e cadastrais. São fornecidas as coordenadas de cada Marco implantado, bem como a monografia de cada um deles.

Na sequência da página, há a disponibilização de mapas e arquivos para downloads, legislações urbanísticas, modelos de arquivos para apresentação de projetos etc. e, ainda, os aplicativos técnicos, de uso interno de funcionários municipais e outras secretarias, com dados e informações externas não disponíveis ou compartilhadas.

Desta forma, o Município de Guarapuava encontra-se estruturado, para atender as necessidades municipais e vem desenvolvendo, conforme a demanda e priorização, aplicações das mais diversas, sejam mais complexas ou mais simples, consolidando a ferramenta de geoprocessamento, de forma operacional, prática e eficaz e ainda disponibilizando todos os apps em uma única página. Clique aqui e veja!

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Map Viewer Beta, a próxima geração de mapeamento

SAÚDE PÚBLICA EM ALERTA: veja especialistas falando de medidas eficazes contra o coronavírus

ArcGIS Field Maps, uma nova ferramenta para mobilidade

As geotecnologias na Nova Gestão Pública

Monitoramento do COVID-19 em terras indígenas no Mato Grosso

5 etapas efetivas para governos enfrentarem o COVID-19


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: