A Tecnologia GIS (SIG) para Pequenas e Médias Prefeituras

Tatiany Correia

Especialista em Marketing - Imagem Esri

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que diante dos 5.570 municípios existentes no país, apenas oito deles concentraram 25% do PIB em 2019. Em contrapartida, 1345 municípios corresponderam a 1% desse indicador. Há inúmeras variáveis envolvidas nessa distribuição, que abrangem desde o contexto histórico, densidade populacional, até as atividades econômicas desses municípios e prefeituras.

De acordo com um estudo publicado pela Firjan em 2021, o cenário da gestão fiscal de grande parte dos municípios é preocupante:

  • 1.704 municípios não arrecadam o suficiente para arcar com as despesas da estrutura administrativa;
  • 1.818 cidades gastam mais de 54% da receita com despesa de funcionários;
  • 2.181 prefeituras têm planejamento financeiro ineficiente;
  • 2.672 municípios têm baixo nível de investimentos, em média, investem apenas 4,6% da receita.

Há uma tendência de modernização organizacional nas cidades que possuem maior representatividade nas economias brasileiras, mas é preciso olhar as pequenas e médias cidades que enfrentam grandes desafios relacionados a essas temáticas:

1. Lidar com a falta de recursos financeiros e operacionais

A maioria dos municípios brasileiros não atinge o seu potencial de arrecadação própria, não possui autonomia financeira e depende significativamente da transferência de recursos da União e Estados. Dessa forma, diante dessas limitações, é essencial que as prefeituras busquem alternativas para ampliar a sua arrecadação, gastem melhor os seus recursos e direcionem os projetos prioritários para ação.

2. Falta de dados e informações do município

Conhecer o território é fundamental para entender todo o contexto de uma cidade: quais os locais que precisam de investimento, como está a infraestrutura urbana, onde se encontram as áreas irregulares. O mapeamento do município e o abastecimento contínuo dessas informações é essencial para consolidar uma gestão eficiente.

3. Processos extremamente burocráticos e engessados

Lidar com a alta demanda de atendimentos e com equipes reduzidas é a realidade de muitas cidades. Esse cenário, que se agravou ainda mais na pandemia, resultou numa urgência em digitalizar e integrar diferentes departamentos das prefeituras. As administrações públicas precisam desburocratizar os seus processos, engajar o cidadão e oferecer agilidade nos serviços públicos.

Um passo essencial para superar esses e inúmeros outros desafios enfrentados pelos governos municipais é investir em tecnologias e considerá-las como um dos pilares principais para o desenvolvimento de novas políticas públicas. Os Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) são peças fundamentais nessas reestruturações, visto que permitem o cadastro, manutenção, análise e compartilhamento de toda a geoinformação existente nas cidades. Governos que conhecem o seu território, alcançam melhores resultados.

Com a missão de apoiar todas as prefeituras a gerirem as suas cidades de forma eficiente e de forma democrática, a Esri em parceria com a Imagem oferece condições especiais de aquisição do Sistema ArcGIS – software líder em inteligência geográfica- para municípios com até 250.000 habitantes.

Aprimore ainda mais seus conhecimentos sobre
ArcGIS para Gestão Pública eficaz clicando abaixo!

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Eficiência Logística: Que tal tirarmos o planejamento do papel?

Óleo e Gás – Inteligência de Mercado:​ Como lidar com o Varejo de Combustível após a Pandemia!​


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!