O próximo nível da inteligência espacial – utilizando tecnologia SAR para coleta de dados com múltiplos sensores

A combinação dos satélites SAR com outras tecnologias de imagem de satélite oferece um potencial único para fornecer inteligência estratégica, clara e acionável que é essencial para operações de defesa e segurança. A colaboração da ICEYE com a BAE Systems, multinacional especializada em tecnologias avançadas de defesa, aeroespacial e segurança, é um excelente exemplo disso.

Com a capacidade de ver através de nuvens e escuridão, o monitoramento por satélites SAR (Radar de abertura sintética, do inglês, Synthetic Aperture Radar) da ICEYE pode fornecer um nível profundo de detalhes em qualquer local da Terra, o tempo todo. Esse monitoramento persistente permite detectar mudanças físicas, como o movimento de navios ou aeronaves, de forma rápida e precisa.

Além disso, a combinação do SAR com outras tecnologias de imagem de satélite tem o potencial de fornecer inteligência ainda mais avançada e acionável que é essencial para operações de defesa em rápida evolução. A colaboração da ICEYE com a BAE Systems é um excelente exemplo de inteligência espacial em seu próximo nível.

Combinação de dados de radar, visual e RF para uso tático ou estratégico

A ICEYE está fornecendo à BAE Systems tecnologia SAR avançada como parte de seu novo conjunto de satélites multissensores conhecido como Azalea™. Este grupo de satélites de detecção da Terra usa uma série de instrumentos para coletar dados de radar, visuais e de radiofrequência (RF). A machine learning e o processamento de rede com servidores próximos (edge processing) serão usados para analisar e entregar rapidamente o produto de inteligência para usuários táticos ou estratégicos em qualquer lugar do mundo, diretamente da órbita de baixa altitude.

O contrato inicial cobre o fornecimento da tecnologia SAR por meio de um serviço dedicado para a missão demonstrativa do conjunto de satélites Azalea™. A ICEYE consegue oferecer de forma única a capacidade dedicada de satélites através de um contrato renovável anual, sem o ônus da propriedade.

Imagem em altíssima resolução da ICEYE da Base Naval de Portsmouth, Reino Unido, com 2 porta-aviões da classe Queen Elizabeth II em uma doca.

“Colocar a inteligência certa nas mãos das pessoas que mais precisam é fundamental para a missão da Azaleia. Os dados baseados no espaço desempenharão um papel fundamental no futuro do campo de batalha – seja para informar o comando estratégico, alertar um navio de guerra na área ou fornecer inteligência em tempo real às forças no solo. A tecnologia da ICEYE ajudará a Azalea a oferecer visibilidade inigualável aos clientes em todos os domínios”, diz Elizabeth Seward, Chefe de Estratégia Espacial e Negócios Futuros da BAE Systems Digital Intelligence.

A melhor inteligência, mais rápida do que nunca

O conjunto Azalea conterá quatro satélites que entre eles entregam sinais e análises SAR, ópticos e de RF. Os satélites fornecerão segurança e resiliência de alta garantia por meio de links espaciais entre naves e permitirão a execução simultânea de vários aplicativos do cliente por meio de um sistema totalmente reconfigurável.

“Ao aproveitar o SAR, os clientes terão inteligência persistente de seus alvos, dia ou noite, independentemente das condições climáticas. Os dados das imagens SAR darão uma camada adicional de inteligência, fornecendo uma combinação poderosa com os outros sensores”, diz Damon Olloman, chefe de missões da ICEYE.

Mostrando o potencial da tecnologia SAR para operações de Defesa

Como investidor estratégico na ICEYE desde 2022, a BAE reconheceu o potencial da tecnologia de satélite SAR e as capacidades que a ICEYE pode oferecer ao setor de inteligência militar. O cluster Azalea demonstra como o SAR pode ser utilizado na coleta de dados de vários sensores, abrindo caminho para inteligência mais avançada, confiável e oportuna em operações de defesa.

“A tecnologia SAR foi inicialmente inventada e usada para fins militares. Desde então, o uso da SAR se espalhou por muitos setores civis, mas o uso da defesa representa atualmente de longe o maior segmento. Com a Terra visível 24 horas por dia, 7 dias por semana, a Azalea provará que diversos requisitos de sensoriamento remoto de defesa podem ser satisfeitos por capacidades comerciais”, diz Jouni Kytömaa, vice-presidente sênior da Linha de Negócios de Missões de Satélite da ICEYE.

Conteúdo adaptado de Natalia Gómez, Diretora de Marketing da ICEYE.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca
EU Esri 2024

Antes de sair...

O EU Esri Brasil está chegando!