Captura de Imagens Orientadas: credibilidade nos Dados indicativos de Azimute

Daniel Henrique Cândido

Especialista em Recursos Naturais - Imagem/Esri

Um importante procedimento adotado em levantamentos de dados geológicos e geotécnicos em campo consiste na medição do Azimute. Nas ciências cartográficas, o termo Azimute corresponde ao ângulo formado entre a posição de determinado elemento e o Norte magnético.

Para a geologia, esta informação é de extrema importância, pois embasa estudos que possibilitam determinar o posicionamento e a extensão de certos corpos rochosos, além de permitir planejar pontos para execução de procedimentos mais detalhados em busca de amostras de minérios.

Assim, é possível afirmar que a cólera do azimute, juntamente com outros dados levantados em campo, é fundamental no processo da caracterização das estruturas litológicas associadas ao depósito mineral, sendo de extrema importância em termos de pesquisa geológica e para o planejamento da lavra.

Um bom levantamento de campo é a base que permite minimizar erros nas fases subsequentes da mineração. 

Em tempos não muito distantes, a única maneira de efetuar tais medições era mediante a utilização de uma bússola de campo. Contudo, bússolas são Equipamentos muito sensíveis a eventuais interferências magnéticas e a erros de leitura.

Outros equipamentos como teodolitos podem ser utilizados, mas apresentam a desvantagem de serem grandes e passos, dificultando a sua utilização, sobretudo quando se trata de atividades realizadas em áreas remotas e de difícil acesso.

Considerando a evolução tecnológica, atualmente é possível adotar ferramentas de coletas de dados em campo para capturar imagens orientadas, as quais podem ser integradas ao sistema ArcGIS para efetuar diversas funcionalidades, inclusive medir ângulos, azimutes e estimar visadas, tudo isso dentro do conforto de seu escritório.

Como indica seu próprio nome, a ferramenta Oriented Imagery é capaz de orientar espacialmente suas imagens, disponibilizando-as em uma aplicação que lhe permitirá navegar virtualment9e entre as cenas registradas. Para isso basta que você vá para o campo com um celular ou qualquer dispositivo móvel e tenha um usuário registrado no sistema.

Como este sistema pode ser utilizado em paralelo ao uso de aplicativos para coleta de dados geoespaciais, tais como o ArcGIS Collector ou Survey 123, torna-se possível potencializar suas análises por meio de incursões virtuais à área mapeada.

A coleta de imagens orientadas em diferentes datas pode lhe permitir acompanhar modificações, tais como o crescimento ou a supressão de vegetação, o avanço de obras na sua rede de infraestrutura, além de possibilitar a preparação e o gerenciamento de ações de manutenção e visitas de campo.

O sistema pode ser instalado em qualquer dispositivo móvel, podendo transformar um simples telefone celular em um poderoso dispositivo de captura de imagens, permitindo que você tenha acesso a um banco de dados completo contendo todas as imagens coletadas pelos agentes de campo.

Ganhe eficiência e otimize seus processos mantendo um banco de dados totalmente digitalizado com todas as imagens de sua área de interesse com o apoio de ferramentas de fácil utilização.

Dinamize suas atividades adotando agora mesmo a ferramenta Oriented Imagery da Esri e constate um intenso ganho em precisão, acurácia e produtividade em seus registros fotográficos.

Quer saber tudo sobre Captura de Imagens Orientadas para Mineração? Clique abaixo e acesse a página completa agora mesmo!

Você também pode gostar:

Mineração: 7 motivos para migrar para o ArcGIS Pro

10 Motivos para aderir a Tecnologia GIS no setor de Mineração​

Mineração: a tecnologia GIS como peça-chave na Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa​


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca
EU Esri 2024

Antes de sair...

O EU Esri Brasil está chegando!