Com o aumento da frequência de eventos climáticos extremos devido aos impactos das mudanças climáticas, a temática de Segurança Hídrica tem se tornado uma pauta de discussão cada vez mais presente dentro das organizações.
Planos e estratégias para promover a segurança hídrica envolvem ações para garantir o acesso a água, com qualidade e quantidade suficiente, para promover ações econômicas e de conservação dos ecossistemas dependentes de recursos hídricos.
A avaliação de segurança hídrica envolve uma abordagem de risco abrangente que inclui o ciclo completo da água, desde a captação até o abastecimento no consumidor final.
São levados em consideração os riscos climáticos associados a eventos extremos, como estiagens e cheias extremas, e seus impactos na infraestrutura urbana.
Para realizar a avaliação da disponibilidade hídrica e a segurança do abastecimento futuro, são considerados fatores de risco como as mudanças climáticas e as alterações antrópicas que impactam nos sistemas de recursos hídricos (urbanização, desmatamento, construção de barragens, entre outros).
Para garantir a resiliência do acesso à água, é necessário aperfeiçoar os modelos de gestão e monitoramento dos recursos hídricos, incluindo atividades de planejamento, de manutenção e operação de sistemas hídricos e de gestão do uso da água, sempre considerando os riscos ambientais, operacionais e estruturais inerentes aos processos.
Dados e informações sobre as diferentes etapas do ciclo da água são fundamentais para promover o desenvolvimento econômico, a proteção da biodiversidade e a realização de uma gestão eficaz dos recursos hídricos.
O uso do GIS como tecnologia para realizar análises e tomar decisões relativas ao gerenciamento de recursos hídricos é fundamental para que organizações obtenham sucesso em seus planos de segurança hídrica.
Os recursos disponíveis no ArcGIS fornecem informações para analistas e gestores, de modo que seja possível analisar, modelar, monitorar e colaborar com a preservação dos recursos hídricos, a partir de mapas e aplicativos de fácil utilização.
Um recurso lançado recentemente que pode ser aplicado no planejamento e avaliação da infraestrutura frente ao comportamento hidrológico de rios e bacias é a simulação de inundação.
A solução utiliza equações hidrológicas a partir de uma área de interesse definida, permitindo modelar como ocorre o fluxo de água e como o volume de água se acumula em uma região.
É possível criar diferentes cenários de simulação de inundação em uma cena, permitindo visualizar diferentes resultados de impacto com o aumento das chuvas ou com o bloqueio de um curso de água.
A AEGEA, maior companhia privada de saneamento no Brasil, tem aplicado os recursos do ArcGIS para otimizar seus processos de gerenciamento de recursos hídricos.
Para gerenciar o abastecimento de água nos municípios em que opera, a AEGEA implementou um painel para monitoramento de riscos de eventos climáticos extremos, como cheias e estiagens, nas regiões em que realiza captação de água.
O painel, estruturado através do ArcGIS Dashboards, permite que analistas e gestores recebam alertas sobre cheias e estiagens e acompanhem o histórico de vazão nos corpos hídricos de interesse. Integrado ao ArcGIS, a modelagem é realizada através de dados de previsão de vazão do simulador Geoglows e de precipitação do Climatempo.
Com estes recursos implementados, a AEGEA consegue identificar cidades com risco de desabastecimento ou com riscos de possíveis danos aos ativos devido a ocorrência de eventos climáticos extremos.
Para conhecer um pouco mais sobre este case, assista a apresentação da AEGEA no EU Esri 2024 e descubra um pouco mais sobre o uso do GIS frentes aos desafios de Segurança Hídrica.
Mapeamento e Gestão de Redes de Drenagem Urbana
Máxima eficiência, inovação e resiliência com Sistema ArcGIS
SAIBA MAIS