Utilities Summit 2023: Projetos Premiados e tudo o que aconteceu no evento.

Confira um resumo do dia, casos de sucesso premiados e momentos inspiradores do principal evento de GIS do Brasil para Saneamento, Energia elétrica, Gás e Telecom.
Diogo Reis

Diogo de Fonseca Reis

Este dia 27 de abril de 2023 foi marcado por uma imersão em boas práticas e inovações em GIS no setor de Utilities. Estamos falando da edição do Utilities Summit de 2023, com o tema: “GIS: promovendo inovação e sustentabilidade”, evento desenvolvido mais um ano pela Imagem Geosistemas que contou com a colaboração de líderes de diversas empresas dos segmentos de Saneamento, Energia Elétrica, Gás e Telecom.

Durante as 9 horas de evento, os mais de 100 convidados puderam acompanhar a abertura e introdução ao tema de nossos especialistas da Imagem, Diogo Reis e Alexandre Aleixo, seguidos da visão da Esri, representada pela participação internacional de Geovanny Solera, Vinícius Filier e Gustavo Oliveira da Esri.

Além de um networking entre clientes, profissionais da Imagem e executivos da Esri que aconteceu nos intervalos programados, foi possível conhecer o que pensam grandes players dessa indústria, tendo como diferencial a aplicação do Sistema ArcGIS para superar os desafios de eficiência e sustentabilidade que o mercado busca atualmente.

As soluções propostas e cases apresentados possuem grande impacto no mercado, pois atendem milhões de pessoas que são clientes desses serviços básicos de saneamento, energia elétrica, telecomunicações e gás em todo o Brasil.

Confira o resumo dos casos de sucesso premiados desta edição!

Case Premiado: Gestão de Ocupações Irregulares na Eletrobrás/CHESF
Fábio Fernandes e Wanderley Neto da CHESF

A empresa já possui um GIS corporativo maduro e bem evoluído (Portal Geo Chesf) dentro dos processos da empresa que atua na geração e transmissão de energia na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Através das Soluções ArcGIS, eles realizam avaliação de interferências ambientais, análises de anuências fundiárias, dentre outras ações relevantes. O destaque deste ano foi para o Sistema Protector: monitoramento realizado por detecção de mudanças realizado em cima de imagens de satélite em datas distintas onde é rodado um algoritmo onde indica a localização de onde houve mudança de classe.

Dentre os benefícios conquistados, estão: melhoria dos projetos de engenharia através da visualização de camadas relacionadas, redução do tempo necessário para realizar os estudos preliminares de novos empreendimentos, dentre outros.

Case Premiado: Uso do GIS Corporativo frente aos desafios do Marco Legal
Eduardo Bustamante da CAEMA

A CAEMA, que presta serviços de saneamento básico e é vinculada ao Governo do Estado do Maranhão, já possui um GIS corporativo robusto com base no Sistema ArcGIS, para diversos fins, como: cadastros técnicos, ordens de serviço, monitoramento dos níveis de reservatório, monitoramentos comerciais etc.

O destaque está no uso do GIS para expansão das redes de esgoto e, em especial, o case de balneabilidade nas praias, onde conquistaram diversos benefícios, como: a atualização cadastral de ao menos 300 imóveis, ganho de produtividade com ações planejadas, aumento da conexão entre bacias coletoras de esgoto, melhoria dos indicadores de qualidade ambiental, redução da perda de água, dentre outros ganhos de faturamento.

Case Premiado: Gestão Operacional de Redes de Esgoto
Danilo Henrique da Effico

A Effico é uma prestadora de serviços especializada no atendimento de empresas de saneamento, focada em recadastramento de rede de esgoto. Com as aplicações ArcGIS, ela segue aprimorando seus processos de coleta de dados em campo, verificação de postos de visita, gerenciamento das rotas das equipes em campo e controle da qualidade de informações, utilizando as boas práticas da governança da informação com base no Sistema ArcGIS.

Case Premiado: Gestão Efetiva de ativos em Energia Elétrica
Evandro Meirelles, Armando Henrique e Caio Huais da Equatorial Energia

A Equatorial Energia é atuante em todo o Brasil, com serviços que vão de transmissão a distribuição de energia elétrica. Para esta edição, vale destacar o trabalho realizado com o Sistema ArcGIS que visa a gestão e aumento do ciclo de vida dos transformadores de força. Eles tinham uma rede de transformadores espalhados pela região de Goiás, mas após o uso do GIS, realocaram e otimizaram a presença de transformadores ligados e desligados. Dentre os benefícios, destacamos a diminuição de 56% da média de km rodados pelas equipes, queda de 51% do tempo médio rodado pelas equipes e melhoria da realocação dos transformadores em 11%.

Case Premiado: GIS Corporativo e aplicativos 3D para Geração Hidrelétrica
Rivelino Reis da Engie

A Engie é uma empresa referência em energia renovável que atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Nesta edição, eles apresentaram um case muito interessante, onde desenvolveram toda a modelagem em 3D de suas usinas hidrelétricas utilizando GIS e BIM, mostrando os aplicativos interligados com as representações das barragens, reservatórios e bombas para realização das medições, cálculo de áreas e inspeções de risco com o Sistema ArcGIS. Os benefícios são evidentes: redução de custos, maior segurança dos colaboradores, melhor planejamento de novos projetos, dentre outros.

Veja mais fotos do evento e das apresentações dos cases!

Apresentação do Case: Gestão Operacional de Redes de Esgoto por Danilo Henrique da Effico.
Apresentação do Case: Gestão de Ocupações Irregulares na Eletrobrás/CHESF por Fábio Fernandes e Wanderley Neto da CHESF.
Apresentação do Case: Uso do GIS Corporativo frente aos desafios do Marco Legal por Eduardo Bustamante da CAEMA.
Apresentação do Case: GIS Corporativo e aplicativos 3D para Geração Hidrelétrica por Rivelino Reis da Engie.

Aproveitamos o espaço para agradecer a cada um dos profissionais e convidados que participaram ativamente com seus Cases de Sucesso e reforçaram como é importante se manter atualizado das novas tecnologias e tendências do setor para seguirem como líderes no mercado nacional.

Time Imagem presente no evento.

Sobre o Utilities Summit e sua relevância no mercado

O Utilities Summit é a conferência destinada aos usuários do Sistema ArcGIS do mercado de Utilities (Saneamento, Energia Elétrica, Distribuição de Gás e Telecom) realizado anualmente pela Imagem Geosistemas. O encontro tem como objetivo principal proporcionar um ambiente de conexão e colaboração para empresas e organizações no mercado de modo que as tendências tecnológicas possam ser compartilhadas e as estratégias adotadas frente aos desafios de negócios possam ser potencializadas com o uso do GIS e da Location Intelligence.

Este evento é um momento importante para o mercado se fortalecer e se atualizar, enfrentando os desafios diários na operação de seus sistemas, muitos destes relacionados a gestão de seus ativos, a eficiência operacional, a redução das perdas e a conservação dos recursos naturais, visando sempre melhor a qualidade no serviço prestado aos seus clientes.

Nesta edição de 2023, ganharam destaque as práticas sustentáveis e a garantia do desempenho operacional dos sistemas. Durante as sessões, ficou evidente que a busca por inovação e pela evolução dos processos de negócios se torna ainda mais estratégica para as empresas de Utilities e que o uso do GIS precisa ser parte essencial dessa estratégia para garantir maior eficiência e melhores resultados em seus processos de negócios.

Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos:

INSCREVA-SE

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!