4 passos essenciais do levantamento de campo com ArcGIS em Telecom

Drielle Salles

Analista Marketing Utilites

O Levantamento de Mercado em Telecom é realizado para expansão da rede de telefonia fixa, cujo resultado são informações detalhadas da região pretendida onde ocorrerá a expansão: residências, comércios, terrenos, órgãos públicos, traçado de ruas, localização de postes (onde caixas e cabos serão ancorados). Tais informações apoiam a tomada de decisão e outros processos, como o Projeto de Rede, pois retrata o ambiente real.

Transformação digital em Telecom

Temos observado que este processo ainda é executado em grande parte de forma analógica – papel e caneta com posterior digitalização, o que torna o processo lento, trabalhoso e que, a gestão e visibilidade dos dados só ocorre após a coleta de um volume grande de informações.

Ter as informações mais rápido e com mais qualidade é vital, já que passamos por um momento de grande competitividade no setor, novas tecnologias (como o 5G), consumidores que demandam mais qualidade e quantidade de recursos (devido o Home Office/Trabalho Híbrido).

Trazemos na sequência uma sugestão de aplicação do Sistema ArcGIS ao Levantamento de Mercado.

Essa aplicação, assim como os benefícios gerados, poderá se modificar conforme cada empresa de Telecom.

4 passos do levantamento de informações em campo com ArcGIS

1. Configuração de Formulários

Nesta etapa, são definidas quais variáveis deverão ser obtidas em campo, conforme a natureza do Levantamento e regras de negócio de cada empresa;

Painel com definição das variáveis como altura, carga e material.

Também é possível analisar os dados coletados e exportar os dados como vemos a seguir:

Exemplo de dados coletados em campo e exportados.

2. Coleta de Dados

A partir de dispositivos móveis, os dados são coletados e enviados nos formulários pré-definidos anteriormente;

Interface do dispositivo móvel com dados de campo.

3. Gestão de dados

Os dados coletados alimentam indicadores que mostram onde e por quem os dados foram coletados;

Exemplo de painel de gestão de dados para Telecom.

4. Análise, Exportação e Automação

À medida que os dados são coletados no Passo 2, eles já se tornam disponíveis para outros processos, como por exemplo: Controle de Qualidade, Cadastro Técnico e Projeto.

Painel com cruzamento de dados sobre levantamento em campo.

Quais são os softwares ArcGIS indicados para Telecom?

Os passos aqui destacados seguem uma dinâmica conforme a Arquitetura de informações abaixo:

Integração ArcGIS no processo de levantamento de dados em campo para Telecom.

Os Softwares do Sistema ArcGIS envolvidos neste fluxo de automação e digitalização dos processos em Telecom são:

Essa arquitetura entrega, em linhas gerais, enquanto funcionalidades:

  • Recursos para configuração de formulários de simples a avançados sem nenhuma linha de código por parte do usuário;
  • Coleta de dados tabulares, geográficos, evidências fotográficas online e offline segundo formulários pré-definidos compatível com diversas plataformas web e mobile (Android, Apple, Windows, Linux);
  • Visualização dos dados coletados on-line em tempo próximo do real;
  • Ferramentas para análise, tratamento, exportação (inclusive DWG) e automação dos dados coletados;
  • Documentação ampla e detalhada de todos os recursos.

Adicionalmente é possível incluir outros softwares ArcGIS que poderão apoiar desde a gestão de equipes em campo, captura dos dados e análise dos resultados:

  • ArcGIS Workforce
  • ArcGIS Quickcapture
  • ArcGIS Fieldmaps
  • ArcGIS Navigator
  • ArcGIS Web Appbuilder
  • ArcGIS for Office
  • ArcGIS for Power BI
  • ArcGIS for AutoCAD

Para conhecer mais sobre cada um dos programas e aplicações, acesse nosso site!

Vantagens do Levantamento de Mercado pelo ArcGIS em Telecom

Ao utilizar o sistema ArcGIS em seu negócio, você poderá ter os seguintes benefícios:

  • Digitalização do processo de Levantamento de Mercado, com consequente redução da pegada de carbono da organização;
  • Aumento da precisão e confiabilidade dos dados coletados, pois a posição geográfica real é coletada, assim como evidências fotográficas;
  • Ferramentas intuitivas simplificado o processo de aprendizado pelos usuários;
  • Autonomia para criar os seus próprios formulários;
  • Flexibilidade: as mesmas ferramentas para Inspeções de Ativos, Inspeções de Segurança Mapeamento de Concorrentes, Informativos de Ocorrências dentre outros.

O Sistema ArcGIS permite também aplicarmos ferramentas de Sensoriamento Remoto (imagens de satélite) nativas do ArcGIS e algoritmos de Inteligência Artificial para contagem de telhados de edificações e, assim, indicarmos onde o Levantamento de Mercado em Campo terá melhores resultados. Dessa forma, a etapa de Planejamento é alimentada com dados prévios da região desejada o que tornará o Levantamento em Campo mais assertivo, bem direcionado e com menor custo.

O Sistema ArcGIS pode contribuir definitivamente de forma estratégica para o processo de Levantamento de Mercado em Telecom especialmente quando precisamos da ida a campo e, com a expertise dos especialistas da Imagem, é possível adequar as soluções ArcGIS para a realidade de cada empresa para que as tomadas de decisões sejam ainda mais seguras e as informações mais confiáveis.

 

 

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