Impacto ESG no Setor de Telecom: Reduzindo a Pegada de Carbono e outras ações
De uma forma geral, não há dúvidas de que as empresas de Telecom estão fazendo um grande trabalho com a implantação e avanços em suas políticas ESG.
No âmbito ambiental, o “E” (Enviromental) da sigla, observamos boas iniciativas para reduzir a pegada de carbono através de ações de eficiência energética, gestão de frotas e recursos hídricos.
Já com o Social, o “S” da sigla, temos grandes avanços na oferta de conectividade com alta relevância e impacto na sociedade a partir de ações de inclusão digital, criação de novas oportunidades de negócios, educação e acesso a Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC.
Por fim na esfera da Governança, o “G” da sigla ESG, percebemos empesas empenhadas em garantir que as operações estejam aderentes à leis e padrões éticos, alinhadas com boas práticas de segurança cibernética e preocupadas com o bem estar de colaboradores, parceiros e sociedade, fortalecendo os resultados, imagem e a reputação da empresa no mercado.
ESG e Telecom: Uma Visão para o Futuro Sustentável
Ao analisar todos esses exemplos e ao ver que muitas empresas estão estruturadas com comitês executivos para tratar o tema, vemos que, definitivamente, é um setor que abraçou as ideias ESG, com avanços significativos, ano após ano, de ações concretas que vão muito além do marketing.
Porém, ao ler relatórios, matérias e entrevistas sobre políticas ESG no setor, é comum ver que o foco está muito direcionado a questões envolvendo indicadores e ações associados ao “Quanto?”, “Como?”, “Qual?”, mas pouco ou nenhum indicador ou menção sobre questões associadas ao “Onde?” estas políticas estão sendo implantadas.
Transparência e Relatórios ESG: O Papel do “Onde”
Neste ponto, dentro da evolução natural do processo, contar com tecnologias que consideram esta dimensão, pode elevar a forma como se implanta, analisa ou divulga a política e ações ESG das empresas de Telecom.
Acreditamos que a inclusão dessa nova dimensão “onde” nos processos ESG permitiria criar indicadores, melhorar gestão dos indicadores já existentes e ampliar o engajamento (interno ou externo) relacionado as ações em andamento.
Aqui, cabe fazer uma reflexão: além da evolução, o que já vem sendo feito pelas empresas de Telecom, mas hoje não é gerenciado ou reportado de forma adequada, simplesmente pela falta da visão sobre a dinâmica espacial das políticas e ações ESG dessas empresas?
À medida que avançamos para um futuro mais sustentável, as práticas ESG no setor de Telecom não apenas definem o caminho para operações responsáveis, mas também moldam a maneira como nos conectamos com o mundo, destacando a importância crítica da Ciência do “Onde” (The Science of Where) na evolução do setor rumo à excelência ambiental, social e de governança.