ESG em Telecom: Desvendando atalhos e novas visões que Impactam o Futuro

Marcio José Nogueira

Especialista De Marketing Produtos E Verticais

Impacto ESG no Setor de Telecom: Reduzindo a Pegada de Carbono e outras ações

De uma forma geral, não há dúvidas de que as empresas de Telecom estão fazendo um grande trabalho com a implantação e avanços em suas políticas ESG.

No âmbito ambiental, o “E” (Enviromental) da sigla, observamos boas iniciativas para reduzir a pegada de carbono através de ações de eficiência energética, gestão de frotas e recursos hídricos.

Já com o Social, o “S” da sigla, temos grandes avanços na oferta de conectividade com alta relevância e impacto na sociedade a partir de ações de inclusão digital, criação de novas oportunidades de negócios, educação e acesso a Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC.

Por fim na esfera da Governança, o “G” da sigla ESG, percebemos empesas empenhadas em garantir que as operações estejam aderentes à leis e padrões éticos,  alinhadas com boas práticas de segurança cibernética e preocupadas com o bem estar de colaboradores, parceiros e sociedade, fortalecendo os resultados,  imagem e a reputação da empresa no mercado.

ESG e Telecom: Uma Visão para o Futuro Sustentável

Ao analisar todos esses exemplos e ao ver que muitas empresas estão estruturadas com comitês executivos para tratar o tema, vemos que, definitivamente, é um setor que abraçou as ideias ESG, com avanços significativos, ano após ano, de ações concretas que vão muito além do marketing.

Porém, ao ler relatórios, matérias e entrevistas sobre políticas ESG no setor, é comum ver que o foco está muito direcionado a questões envolvendo indicadores e ações associados ao “Quanto?”, “Como?”, “Qual?”, mas pouco ou nenhum indicador ou menção sobre questões associadas ao “Onde?” estas políticas estão sendo implantadas.

Transparência e Relatórios ESG: O Papel do “Onde”

Neste ponto, dentro da evolução natural do processo, contar com tecnologias que consideram esta dimensão, pode elevar a forma como se implanta, analisa ou divulga a política e ações ESG das empresas de Telecom.

Acreditamos que a inclusão dessa nova dimensão “onde” nos processos ESG permitiria criar indicadores, melhorar gestão dos indicadores já existentes e ampliar o engajamento (interno ou externo) relacionado as ações em andamento.

Aqui, cabe fazer uma  reflexão: além da evolução, o que já vem sendo feito pelas empresas de Telecom, mas hoje não é gerenciado ou reportado de forma adequada, simplesmente pela falta da visão sobre a dinâmica espacial das políticas e ações ESG dessas empresas?

À medida que avançamos para um futuro mais sustentável, as práticas ESG no setor de Telecom não apenas definem o caminho para operações responsáveis, mas também moldam a maneira como nos conectamos com o mundo, destacando a importância crítica da Ciência do “Onde” (The Science of Where) na evolução do setor rumo à excelência ambiental, social e de governança.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca
EU Esri 2024

Antes de sair...

O EU Esri Brasil está chegando!