A pandemia do corona vírus colaborou para que houvesse uma grande expansão de rede de fibra óptica no Brasil. O crescimento está associado à adoção do trabalho remoto, ao aumento do consumo por serviços de streaming e a tão esperada chegada do 5G.

Boa parte dessa crescente demanda pelos serviços de banda larga fixa tem sido atendida pelos ISPs (Internet Service Provider), que em novembro de 2021 tinham um market share superior a 42%.

Os ISPs têm apresentado mês a mês indicadores de crescimento superiores as das grandes operadoras.

Todo esse crescimento, tem criado alguns desafios para os ISPs em como planejar e documentar a rede de fibra de forma prática e rápida, evitando o retrabalho, inconsistência e perda de dados.

Na maioria das empresas os processos não são integrados e utilizam ferramentas que dificultam o controle e manutenção desses dados, como por exemplo Excel e AutoCAD. Além disso, a coleta de dados em campo é feita em papel, que dificulta sua digitalização, reduz a qualidade e aumenta a carga de trabalho.

Isso faz com que seja consumindo muito tempo das equipes na digitalização, consolidação, tratamento, armazenamento e gestão de todos esses dados.

Pensando na praticidade, qualidade e integração dos processos, desenvolvemos uma solução de Gerenciamento de Dados de Telecomunicações, que oferece suporte a fluxos de trabalho de coleta de dados de campo, planejamento, desenho e cadastro das redes de banda larga fixa e fibra óptica.

Do ponto de vista tecnológico, a solução é suportada pelo ArcGIS Online, um Software as a Service, logo você não precisa investir em infraestrutura.

A solução te dá a possibilidades de planejar a rede, visualizar e consultar os dados em aplicações web e mobile, facilitando o engajamento entre várias áreas da empresa.

Painéis gerenciais permitem acompanhar os indicadores e, ainda, ferramentas que possibilitam a captura de dados em campo de forma digital através de tablets e smartphones, agilizando a entrega dos dados para a equipe do escritório, permitindo assim que você possa realizar muito mais projetos e em menos tempo.

Veja como é fácil fazer tudo isso no ArcGIS através de 4 passos simples:

Passo 1 – Capture dados em campo utilizando ferramentas digitais

Um projeto de implantação de rede bem-sucedido geralmente envolve algum tipo de coleta de dados de campo.

O Gerenciador de dados permite que as equipes de campo capturarem dados de maneira fácil e rápida para todos os elementos de infraestrutura e rede, através do Communications Asset Collector Map.

Passo 2 – Pré Projeto e Edição

Com todas as informações levantadas pelas equipes de campo agora é hora de criar seu projeto ou atualizar, criado pela equipe de planejamento, através do aplicativo Communication Editor que já está pré-configurado com as informações necessárias para você incluir todos os elementos.

As edições são realizadas de forma rápida e prática permitindo a equipe ter uma visão clara da rede especializada em um mapa.

Passo 3 – Visualizando os dados

Como você pode ver até aqui um projeto de rede de fibra óptica é um trabalho bem complexo, com várias etapas e pessoas envolvidas. Então, é de extrema importância que todos na sua organização tenham acesso as informações de rede, conforme o papel que desempenhem.

Disponibilizar a rede para as equipes pode parecer complexo e você pode estar pensando que irá precisar de recursos e sistemas para casa pessoa envolvida no projeto, porém, com o aplicativo Communications Viewer é possível criar uma janela de visualização da sua rede em uma página Web em qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

Passo 4 – Sistemas de Insights (Gestão)

Depois de tudo que vimos até aqui, é possível ter uma visão de como a solução de Gerenciamento de redes está bem estruturada para te suportar em seus projetos.

Criar um projeto de rede de fibra é muito complexo, mas monitorar todo esse processo de construção da rede é tão valioso quanto o projeto em si.

Para que os gestores possam acompanhar esse processo e garantir que os projetos sejam entregues no tempo certo e dentro do orçamento previsto.

Pensando nisso, a solução de gerenciamento de redes ainda disponibiliza um painel com indicadores pré configurados para facilitar o monitoramento das informações mostrando os principais KPIs do projeto.

Bônus – Fazendo o gerenciamento avançado de rede

Até aqui vimos ferramentas de gerenciamento de rede utilizando ferramentas web, podendo ser utilizado qualquer navegador, porém, se mesmo assim você ainda sentir a necessidade de fazer um gerenciamento mais avançado de rede utilizando uma ferramenta Desktop de GIS para fazer seus projetos, todas as configurações que mostramos até aqui também pode ser utilizada no ArcGIS Pro, onde você poderá também aproveitar seus projetos em CAD trazendo eles para dentro do GIS e podendo criar uma visualização espacial de todos seus ativos.

Tudo o que vimos até aqui são softwares prontos e já disponíveis no ArcGIS como recurso do ArcGIS Solutions.

Se você é um provedor de internet e fibra óptica, um ISP e ainda não utiliza ferramentas de GIS para documentar sua rede, comece o mais rápido possível. Ter o controle e o conhecimento da região que atua será de extrema importância para garantir a previsibilidade de receita e o sucesso dos negócios.

Quer se aprofundar ainda mais sobreo assunto?
Conheça Soluções para ISPS, em vídeo, clicando abaixo!

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Utilities Summit 2020 – Digital nos ISPs com a Cabo Telecom

Telecomunicações: Um GIS completo | A Transformação Digital das operadoras e provedores por meio da Inteligência Geográfica


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: