Planejamento de expansão e operação de redes Fibra de Telecom: otimizando recursos e reduzindo custos

Marcio Nogueira

Especialista De Marketing Produtos E Verticais

O mercado de Telecom vem passando por grandes transformações nos últimos anos em que o surgimento das ISPs (Internet Service Providers), bem como as empresas de Rede Neutra, consolidam-se como um dos marcos importantes desse movimento.

Esse cenário trouxe um aumento expressivo da concorrência entre esses novos players e as grandes operadoras já consolidadas no mercado. Neste ponto, é importante destacar algumas observações.

Confira 4 desafios das operadoras de Telecom no Brasil:

  1. Grande crescimento durante a pandemia com a expansão acelerada e na maioria dos casos, sem planejamento adequado. Como resultado, observamos muitos provedores disputando uma mesma área/cliente;
  2. A falta de planejamento, integração e tecnologias adequadas gerou desperdício de recursos na execução dos planos de expansão;
  3. Dificuldade na gestão de custos com o aluguel de postes;
  4. Rotatividade e aumento de custos com instalação/retirada/reparos nessas áreas.

Paralelamente, outra questão importante, é a necessidade de integrar sistemas visando a jornada rumo à transformação digital e eficiência operacional dessas empresas.

Principalmente se considerarmos que o setor de Telecom tem, por vezes, operações regionalizadas, cada uma trabalhando com sistemas independentes e descentralizados, o que gera barreiras significativas em termos de atualização de informações, comunicação, identificação e resolução de problemas e eficiência operacional.

Soluções e melhores práticas no planejamento de expansão e operação de redes (Início)

Neste sentido, entende-se como uma prioridade do setor empregar as melhores tecnologias e práticas para executar o planejamento, expansão e gerenciar as operações de Telecom de forma efetiva e assim otimizar recursos, reduzir custos e melhorar o retorno sobre o investimento.

Partindo desse diagnóstico, o ArcGIS e todo seu ecossistema de soluções, surge como uma ferramenta essencial para integrar processos, a digitalizar atividades e a eliminar trabalhos manuais ou que empregam tecnologias inadequadas.

Ao observar a imagem acima, fica evidente a grande quantidade de possibilidades e soluções que vão de encontro com as necessidades atuais do setor de Telecom.

Trazendo alguns exemplos práticos, podemos citar algumas questões que o ArcGIS pode resolver:

Otimização inteligente: planejamento de expansão e pré-projetos automatizados para Telecom

Realizar o planejamento de expansão e os pré-projetos de rede de forma automática utilizando um Analytics próprio para Telecom que realiza a alocação otimizada de CTOs.

Eficiência estratégica: planejamento de bobinas de Drop e custos com postes em áreas específicas

Planejar e definir a quantidade de bobinas de Drop, conectores e outros equipamentos de rede a serem adquiridos para atender a uma determinada área. Bem como gerar  estimativas de custo com aluguel e uso dos postes em determinada área.

Ampliando horizontes: acesso a uma diversidade de dados geoespaciais no ArcGIS

Ter acesso a uma ampla base de dados que abrange desde imagens de satélite a diversos mapas-base nativos do ArcGIS. Além de ferramentas de geocodificação e rotas.

Unificando ecossistemas geoespaciais: ArcGIS como solução corporativa integrada

Integrar várias bases (xls, kml, shp, cad…), funcionalidades e sistemas (Python, Google, Qgis, CAD, geojson, software livre etc.) em um único ecossistema (ArcGIS). Isso cria processos corporativos e não mais departamentais ou  pessoais, melhorando a qualidade e rastreabilidade das informações, reduzindo tempo de execução de tarefas, aumentando a segurança da informação e eliminando a possibilidade de perda de dados ou análises imprecisas que geram desperdício de recursos.

Eficiência móvel: planejamento e execução de atividades de campo com gerenciamento simplificado

Planejar, executar e acompanhar atividades de campo (levantamento de mercados, domicílios ou “pinga lote”, itens de rede, obras, auditoria e vendas porta a porta) de forma simples e gerir as ações por meio de diferentes devices.

Compartilhamento ágil de informações: potencializando a gestão de indicadores e atividades 

Compartilhar todas as informações com as partes interessadas de forma rápida, melhorar a gestão de indicadores, acompanhamento de atividades e metas.

As possibilidades não estão limitadas aos exemplos acima, mas ao analisar esse pequeno exercício, é possível identificar que o ArcGIS e suas diversas aplicações podem ajudar as empresas do setor a resolverem algumas de suas grandes questões atuais, ou seja, melhorarem o planejamento e a gestão de clientes e redes, serem mais assertivas nos planos de expansão, digitalizarem processos, melhorarem a gestão dos dados e, principalmente, reduzirem custos operacionais para alcançarem melhor rentabilidade de negócio.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre o tema, clique neste StoryMaps (em inglês) que traz uma visão executiva sobre algumas outras possibilidades de uso do ArcGIS para o setor de Telecomunicações.

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