Recentemente, mostramos como fazer os mapas surgirem como um passe de mágica na sua tela dentro do ArcGIS. Agora queremos mostrar o caminho até a melhor Escola de Magia e Bruxaria do mundo, Hogwarts.

Começando

A princípio é necessário se inscrever no Programa ArcGIS para Desenvolvedores, a inscrição é gratuita e com ela você terá acesso à API JavaScript, 1.000.000 transações de basemaps e buscas geográficas (geosearch) por mês, créditos para criar rotas, implementação de aplicativos ilimitados para uso não comercial e muito mais, e tudo isso de graça.

Depois de se inscrever, é preciso acessar o Dashboard da sua conta de Desenvolvedor, criar uma API Key e habilitar o serviço de localização que a sua chave pode acessar, no nosso caso, para chegar a Hogwarts, precisamos dos serviços de Routing.

Exibindo o mapa

Para saber mais como inicializar a API do ArcGIS para JavaScript e criar um mapa, basta acompanhar o nosso primeiro artigo da série Migrando da API do Google Maps JavaScript para API do ArcGIS para JavaScript.

#partiuHogwarts

Agora vamos te mostrar como criar e exibir direções entre dois locais predefinidos com as API do Google e a do ArcGIS.

Com o Google, temos:

Com o ArcGIS, você pode calcular rotas entre dois locais predefinidos, mas também é possível utilizar o Directions Widget que é pronto para uso e fornece uma experiencia dinâmica de direções e rotas com apenas algumas linhas de código, sendo possível:

Criar rotas para um ou mais locais por meio de buscas pela origem e destino(s) ou clicando no mapa;

Exibir os marcadores de origem e destino;

Calcular uma rota usando o serviço Esri World Route (ou uma que você publicou com o ArcGIS Server) e exibi-la no mapa;

Exibir direções ponto a ponto.

Para usar o widget, basta importa-lo através da função require() juntamente ao config que irá receber a sua API Key, criada lá no Dashboard da sua conta de Desenvolvedor, e em seguida adicionar o widge a interface do usuário. A API do ArcGIS possui ferramentas interessantes de posicionamento da interface do usuário; no nosso código adicionamos o widget no canto superior direito.

Se você gostou e quer explorar mais Directions Widget, esse projeto está disponível no nosso GitHub, ah… e se você quiser achar o caminho da Plataforma 9¾ até Hogwarts tenta colocar “King’s Cross, Islington, Greater London, England, GBR” e “Alnwick Moor, Alnwick, Northumberland, England, NE66 2, GBR” nos pontos de partida e chegada, só não conta a ninguém que eu te contei.

Você também pode gostar:

Aplicação de Técnicas de Deep Learn e Pytorch para Censo em Plantio Florestal 90 dias

EBook: Os 25 anos de Geoprocessamento da SEDU / PARANACIDADE

INDI Maps – Plataforma de Site Selection para Atração de Investimentos em Minas Gerais

Planejamento urbano com qualidade para os municípios paranaenses


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: