Em áreas remotas da Amazônia, cresce a castanha, a andiroba e o cacau. Essas e outras plantas, frutas e nozes são conhecidas pelos habitantes locais por suas propriedades de melhorar o bem-estar. Elas também são ingredientes da Ekos, uma linha de produtos para cuidados pessoais produzida e distribuída pela Natura.
A Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e emprega mais de 7.000 pessoas. Em 2014, a empresa teve cerca de R$ 9,9 bilhões (US$ 2,7 bilhões) em receita através de seu canal de vendas de 1,4 milhão de representantes de vendas diretas.
A Natura se considera uma empresa digital em primeiro lugar, investindo em tecnologia para melhorar as experiências de parceiros e consumidores.
Com presença em 21 países e produtos em dezenas de milhões de residências, a Natura tem sido guiada por práticas de desenvolvimento sustentável desde sua fundação, em 1969.
Os desafios da sustentabilidade
Em 2000, a empresa assumiu o compromisso de reduzir seu impacto ambiental e apoiar a biodiversidade usando ingredientes mais naturais, inspirados e cultivados no Brasil. A promessa levou ao lançamento da linha Ekos em 2013.
Embora a distribuição e a promoção da Ekos tenham sido bem-sucedidas, a Natura teve também seus desafios.
Ao contrário de outros produtos, a cadeia de fornecimento Ekos começa na Floresta Amazônica, não em uma fábrica, o que revelou novos desafios tecnológicos e de sustentabilidade.
A Natura precisava garantir a entrega de um produto de qualidade ao longo da cadeia de suprimentos.
Tornar tudo isso uma realidade exigiria mais do que um processo comum. Exigia ferramentas de dados, mapeamento e análise espacial.
Para atingir seu objetivo, a Natura embarcou em uma nova iniciativa de transformação digital, construindo um sistema de rastreabilidade da cadeia de suprimentos para toda a empresa por meio do Sistema de Informações Geográficas (GIS).
Informações em tempo real no meio da Amazônia!
É importante saber que colocar os produtos Ekos nas casas dos consumidores começa nas mãos de mais de 3.000 famílias brasileiras locais. A Natura conta com o conhecimento ancestral das famílias sobre os ingredientes nativos do Brasil. Em troca de sua expertise local e trabalho para cultivar as culturas, a Natura paga às famílias um preço justo de acordo com as práticas de comércio justo, e ajuda as organizações locais a sustentar as comunidades, economicamente e socialmente.
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Com recursos distribuídos por toda a Amazônia, a empresa precisava de um melhor gerenciamento e rastreabilidade da cadeia de suprimentos desde o início da cadeia.
A Natura recorreu a uma plataforma GIS para coletar, visualizar e compartilhar dados da cadeia de suprimentos em toda a empresa.
Com o software, a equipe pode ir a qualquer lugar no campo e usar dispositivos móveis para coletar dados de produção e colheita, além de informações sobre famílias, produtividade e impacto socioeconômico.
Embora os dados sejam coletados offline, eles são sincronizados automaticamente quando o dispositivo estiver conectado com a internet e disponibilizados instantaneamente para toda a empresa.
“Fazer o trabalho de georreferenciamento no meio da Amazônia não é uma tarefa fácil. Como você faz isso em um lugar onde não há infraestrutura ou conexão com a internet disponível? O GIS ofereceu à Natura uma solução para que isso fosse possível.”
– disse Mauro Costa,
Gerente da Cadeia de Suprimentos da Natura.
A plataforma coleta dados do campo e adiciona uma nova camada de inteligência, baseada em localização.
A equipe pode responder a perguntas como:
- Onde as colheitas estão sendo realizadas?
- Qual é a origem uma determinada remessa de ingredientes?
- Qual é a rota mais rápida desde as fazendas até a parada mais próxima na cadeia de suprimentos?
- Há algum fator que afeta os ativos em movimento, como clima ou problemas com infraestrutura?
O GIS também combina dados de localização com dados de negócios do SAP, o principal sistema de negócios da Natura.
Equipado com o GIS e inteligência de negócios, a equipe analisa as informações em mapas e aplicativos intuitivos, que os levam tomar melhores decisões de gerenciamento da cadeia de suprimentos.
“Uma vez que essa integração ocorreu, ela acelerou o fluxo de informações, agilizando nossos processos.”
– disse Mauro Costa.
Natura garante um equilibrio ambiental e produtivo com o GIS
Com as informações coletadas e compartilhadas rapidamente da Floresta Amazônica para o principal sistema de negócios da Natura, a empresa garante que seus padrões e valores de qualidade sejam mantidos.
A empresa estabelece um equilíbrio entre a criação de produtos de qualidade e o apoio as famílias locais, garantindo o cumprimento das obrigações com as cooperativas agrícolas, consumidores e acionistas.
Todos os colaboradores têm informações detalhadas e uma maior capacidade de visualizar toda a cadeia produtiva para ajudar a manter os compromissos com a gestão ambiental.
“Compartilhamos os mesmos dados, mas com diferentes visões e ferramentas específicas para nossos processos de trabalho. Isso agiliza nosso processo para que possamos nos concentrar na criação de produtos de qualidade e no fortalecimento das famílias locais.”
– disse Ronaldo Freitas, da Natura.
Percebendo o potencial do GIS, a Natura está explorando aplicativos inovadores para transformar digitalmente outros departamentos e processos de trabalho, incluindo vendas, marketing e logística.
“O GIS ainda tem muito a contribuir aqui. Acabamos de começar!”
– disse James Camargo,
Gerente de TI da Natura.Você gostou desse artigo?
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