Inteligência geográfica na Segurança Pública no Estado do Paraná

Rodrigo Perim de Lima

Capitão da Polícia Militar do Paraná

Confira uma introdução deste artigo que fala sobre os avanços e desafios da Segurança Pública no Estado do Paraná com o apoio da Inteligência Geográfica

 

Os avanços tecnológicos atualmente observados no campo da informática e humana, são responsáveis pela otimização e agilidade de muitas atividades que eram morosas e burocráticas.

Estamos vivendo em uma sociedade que cada vez mais interage por meio das redes sociais digitais e vivenciando um fluxo de informações jamais imaginado, denominado de BIG DATA.

Nesse sentido, a administração pública em geral começa, em todo o mundo, a utilizar-se dessa tecnologia para melhorar o acesso aos seus serviços buscando maximizar os recursos e reduzir custos.

A segurança pública também começa a se apropriar desses avanços, proporcionando uma melhor coleta dos registros de ocorrências policiais por meio de bancos de dados online, bancos de dados integrados e mapas digitais das áreas com maiores índices e horários de acúmulo de ocorrências.

Esse trabalho pretende discutir a implementação do sistema de registro estatístico e espacial de ocorrências policiais implantado no Estado do Paraná desde o ano de 2003, visando a criação de uma base histórica e também da utilização de mapas com informações georreferenciadas para melhor utilização dos recursos humanos e materiais das instituições policiais e a criação de indicadores criminais para o emprego em um sistema de metas.

A forma endentada para demonstrar a ferramenta de SIG, baseada na plataforma ArcGIS do Estado foi a elaboração de artigos onde serão demonstradas as principais ferramentas operacionais disponibilizadas a todos os policias civis e militares do Paraná, como também produtos dedicados à produção do conhecimento, gestão estratégica, inteligência e alinhamento de políticas públicas no âmbito da Segurança Pública do Estado.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Artigo muito pertinente sobre a segurança. Parabenizamos toda equipe pela produção de divulgação do conteúdo.

Revista Segurança

Obrigado Isaías! Vamos ter ainda muitos conteúdos como esse!

Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!