Entenda o cenário da oferta Interna e consumo de energia elétrica no Brasil
Em 2021, a oferta interna de energia elétrica teve um crescimento de 25,7 TWh,(Terawatt-hora) registrando um avanço de 3,9% em relação ao ano anterior.
Já o consumo final de eletricidade no país progrediu 4,2%. Os setores que mais contribuíram para este avanço em valores absolutos foram o Industrial que aumentou o seu consumo em 15,0 TWh (+7,5%), seguido pelo Comercial que cresceu 4,8 TWh (+5,7%), pelo Agropecuário, com incremento de 1,4 TWh (+4,2%) e pelo Residencial, que cresceu em 1,6 TWh (+1,1%).
O Gráfico abaixo ilustra a evolução dos indicadores de energia elétrica, comparado ao PIB:
Com base neste cenário, é importante que a infraestrutura de transmissão acompanhe as perspectivas de crescimento do consumo de energia elétrica e esteja preparada para suportá-la.
A Empresa de Pesquisa Energética – EPE tem por finalidade prestar serviços ao Ministério de Minas e Energia (MME) na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, cobrindo energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados e biocombustíveis. A EPE é uma empresa pública federal, dependente do Orçamento Geral da União. A empresa foi criada por meio de medida provisória convertida em lei pelo Congresso Nacional – Lei 10.847, de 15 de março de 2004. E a efetivação se deu em um decreto de agosto de 2004.
A EPE foi criada com o objetivo de resgatar a responsabilidade constitucional do Estado nacional em assegurar as bases para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura energética do país. A partir de sua criação, a atuação da EPE consolidou-se como parte fundamental de um ciclo de atividades que se inicia com as definições de políticas e diretrizes no âmbito do CNPE – Conselho Nacional de Política Energética e do MME. A partir dessas definições materializam-se os estudos e as pesquisas que irão efetivamente orientar o desenvolvimento do setor energético brasileiro.
Desde sua constituição, a EPE tem participado ativamente das grandes discussões que dizem respeito ao setor energético brasileiro. A Empresa atua no planejamento do setor energético nacional conduzindo os estudos e pesquisas que culminam na construção do conjunto de procedimentos e ações que visam à realização da política necessária ao suprimento de energia.
Utilizando o ArcGIS StoryMaps no Boletim Anual de Transmissão da EPE
A EPE faz uso do ArcGIS StoryMaps para divulgação dos Boletins Anuais de Transmissão de Energia.
Os boletins trazem consigo uma síntese das análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade.
O StoryMaps do Boletim Anual de Transmissão direciona sobre os estudos de transmissão, considerando a Indicação de Obras, Investimentos e Condicionantes Socioambientais. Para o ciclo 2022, os estudos indicaram:
- 14 novas subestações;
- Expansão de 27 subestações;
- 93 novas linhas de transmissão (cerca de 9.846 km de extensão);
- Estimativa de investimentos da ordem de 40,9 Bilhões de Reais.
Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.
Além disso, as instalações ajudarão o país a aproveitar os seus melhores recursos energéticos e levar energia aos consumidores a preços competitivos.
Trata-se de uma importante Ferramenta de Comunicação para esclarecimento das dúvidas mais frequentes sobre os estudos de transmissão de energia.
O StoryMaps Boletim de Transmissão permite a navegação em um mapa interativo que apresenta a localização dos investimentos e variáveis socioambientais, como Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Territórios Quilombolas. Dados como Subestações, Eixos e Corredores também se encontram disponíveis para consulta.
Foram realizadas análises socioambientais para 64 Empreendimentos, sendo 10 Novas Subestações, 01 novo pátio de Subestação, 32 Linhas de Transmissão e 21 Seccionamentos.
Os corredores das linhas de transmissão foram desenvolvidos de modo a evitar, sempre que possível, interferências diretas com áreas protegidas, como Terras Indígenas, Territórios Quilombolas e Unidades de Conservação, sobretudo aquelas de proteção integral.
Aproveite também para conferir o StoryMaps do Boletim Bianual de 2020-2021 e o Boletim Anual de 2019.
ArcGIS StoryMaps
O ArcGIS StoryMaps é uma solução web que facilmente possibilita a criação de sites intuitivos para contextualização de narrativas fazendo uso de mapas e recursos gráficos como textos, imagens e multimídia.
A solução web está presente no conjunto de Aplicativos Essenciais disponível no ArcGIS Online e Enterprise, e se torna ideal tanto para usuários iniciantes quanto para usuários experientes compartilharem projetos e comunicarem iniciativas de forma rápida e eficaz.
Sobre o assunto, a especialista da Imagem Maria Carolina Jurema, escreveu um excelente artigo e descreve as principais funcionalidades da Ferramenta.
Elaboração:
- Aline Pessanha, graduanda em Geografia, estagiária da EPE (2021-2022)
- André Cassino Ferreira, Geógrafo, Analista de Pesquisa Energética da EPE
- André Viola Barreto – Engenheiro Ambiental, Analista de Pesquisa Energética da EPE
- Lucas Simões de Oliveira – Consultor Técnico I da EPE
- Thiago Galvão, Geógrafo, Analista de Pesquisa Energética da EPE
Colaboração:
- Bernardo Régis Guimarães de Oliveira – Analista de Pesquisa Energética da EPE
Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos: